quinta-feira, 2 de agosto de 2007

BELTANE



Data: 31 de outubro(HS)/01 de maio(HN)
Nomes alternativos: Véspera de Maio, Rudemas, Giamonios
Cor: vermelho, branco e principalmente o verde
Símbolos: cestas, flores, Maypolle
Deuses: das flores, fertilidade e sexualidade
Cristais: esmeraldas, safira, topázio
Alimentos: salada de ervas, bolo de cereais
Bebidas: vinho tinto, suco de uva e laranja
Frutas: todas as de cor vermelha e verde
Incenso: olíbano, rosa e jasmim.



Feriado oposto a Samhaim, tanto em data, quanto em significado. O significado da palavra “Beltrane” é “fogo de Belenos”. É o Sabbat da fertilidade em que o Deus e a Deusa se casam. As fogueiras são acesas e os Postes de Maio levantados, é festa para ninguém botar defeito. Em Beltane se acendem duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para se livrar de doenças e energias negativas. Se não houver espaço para as fogueiras, acenda duas velas ou tochas. Os Postes de Maio (poste enfeitado com fitas coloridas) também fazem parte da Tradição. Cada membro do Coven escolhe uma fita e em seguida, devem girar trançando a fita,como se estivessem tecendo o próprio destino, colocando-o sobre a proteção da deusa.
Todas as bruxas sabem que JAMAIS DEVEM SE CASAR EM MAIO, pois este é o mês dedicado ao casamento do Deus e da Deusa.
É um bom temo para renovar esperanças e conseguir um amor.
Este foi um dos primeiros feriados a serem destituídos pela Igreja, pois os padres celibatários da época, consideravam estes festejos como pecado e ofensa à Deus.




RITUAL DE BELTANE

MATERIAL
Caldeirão
Lenha para fogueira
Fósforos Flores e folhas
Tronco alto e reto
Água mineral
Velas verdes
Fitas coloridas.

Trace o círculo e erga o altar. Enfeite o altar com flores e folhas. Acenda duas fogueiras (ou duas velas) e coloque o caldeirão à esquerda, cheio d‘água e flores. Á direita coloque o “Mastro de Maio” (tronco com várias fitas presas na ponta superior, que devem ficar caídas até atingirem o nível da parte inferior do tronco). Cada bruxa pegará uma das pontas das fitas e dará voltas em torno do tronco, no sentido horário. Deve-se render homenagens à Deusa e ao Deus. Faça um feitiço para o amor, que com certeza conseguirá o que deseja. É comum nestes rituais usar máscara de folhas e também pular uma pequena fogueira. Este ritual estimula a fertilidade.
Não se esqueça de servir muitas frutas vermelhas e vinho tinto.
Feche o círculo de proteção.