sábado, 20 de junho de 2009

Instrumentos do Fogo


Vareta - Também Conhecida como Bastão de Fogo -

É um bastão fino de madeira, feito de um galho de árvore ou um galho mais resistente de erva. Representa o antigo e místico elemento fogo, é símbolo de força, de vontade, e de poder mágico do bruxo que o possui. A vareta de acordo com vários compêndios de magia, deve ter aproximadamente 50 cm de comprimento e pode ser enfeitada com símbolos, fitas, cristais ou algum objeto pessoal.. É usada para invocar as salamandras (elementais do fogo) em determinados tipos de rituais, traçar círculos mágicos no chão ou dirigimos qualquer encantamento, chamar os deuses, para que nos protejam durante um ritual, desenhar símbolos mágicos, direcionar a energia e mexer bebidas no caldeirão. Tradicionalmente, ela deve ser feita de uma árvore sagrada como a Aveleira, Macieira, o Carvalho e a Cerejeira são as árvores que melhor se adequam à confecção da varinha Varetas de freixo são usadas em ritos de cura, as de sabugueiro para consagração e exorcismos, as de acácia e aveleira para todos os tipos de magia branca. As de carvalho servem para magia druídica e solar. Em magias lunares para invocar à Deusa, magia de desejo e ritos de cura usamos varetas de salgueiro e sorveira.. Acredite que qualquer árvore deve servir, desde que você tenha por ela alguma predileção ou ligação emocional. Eu prefiro usar as de goiabeira por motivos pessoais, sendo assim acima de tudo utilize a sua intuição. Quando encontrar o material que mais se harmoniza com sua energia, é hora, então, de colhê-lo. Não tenha pressa, a magia tem seu tempo próprio.

Numa noite de lua crescente, dirija-se à árvore ou erva que tiver escolhido. Chegando lá, sente-se o mais próximo que puder. Converse com a árvore ou erva, diga-lhe sua intenção, o porquê de querer um pedaço da planta e peça-lhe permissão para o corte. Esse é um dos mais belos momentos da bruxaria, pois estabelecemos um elo tão forte com a planta, que podemos perceber o seu consentimento. Após a planta ter-lhe concedido o corte, pegue uma faca de prata e virgem, de preferência na forma de meia-lua com cabo branco, e, delicadamente, corte o galho escolhido.

Como agradecimento plante uma outra árvore ou amarre no lugar do corte um nibho de passarinhos, deixando mel e leite para as Fadas e Elementais, e um pouco de comida para os pássaros é o seu presente para a planta, sinal de gratidão. Deixe secar em cima de seu altar até a lua cheia e aí faça o ritual de consagração do seu instrumento.

Tem o simbolismo parecido ao Athame, por serem de elementos diferentes, não iguais.

Colher de Pau

A colher de pau da cozinha pode transformar-se num potente instrumento mágico. Escolha uma colher nova e passe-a nove vezes pelo fogo. Depois, mergulhe-a na água e por fim jogue sobre ela três pitadas de sal. Use-a normalmente na cozinha, impregnando seus alimentos com amor. E não pense duas vezes antes de usá-la como "varinha de condão".

Espada Cerimonial

A espada cerimonial representa o elemento fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccanianas, a espada cerimonial é usada no lugar do punhal de cabo preto pela Alta Sacerdotisa do coven, para fechar ou abrir um círculo. A espada, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais.