terça-feira, 1 de julho de 2008

Cozinha Mágica






Lugar de Magia

Nunca é demais falar sobre a cozinha mágica...De onde nasce a maioria dos feitiços...
A cozinha é essencialmente um lugar mágico. Portanto, comer não é um ato mecânico, mas um ritual de magia, desde a escolha dos alimentos, os estímulos visuais de cores e formas, os cheiros, o jeito de cozinhar... no tipo da panela, nas ervas, nos utensílios, que transformam o alimento, para chegar à magia do sabor.

A cozinha é um verdadeiro laboratório de alquimia. Pois, durante o preparo de um alimento, temos uma verdadeira operação mágica ocorrendo, e não é a toa que entre os instrumentos wicca que sobreviveram as perseguições sofridas, no decorrer da historia da civilização, está o caldeirão, a colher de pau e o pilão.

“Abençoada seja esta cozinha pelos poderes do Ar, do Fogo, do Ar e Terra. Que esteja aquecida pela luz sagrada da Deusa e do Deus; e tudo que for feito aqui, traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém. Com amor, paz, criatividade e magia... estando agora e sempre completa. Que assim seja!”.

Deusas na Cozinha

Transforme sua cozinha num cantinho especial, afinal é ali que preparamos nosso alimento!

O primeiro passo é escolher uma Deusa para nossa cozinha. Devemos escolher uma Deusa que nos agrade, que nos chame atenção, que possua as características que desejamos, para então começar uma relação especial com Ela: podemos fazer uma conexão, Convidá-la para a partir deste momento se tornar presente neste espaço que agora será sagrado.

Há várias Deusas que podemos escolher e vários motivos para isso.

Se formos cozinheiros criativos, gourmets ou gostaríamos de nos tornar um, podemos escolher uma Deusa da criatividade como Saravasti.

Podemos também escolher Deusas para nossa cozinha de acordo com as estações do ano:

- Deusa das flores na primavera como Blodeuwedd e Xochiquetzal;

- Deusa das frutas no verão como Pomona;

- Deusa dos grãos no outono como Ashnan e Ceres;

- Deusa da terra no inverno como Gaia.

Agora que que escolhemos uma ou mais Deusas para nossa cozinha, como fazer para representá-la?

Pode usar uma estátua da Deusa ou uma imagem que a represente; ou pode esculpi-la em barro, papel machê;
Ou mesmo moldá-la em massa de pão ou uma massa salgada que podemos fazer facilmente misturando:

- 02 xícaras de polvilho,
- 01 xícara de sal
- 1/2 xícara de água

Misture até obter uma massa lisa e firme;
Sove por 10 minutos
Depois deixe descansar por 20 minutos antes de moldá-la.

A massa quando assada adquire uma cor dourada muito bonita.

Depois de assada devemos passar algumas camadas de verniz acrílico para proteção contra umidade e poeira.
Além disso, podemos fazer bonecas de milho, quadros com grãos, ramos de trigo. moedas enfim qualquer coisa que possa representar a Deusa.

A Deusa pode se fazer presente em nossa cozinha através de uma imagem, de uma estátua, dos alimentos que estão na geladeira, das ervas que estão no armário, dos grãos de arroz e milho. Podemos reconhecer a Deusa nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas.

Magia da Comida

O que são comidas mágicas? O alimento é que o nutri nosso corpo. A matéria em sintonia com a matéria.

Através dos alimentos, nosso corpo se coloca em funcionamento para que possamos desenvolver todos os dons existentes na matéria corpo.

O alimento provem da terra. Em cada alimento podemos verificar a presença viva dos elementos: terra, ar, fogo e água.

Ao transformarmos os alimentos criamos o que podemos designar "comida" .

A mistura de ingredientes que geram pratos além de saborosos muito poderosos. No momento em que manipulamos a energia dos alimentos provocamos a integração de vários elementos trazendo assim a energia vital da Terra. A força da Deusa Mãe.

A energia dos alimentos e de nosso corpo entram em contato. Passamos então a reuni-las de maneira que cada uma possa manifestar sua vibração. Com essa consciência presente permitimos que energias sutis nos envolvam.

Podemos então utilizar esta força de mão dupla para transformarmos, intenções e desejos, colocados diretamente no que iremos ingerir, em realizações.

Usamos nossas mãos como captadoras ( no momento em que manipulamos os alimentos e os transformamos ) e emanadoras ( intenção e desejo ) das energias para conseguirmos realizar nossos pedidos mágicos.

Devemos olhar uma receita e identificar todas as energias surgindo em cada ingrediente. Estes ingredientes se unem dando força a um pedido específico proveniente da energia de cada elemento presente.

Todas as energias se tornam uma só. Todos os elementos se unem em favor do nosso pedido e da força de nosso desejo que transmutam aqueles alimentos em "comida mágica", capaz de nos dar tudo que pedimos com as bênçãos da Deusa.

Pão de Lammas

Depois dos tempos de primavera e verão é chegada a hora da primeira colheita. Nesta data os antigos preparavam pães que eram oferecidos aos duendes e fadas pedindo sempre abundância. O pão ficou conhecido como “pão de Lammas”. Entre na sintonia e neste dia faça você mesma um pão de ervas pedindo saúde, alegrias e prosperidade para sua vida.

Primeiro, observe uma receita de " pão de Lammas, e perceba em cada ingrediente a força da mãe Terra e a energia latente em cada ingrediente e no modo de se preparar esta receita:

A farinha de trigo ou o fubá são derivações do trigo e do milho grãos sagrados da terra;

O fermento que em sua composição está o amido de milho ou fécula de mandioca, e cálcio e sódio além da força da terra que ajuda a fazer crescer nosso pão;

O óleo vegetal que carrega a força da planta, o leite e os ovos que vem dos animais, as sementes de girassóis, o orégano, o sal.

Quando fazemos o nosso pão usamos nossas mãos. Todas as energias se tornam uma só. Todos os elementos se unem em favor do nosso pedido e da força de nosso desejo que transmutam aqueles alimentos em "comida mágica", capaz de nos dar tudo que pedimos com as bênçãos da Deusa.

"Pão de Ervas"

Ingredientes:

- 1 xícara ( chá ) de óleo
- 2 colheres ( sopa ) rasas de açúcar
- 1 xícara de leite fervendo
- 3 ovos
- 1 colher ( sopa ) de sal
- 3 cebolas médias
- 3 tabletes ou 45 gramas de fermento biológico ( pão )
- farinha de trigo - cerca de 1 quilo
- ervas aromáticas e temperos, como cheiro-verde (cerca de meio maço de salsinha e cebolinha)
- 2 colheres de orégano, 1 galho de manjericão, 3 dentes de alho, ou outros conforme o gosto.

Preparo:

- Bater no liquidificador o leite fervendo com a cebola.
- Acrescentar o óleo, o açúcar, as ervas, os ovos, o sal e o fermento por último.
- Despejar em uma vasilha e ir acrescentando a farinha de trigo, aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ficar difícil de mexer, contimuar acrescentando farinha de trigo, sovando a massa até não grudar mais nas mãos, mas com cuidado para não colocar farinha demais, pois poderá deixar a massa dura.
- Transferir a massa para uma mesa e continuar sovando no sentido das laterais para o centro, até que fique homogênea.
- Fazer uma bola com toda a massa e deixar crescer até dobrar de volume, coberta por um pano.
- Fazer os pães no formato desejado.
- Deixar os pães crescendo nas assadeiras, cobertos com pano de prato, até que, quando pressionados com o dedo, a massa permaneça afundada, não retornando ao ponto original.
- Pincelar com gema.
- Assar com o forno em temperatura baixa e aumentar para a média somente pouco antes de começar a dourar.

Óleo para Prosperidade

Este óleo deve ser preparado, de preferência, em uma quinta-feira ou domingo, de lua crescente ou cheia e deve ser armazenado em garrafa de vidro transparente, azul ou violeta.

Ingredientes:
- Óleo de girassol (450 ml)
- Canela em pó ( 3 colheres de sopa rasas)
- Alecrim ( 3 ramos frescos, ou 3 colheres de sobremesa rasas, se for seco)
- Louro (10 folhas frescas e inteiras)
- Mais uma especiaria à sua escolha, de acordo com a sua intuição, que dará seu toque pessoal .

Dentro de um círculo mágico, com uma vela azul escura acesa durante o preparo e posta ao lado dele até acabar de queimar.

Faça seus pedidos durante todo a feitura, para que, quem dele se utilizar venha a prosperar.

Utilize-o em rituais, na unção de velas, na sua alimentação diária, para temperar pratos frios ou quentes; pode ser passado diretamente sobre a pele ou em banhos.