segunda-feira, 2 de março de 2009

”A Mãe Terra”


Nerthus - ”A Mãe Terra”
Segundo o historioador romano Tácito, a principal divindade dos povos nórdicos era a Mãe Terra, conhecida por vários nomes (Erce, Erda, Ertha, Fjorgyn, Jörd, Hlodyn ou Nerthus), de acordo com o lugar de seu culto.
Nerthus era a esposa do seu do Deus do mar Njörd e mãe dos deuses gêmeos "Freyr e Freyja". Seu nome tem vários significados, principalmente o de “força”; sua morada era uma ilha do Mar do Norte, de onde saía anualmente, coberta por véus negros, em uma carruagem puxada por bois, para pacificar a terra. Em seus templos eram proibidos o porte de armas e objetos de ferro. Suas benção eram invocadas durante procissões anuais, quando todas as batalhas eram interrompidas e as pessoas comemoravam a paz e a colheita. Uma vez por ano suas estátuas eram retiradas dos templos e levadas, em carruagens cobertas, para serem lavadas no mar. Acreditava-se que os escravos que as banhavam eram mortos depois, pois “ninguém que visse o rosto da Deusa podia sobreviver”.
Elementos: terra, água.Animais totêmicos: boi, cavalo.Cores: verde, marrom, preto.Árvores: frutíferas.Plantas: cereais, raízes e tubérculos.Pedras: peridoto, ágata, turmalina.Metais: todos.Datas de celebração: 20/12 (Modranicht, “A Noite da Mãe”).Símbolos: carruagem, arado, véu, mante verde, ilha sagrada, bosque, procissão, colheita, campos de cultivo, prosperidade, comunidade, herança.Runas: Raidho, Inguz, Othala, Sta, Erda.Rituais: para pacificar ambietes e pessoas; para abençoar a terra nos plantios e colheitas.Palavras-chave: paz.

(Fonte:O caldeirão mágico das streghe)