terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Yule ou Natal

O Nascimento da Criança da PromessaPor volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte e por volta de 21 de junho no hemisfério Sul

Yule é o momento na Roda do Ano no qual o Rei do Azevinho (Senhor das Sombras) é vencido pelo Rei do Carvalho (o Rei do Sol, a Criança da Promessa) que chega.

É impossível discutir as Tradições de Yule sem mencionar o Natal. Muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, quando o Catolicismo tentava se estabelecer na Europa.

O Natal Cristão já foi festejado em várias datas diferentes no decorrer do século, mas se estabeleceu no dia 25 de dezembro, pois associou muitos dos costumes da antiga e milenar celebração do Solstício de Inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte.

As Tradições Cristãs dizem que Maria deu à luz Jesus no vigésimo quinto dia, mas não confirma de qual mês. Finalmente em 320 d.C., a Igreja Católica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solstício de Inverno dos celtas e saxões.

O Nascimento de um Deus no Solstício de Inverno não é exclusivo do Catolicismo, pois muitos “bebês divinos” nasceram nesta época. Mistras é um exemplo claro disso.Há muitas práticas que são utilizadas por Cristãos hoje que possuem origens essencialmente Pagãs. A Árvore de Natal, decorada com bolas e uma estrela no topo, não é nada mais nada menos que a antiga árvore que os Pagãos decoravam nos tempos ancestrais com velas, comidas e bolas coloridas (símbolos fálicos relacionados ao Deus) encimada por um Pentagrama, o símbolo da Bruxaria.

As guirlandas, o azevinho, a Tora de Yule (Yule Log) queimando no fogo são todos costumes Pagãos.Yule, o Solstício de Inverno, acontece por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte e por volta de 21 de junho no hemisfério Sul. O Sol agora encontra-se em Nadir, por isso é a noite mais longa do ano.Muitos Pagãos celebram Yule com o festival da Luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus Sol, a Criança da Promessa. Outros celebram a vitória do Deus da Luz (Rei do Carvalho) sobre o Rei das Sombras (Rei do Azevinho), pois a partir desse momento os dias se tornarão visivelmente mais longos com o passar do tempo, mesmo com frio.Esse Sabbat representa o retorno da luz.

Aqui, na noite mais escura e fria do ano, a Deusa dá nascimento à Criança do Sol e as esperanças renascem, e Ele trará calor e fertilidade à Terra. Yule é o tempo de celebrar o Deus Cornífero. Nesse dia, muitas tradições Pagãs se despedem da Deusa e dão boas-vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com canções típicas de Yule. Os primeiros Pagãos acreditavam que esse ato traria as bênçãos da Deusa às casas que fossem vistiadas pelas Corn Dollies.Era um tempo ideal para colher o visco, considerado muito mágico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o “Ramos Dourado”.

Os druidas acreditavam que o visco possuía grandes poderes de cura e possibilitava ao homem mortal acessar o Outro Mundo. O visco é um dos símbolos fálicos do Deus e possui esse significado baseado na idéia de que as bagas brancas representam o Divino sêmen do Deus, em contraste às bagas vermelhas do azevinho, semelhantes ao sangue menstrual da Deusa. O visco representa a simbólica substância divina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule.

A Tradição da Árvore de Natal tem origem nas celebrações Pagãs de Yule, nas quais as famílias traziam uma árvore verde para dentro de casa para que os espíritos da Natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o Inverno frio. Sinos eram colocados nos galhos da árvore. Os espíritos da Natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos elementais que as mantivessem tão vivas e fortes durante o Inverno como a árvore que recebia lindos enfeites.

O pinheiro sempre esteve associado com a Grande Deusa. As luzes e os ornamentos, como Sol, Lua e estrelas que faziam parte da decoração das árvores, representavam os espíritos que eram lembrados no final de cada ano. Presentes era colocados aos pés da árvore para as Divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina.As cores tradicionais do Natal, verde e vermelho, também são de origem Pagã, já que esse é um Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e usa uma Tora de Yule (verde). Um pedaço de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto um outro novo era enfeitado e guardado para proteger toda casa durante o ano que viria. Os troncos geralmente eram decorados com símbolos que representassem o que as pessoas queiram atrair para sua vida.

A tradição da Tora de Yule perseverou até os dias atuais entre os Wiccanos, que fazem três buracos ao longe de um pequeno tronco e colocam três velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Tríplice. A Tora de Yule também é decorada com azevinho sempre verde para simbolizar a união da Deusa e do Deus.

Em Yule a casa era decorada com azevinho, representando a metade escura do ano, para celebrar o fim da escuridão da Terra.Para os antigos celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. É o momento de contar histórias, canta e dançar com a família, celebrando a vida e a união.

O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestações, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, de velas, etc. A Luz nesse Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corações e mentes.Correspondência de YuleCores: vermelho, verde, dourado e branco.
Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn.Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe.

Ervas:
azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro.

Pedras:
rubi, granada, olho-de-gato.

Comidas e Bebidas Tradicionais:
bolos de frutas, nozes, pães variados, vinho quente e frio, uvas e maçãs, melões, porco ou peru assado.

Atividades:
- Cantar com a família.
- Decorar a árvore de Yule.
- Pintar cones de pinheiro como símbolos das fadas e pendurar na árvore de Yule.
- Tocar sinos para homenagear as fadas.
- Colocar guirlandas na porta principal de casa.
- Espalhar visco pela casa.
- Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os pássaros.
- Colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera.
- Fazer uma boneca de milho.
- Fazer uma Tora de Yule.

Fazendo uma Tora de Yule (Yule Log):
Uma Tora de Yule tradicionalmente é feita de carvalho, mas qualquer outro tronco de árvore pode substituí-lo.
Antigamente era utilizado para proteger a casa. A tora do ano anterior era queimada na lareira, enquanto uma nova era decorada e colocada no lugar da antiga.

Para fazer uma Tora de Yule você vai precisar de:
• Uma fita vermelha, uma fita verde e uma fita dourada;
• Ramos verdes;
• Uma tora de madeira.Enfeite a tora com ramos verdes e amarre-os com as fitas vermelha, verde e dourada. Enquanto enfeita a tora, peça à Deusa que o seu lar seja protegido e abençoado.

Guarde-a em um lugar de destaque em sua casa até o ano seguinte, no qual ela deverá ser queimada e substituída por uma nova.

Tora de Yule Alternativa
Esta Tora de Yule é ideal para enfeitar o Altar na celebração do Sabbat.
Você precisará de:
• Uma vela branca, uma vela preta e uma vela vermelha;
• Fitas verdes, vermelhas e douradas;
• Ramos verdes;
• Um tronco fino de aproximadamente 30 cm e com três furos subseqüentes ao longo da madeira.
Enfeite o tronco com as fitas e com os ramos verdes. Coloque um avelã em cada furo. Coloque a Tora de Yule sobre o Altar e acenda as velas como parte de cerimônia do Sabbat.

Árvore de Yule
A Árvore de Yule é um costume pagão que perdurou por séculos, tanto que foi incorporado nas celebrações natalinas realizadas no Solstício de Inverno, que no hemisfério Norte ocorre em dezembro, como parte integrante de suas Tradições.
A Árvore de Yule é uma forma simples de homenagear os elementos e pedir proteção.

Para fazer a árvore você precisará de:
• Um pequeno pinheiro verde;
• Pequenas bolas multicoloridas de preferência pintadas por você;
• Símbolos como Sol, Lua e estrelas;
• Pequenas velas.
Enfeite o pinheiro com as bolas coloridas, os símbolos de Sol, Lua, estrelas e espalhe as velinhas pelos ramos do pinheiro.
Na noite de Yule, acenda todas as velas da árvore, fazendo um pedido para cada vela acesa.

Cante e dance em volta da árvore, festejando e honrando os espíritos da Natureza e o Deus, a Sagrada Criança da Promessa, que nasce novamente nesse dia.

Receitas para Ceia
Lombinho com mostarda

Ingredientes:

Lombinho de porco
Mostarda de Dijon ou a comum (usei da graind'or dijon com pimenta verde)
Alho
Pimenta do reino
Azeite
Louro
Alecrim
Sal

Numa tigela misturar muito bem o alho muito picadinho, a mostarda, as folhas, o sal, pimenta e o azeite. Pincelar o lombinho com este tempero, guardando ao menos 30 minutos para pegar bem o tempero.
Levar ao forno coberto com papel laminado, cerca de 1 a 3 horas, depende de quanto pesa seu pedaço de lombinho.

Bolo de frutas

Ingredientes:

4 ovos
1 xíc. de açúcar
2 xíc. de farinha (trigo)
1 xíc. de leite
1 tablete de margarina
1 tablete de chocolate (ao leite)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xíc. de frutas cristalizadas ou frescas

Preparo:

Bata as claras em neve, na clara ser adicionado por ultimo fermento. Faça a massa misturando bem. Na massa, adicione as frutas cristalizadas. Despeje na forma e asse durante 30 min. Após ficar pronto, derreta o chocolate e despeje sobre o bolo.

Lombo de Porco com frutos Secos

Ingredientes:

- 6 ameixas secas;

- 8 alperches secos;

- Vinho branco;

- 750 g de lombo de porco ;

- 50 gr. de bacon em fatias;

- 100 gr. de margarina ;

- 0,5 dl de água ;

- sal; pimenta ;cravinho.

Ponha numa tigelinha as ameixas e os alpenses. Cubra com vinho branco e deixe ficar assim durante a noite. Tome o lombo de porco num só bocado e dê-lhe um golpe a todo o comprimento de modo a obter uma bolsa. Polvilhe o interior com pimenta e a ponta de uma faca de cravinho. Revista a parte interior da carne com as fatias de bacon. Escorra os frutos, enxugue-os com papel absorvente e reserve o vinho onde estiveram de molho. Parta os frutos em bocados. Recheie com eles a carne e cosa a abertura. Tempere a carne com um pouco de sal (atenção, o bacon já tem sal). Aqueça bem a margarina e doure a carne em fogo forte de todos os lados.

Reduza o calor e deixe cozer emfogo moderado cerca de 1 hora e 30 minutos. Misture os 0,5 dl de água com 0,5, dl do liquido de debulhar os frutos regue a carne com esta mistura, a pouco e pouco, durante a cozedura.

Rabanada

Ingredientes

• 2 gemas
• 3 colheres de sopa de açúcar branco
• 1 colher de leite
• 1 colher de nata
• baunilha em pó (opcional)
• 12 fatias de pão de véspera
• óleo
• açúcar em pó
• canela moída
• frutas frescas

Modo de Preparar

Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite e a nata. Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca.

Bolachas de Natal

Ingredientes

• 3/4 colher de manteiga amolecida
• 1 colher de açúcar
• 1 ovo
• 2 colheres de farinha
• 1 colher chá de fermento
• 1/8 colher de chá de noz-moscada
• 2 colheres de sopa de leite
• 1 colher de chá de baunilha (opcional)

Bata bem a manteiga com o açúcar, junte o ovo e o restante dos ingredientes. Embrulhe em papel vegetal e deixe na geladeira por 1 hora. Numa superfície untada estique a massa e corte da forma desejada. Coloque numa forma não untada e leve ao forno por aproximadamente 6 minutos.

Cobertura

• 2 copos de açúcar confeiteiro
• 1 clara em neve
• corantes

Modo de Preparar

Misture o açúcar com colheres da clara até obter a consistência desejada. Adicione em porções as cores que pretende utilizar. Mantenha a tigela coberta com uma toalha úmida para o açúcar não secar. Para fazer decorações de Natal com esta massa adicione 1/2 copo de farinha para obter uma massa mais grossa e poder moldar.

Broinhas

Ingredientes

• 1/2 kg de purê de batata doce
• 1/2 kg de açúcar
• 350 g de açúcar
• raspa de laranja
• 100 g de coco ralado
• 4 colheres de sopa de pão ralado
• 3 ovos
• 1 gema
• 200 g de farinha de trigo
• 200 g de farinha de milho
• 100 g de amêndoas moídas
• sal

Modo de Preparar

Cozinhe a batata doce, descasque e faça um purê. Leve ao fogo com as 500 g de açúcar mexendo sempre para não queimar. Tire do fogo e deixe esfriar. Junte o resto dos ingredientes misturando bem. Quando tiver como massa molde umas broas, coloque numa forma untada, pincele com a gema de ovo batido e leve ao forno até dourar.

Torta Noite Feliz

Ingredientes

• 3 colheres de sopa de açúcar
• 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
• amêndoas
• chantilly
• 200 g de chocolate meio amargo
• 100 g de chocolate branco
• raspas chocolate branco
• 4 claras em neve
• 2 e 1/2 colheres de farinha de trigo
• 1 pacote de gelatina
• 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
• 1 copo de leite de coco
• 150 g de margarina
• nata

Modo de Preparar

Coloque numa tigela funda a margarina e o açúcar e vá acrescentando aos poucos a farinha e as amêndoas moídas, misturando com as pontas dos dedos até obter uma massa macia e uniforme. Forre o fundo e laterais de uma forma redonda média de aro removível com esta massa e asse em forno médio, pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de chocolate: dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e reserve. Misture o chocolate meio amargo picado com a nata e leve ao banho-maria até obter um creme liso e brilhante. Acrescente a gelatina reservada e misture bem, para que ela derreta no calor da mistura.

Despeje esse creme sobre a torta já assada e leve à geladeira durante 1 hora. Prepare o creme de coco: dissolva a gelatina em 1/2 colher de chá de água e deixe descansar por alguns minutos. Aqueça o leite de coco e acrescente em seguida a gelatina, misturando até que ela derreta completamente. Bata as claras em neve e sem parar de bater junte o açúcar. Misture delicadamente as claras batidas à mistura de leite de coco e gelatina e monte uma segunda camada sobre o creme de chocolate. Derreta em banha-maria o chocolate branco juntamente com a nata até formar um creme liso. Espere esfriar e despeje sobre a torta, alisando com uma espátula.

Decore com as raspas de chocolate e mantenha na geladeira, desenformando somente na hora de servir.

Panetone Light

Ingredientes

• 2 colheres de sopa de açúcar magro
• 25 g de açúcar de confeiteiro
• 1 colher de chá de canela em pó
• 1 colher de sopa de essência de panetone
• 750 g de farinha
• 80 g de fermento
• 250 g de frutas cristalizadas
• 200 g de frutas secas
• 3 gemas
• 150 ml de leite
• 1 colher de sobremesa de raspas de limão
• 150 g de manteiga sem sal
• 1 colher de café de noz-moscada
• 100 g de nozes
• 1/4 colher de óleo
• 3 ovos:
• 1 pitada de sal

Modo de Preparar

Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite morno, 2 ovos ligeiramente batidos e 250g de farinha e bata rapidamente na batedeira.

Deixe crescer até dobrar de volume enquanto prepara a massa básica.

Massa Básica

Bata na batedeira a manteiga, o adoçante e as gemas à temperatura ambiente até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Junte 1 ovo, o óleo, a essência de panetone, as raspas de limão, a noz-moscada, a canela e o sal, e continue a bater até que esteja liso e brilhante.

Depois junte ao outro preparado e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse o bolo até obter uma massa lisa, macia e enxuta.

Misture as frutas, deixe-a descansar até dobrar de volume, aplique a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse até que estejam bem dourados.

Tender Light

Ingredientes

1 tender bolinha
1 colher (chá) de cravos
½ xícara (chá) de geléia diet de damasco
1 xícara (chá) de suco de laranja
½ colher (sopa) de adoçante
2 colheres (sopa) de molho shoyu Light
noz-moscada a gosto
Para purê de castanha e cenoura

15 castanhas portuguesas
3 cenouras cruas cortadas em rodelas
sal a gosto
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de requeijão light
1 colher (chá) de adoçante para forno e fogão

Modo de Preparo
Tender
1) Numa assadeira antiaderente, coloque o tender e leve ao forno para assar em fogo baixo por meia hora. Tire do forno e, com uma faca, trace diagonais na superfície do tender. Enfeite com os cravos, espetando-os.

2) Numa tigela, misture a geléia com o suco de laranja, o adoçante e a noz-moscada e o shoyu. Derrame lentamente metade desse molho sobre o tender e leve-o para assar, novamente, em forno médio, por 40 minutos. Vá regando com o restante do molho.

3) Após esfriar, corte em fatias e despeje o molho que ficou na assadeira.

Purê de castanha e cenoura
1) Cozinhe as castanhas portuguesas na pressão. Retire a casca e reserve-as.

2) Em outra panela, cozinhe as cenouras. No liquidificador, coloque as castanhas e as cenouras cozidas e bata até obter uma mistura homogênea.

3) Retire a mistura homogênea e ponha em uma panela. Acrescente o sal, a cebola, o requeijão e o adoçante e leve ao fogo. Mexa bem com uma colher de pau até encorpar e ficar com a textura de purê.

4)Tire do fogo e sirva imediatamente.

Pernil

Ingredientes

5 dentes de alho
1 xícara (chá) de caldo de limão
3 folhas de louro
noz moscada a gosto
5 kg de pernil
1 pimenta
1 ramo de alecrim
3 colheres (sopa) de sal
3 xícaras(chá) de vinho branco seco

Modo de preparo

Bata todos os temperos no liquidificdor, exceto o alecrim, o louro e o sal que deverão ser juntados ao tempero depois de batido. Mergulhe o pernil neste tempero por 12h (deixe em geladeira). Leve ao forno coberto com papel aluminio por 3h com o fogo médio.

Retire o papel alumínio, regue o pernil com o molho que se formou e deixe até que atinja um tom dourado.

Sugestão: Decore com abacaxi e ameixas.

Peru

Ingredientes;

1 peru congelado com cerca de 4 kg
6 pãezinhos amanhecidos picados
2 xícaras de chá de leite
3 colheres de sopa de margarina
3 cebolas picadas
6 dentes de alho amassados
200 g de presunto picado fino
100 g de bacon, picado
1 maço de majericão picado
1 maço de cheiro verde picado
2 ovos
1 sal e pimenta-do-reino a gosto
1 margarina para besuntar
900 ml de vinho branco seco

Modo de Preparar

Descongele o peru.

Separe e pique os miúdos. Coloque os pãezinhos de molho no leite. Aqueça a margarina e refogue os miúdos. Cubra com água até amolecerem. Misture os pãezinhos espremidos, as cebolas, o alho, o presunto, o bacon, o manjericão, o cheiro-verde, os ovos, o sal, a pimenta-do-reino e os miúdos.

Recheie o peru com esta mistura, besunte com margarina, regue com o vinho, cubra com papel- alumínio e leve ao forno por 3 horas. Retire o papel e deixe por mais 30 minutos para dourar. Passe para um travessa. Leve a assadeira ao fogo alto e dissolva o molho que se formou no fundo. Acrescente mais vinho, se necessário.

Deixe ferver bem. Junte aos poucos uma mistura de farinha de trigo e margarina amassada. Deixe encorpar e sirva com peru.
Chester

Ingredientes:

1 peça media de chester
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de chá de molho shoyo
1 colher de chá de maisena
1 garrafa de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga
1 salsa crespa para decorar
200 g de bacon
2 latas de pêssegos em calda
200 g de uvas passas pretas
300 g de farinha de mandioca
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebola picada

Modo de Preparo

Coloque a peça de chester em um refratário, besunte-o com 1 colher de sopa de manteiga, a mostarda, o molho shoyo e regue-o com o vinho branco. Leve o chester coberto com papel alumínio ao forno à 200ºC por aproximadamente 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe-o por mais 30 minutos aproximadamente para dourar. Coe o molho que se formar no refratário, despeje em uma panela com a maisena e leve ao fogo para engrossar. Espalhe sobre o chester.

À parte corte o bacon em cubinhos, frite, escorra, acrescente a cebola, 100 g de uvas passas, uma lata de pêssego cortado em cubos e misture bem. Coloque a farinha de mandioca, a salsa e sirva acompanhando o chester. Decore com o restante do pêssego, as uvas passas e salsa crespa
Chester Salteado de Ameixa e Pêssego

Ingredientes

2 colheres (sopa) de suco de pêssego pronto para beber
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de alecrim picado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de mel
½ xícara (chá) de vinho branco
Sal e pimenta do reino preta moída grosseiramente a gosto
1 chester com cerca de 2 quilos e 700 gramas
4 ameixas frescas cortadas em cubos
2 pêssegos frescos cortados em cubos

Modo de Preparo

Ligar o forno à temperatura média. Lavar o chester, secar com toalha de papel e tempere com o azeite de oliva, o vinho, o alecrim, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem, transferir o chester para uma fôrma de 23 cm x 33 cm e cobrir com papel-alumínio. Levar ao forno por 1 hora e 45 minutos, ou até que o chester esteja cozido. Retirar o papel-alumínio e deixar no forno por mais 15 minutos, ou até dourar. Retirar do forno e deixar por 25 minutos para amornar.

Em seguida, com uma faca elétrica, cortar o chester em fatias finas e reservar. Misturar bem em uma frigideira a manteiga, o mel, os sucos de limão e de pêssego. Levar ao fogo e cozinhar, sem parar de mexer, até ferver. Acrescentar as ameixas, os pêssegos e a hortelã e cozinhar, salteando de vez em quando, por 2 minutos. Acertar o sal e retirar do fogo. Servir as fatias de chester com o salteado. Se preferir, decorar com hortelã picada.

Peru com Romã

Ingredientes

Preparo: 30 minutos + o tempo de forno
Serve 6 psssoas

1 peru pequeno limpo com os miúdos à parte
2 (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
150 gramas de bacon em fatias
2 ramos de alecrim
4 romãs maduras

Modo de Preparo

Envolver o peru com o bacon, de modo que não fique totalmente coberto. Colocar por cima os ramos de alecrim e amarrar o peru com barbante de cozinha para manter a forma durante o cozimento. Colocar o peru num refratário que tenha medida semelhante, levar ao forno médio, preaquecido, e assar por 45 minutos. De vez em quando, girar com 2 espátulas. Debulhar as romãs e faça com 2 delas um suco, passando as sementes pelo espremedor de batatas.

Regue o peru com o suco de romã e deixar cozinhar por mais 50 minutos, ou até a carne ficar macia, regando de vez em quando com o caldo de cozimento. Picar muito bem os miúdos (se preferir, use miúdos de frango) e refogar numa frigideira antiaderente com o azeite por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta-do-reino, juntar as sementes das romãs restantes inteiras, misturar e deixar cozinhar por alguns minutos, em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando. Eliminar o alecrim e o bacon do peru e servir com o refogado à parte. Se preferir, usar xarope de romã no lugar do suco.

Arroz de Natal 1

Ingredientes

½ xícara(chá) de nozes moídas
¼ xícara(chá) de uvas passas
2 xícara (chá) de arroz
Cerejas para enfeitar

Modo de Preparar

Fazer a sua moda 2 xícaras (chá) de arroz branco (somente adicionando, sal, cebola e alho, não exagerar nos temperos).

Após o arroz estar pronto e morno, transferir para um refratário de vidro e misturar nozes passadas pelo processador, uvas passas e decorar com cerejas para dar um toque todo natalino.

Pode acompanhar peru ou tender.

Arroz de Natal 2

Ingredientes

5 xícaras de chá de arroz cozido com sal, óleo e cebola
1 colher de sopa de margarina
200 gramas de ameixa preta sem caroço picada
200 gramas de uva passa sem caroço
50 gramas de damasco picado
2 maçãs verde picadas
2 cenouras picadas

Modo de Preparar

Em um recipiente
2 colheres de sopa de óleo
½ quilo de tomate sem pele e sem semente
100 gramas de azeitonas verdes picadas
200 gramas de presunto em tirinhas
1 vidro de palmito 400 gramas
1 lata de ervilha
cheiro verde a gosto
1 cebola ralada
sal a gosto.

Para cobrir
200 gramas de provolone ou mussarela.

Modo de preparo

Cozinhar o arroz com óleo, cebola e sal (sem alho). Refogar na margarina a ameixa, a cenoura, a uva passa, o damasco e a maçã todos devem estar picados (não utilizar sal).

Em outra panela refogar no óleo a cebola, os tomates, o palmito, a ervilha, as azeitonas (esses primeiros picados) e o presunto cortado em tiras finas, desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde.

Em um recipiente, fazer camadas começando pelo arroz, depois o recheio de frutas, o recheio salgado, o arroz, recheio de frutas, repetindo novamente as camadas. Colocar o queijo (mussarela ou provolone, ou até os dois misturados) ralado grosso sobre o arroz, levar ao forno para derreter o queijo. Servir a seguir.

Bacalhau de Natal

Ingredientes

8 (sopa) de maionese
125 gramas de puré instantâneo
50 gramas de amêndoas peladas
600 gramas de bacalhau
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho
150 ml de azeite
3 ovos cozidos
Salsa e louro
500 ml de leite
2 cebolas

Modo de Preparar

Depois de bem demolhado o bacalhau, colocar no leite. Cortar as cebolas em meias luas finas e os alhos e o pimentão em tiras. Refogar em metade do azeite e juntar o louro e a salsa. Coza o bacalhau no restante do azeite, juntar o refogado e levar ao forno para acabar de cozer. Depois de acabado de cozer, colocar num pirex, decorar com o pure de batata e salpicar com ovo cozido picado e as amêndoas laminadas. Cobrir com maionese e levar ao forno para corar. Quando servir, decorar a gosto com azeitonas, salsa ou rodelas de ovo cozido
Bolo de castanha e nozes

1 colher (sopa) de fermento em pó
1xícara (chá) de castanhas-do-pará
1 e ½ xícara (chá) de leite quente
3 xícaras(chá) de farinha de trigo
2 e ½ xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes
Margarina e farinha de trigo para untar
Lascas de castanhas para decorar
6 ovos (claras e gemas separadas)

Recheio e Cobertura

2 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de leite quente
300 gramas de chocolate branco picado
200 ml de creme de leite sem soro

Bater no liqüidificador as nozes e as castanhas até triturar. Adicionar as gemas, o açúcar, o leite e a farinha peneirada e bater mais um pouco. Por último, adicionar as claras em neve e o fermento e misturar. Untar e enfarinhar uma fôrma redonda, despeje a massa e levar para assar em forno médio, preaquecido, por 40 minutos.

Desenformar ainda morno. Para o recheio, derreter o chocolate picado em banho-maria ou no microondas e depois acrescentar o leite quente, a margarina e o creme de leite e bata. Fatie o bolo na horizontal, espalhar metade do creme, colocar a outra camada de bolo, cobrir com o creme restante e decorar com as lascas de castanha.

Bolo tronco Yule

Ingredientes:

Massa:

◦2 cascas de bananas picadas
◦1 gema
◦1 clara batida em neve
◦1 xícara (chá) de leite
◦1 colher (sopa) de margarina
◦1 1/2 xícara (chá) de açúcar
◦1 colher (sopa) de fermento em pó
◦1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca

Recheio:

◦3 1/2 xícaras (chá) de casca de abacaxi picada
◦1 xícara (chá) de açúcar
◦1 colher (chá) de margarina
◦50g de coco ralado

Cobertura:

◦100g de margarina sem sal
◦200g de açúcar de confeiteiro
◦1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
◦4 colheres (sopa) de conhaque
Modo de Preparo

Massa:

No liquidificador, coloque as cascas de banana, a gema, o leite, a margarina, o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea. Coloque a mistura numa tigela, adicione a farinha de rosca aos poucos, a clara em neve, misturando delicadamente e por último acrescente o fermento.

Coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve em forno pré-aquecido. Depois de assado, vire o bolo sobre um pano de prato umedecido e polvilhado com açúcar. Enrole e deixe esfriar.

Recheio: Cozinhe as cascas de abacaxi na panela de pressão até ficarem bem macias. Bata as cascas no liquidificador, passe por uma peneira. Leve ao fogo com o açúcar, a margarina e o coco e deixe apurar um pouco. Reserve.

Cobertura: Bata a margarina na batedeira e vá adicionando aos poucos o açúcar. Misture o chocolate e o conhaque.

Montagem: Desenrole o bolo, coloque o recheio e volte a enrolar. Corte as extremidades e com um pouco do creme da cobertura, cole ao lado do bolo para imitar um tronco. Cubra o bolo com o creme, risque com um garfo imitando as ranhuras do tronco e decore com as
cerejas.

Torta de Amêndoas com Chocolate

Ingredientes

Massa:
200g de biscoito maisena
100g de margarina
2 colheres (sopa) de rum

Recheio e Cobertura:

10 claras
5 colheres (sopa) de açúcar
3 folhas de gelatina incolor
1 lata de creme de leite com soro
500g de chocolate meio amargo derretido e frio
10 gemas
1 colher (chá) de essência de amêndoas
½ xícara (chá) de amêndoas sem pele, processadas e torradas

Decoração:

Palitos de biju
Raspas de chocolate
Preparo

Modo de preparo

Massa:

No processador, triture os biscoitos até obter uma farinha, junte a margarina amolecida e o rum. Misture até obter uma massa uniforme.
Unte um aro ou uma assadeira de fundo falso com margarina e distribua a massa no fundo da mesma e reserve.

Recheio e Cobertura:

Na tigela da batedeira, bata as claras e o açúcar até formar um suspiro bem firme, depois reserve.
Em um recipiente, hidrate as folhas de gelatina em água, escorra-as e leve para aquecer em uma panela em banho-maria com ½ xícara (chá) de creme de leite, deixe esfriar e reserve.
Em um recipiente derreta o chocolate em banho-maria, em seguida reserve para esfriar.
Na tigela da batedeira, bata as gemas e a essência até esbranquiçarem.
Sem parar de bater, junte o chocolate em fio, o restante do creme de leite, as amêndoas processadas e o suspiro.
Misture bem e reserve 2 xícaras (chá) deste creme para decoração.
Só então misture a outra parte de creme de leite com a gelatina.

Montagem:

Coloque o recheio sobre a massa, leve à geladeira por uma hora, disponha a cobertura e deixe mais seis horas na geladeira.
Desenforme, decore e volte à geladeira retire somente para servir.

Farofa de cereais

Ingredientes:

-80g de cereal matinal sem açúcar triturado
-3 colheres de sopa de cebola picada
-2 cenouras raladas
-3 claras de ovo cozidas e picadas
-salsinha picada
-sal e pimenta do reino a gosto
-1 colher de sopa de figo seco picado
-1 colher de sopa de uva passa
-1 colher de sopa de damasco seco picado

Modo de preparo:

Leve a cebola ao fogo para secar. Depois misture a cenoura, a salsinha, sal e pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos mexendo sempre.
Junte o ovo, adicione o cereal matinal triturado e as frutas secas, só para aquecer.

Salpicão de Frango light

Ingredientes:
- 1 cenoura crua picada
- 1 cenoura cozida ralada
- 1 1/2 xícara de chá de chuchu cozido
- 1 colher de sopa de uva passa hidratada
- 2 maçãs verdes picadas
- 1 maça vermelha picada
- 2 colheres de sopa de nozes picadas
- 1 colher de sopa de salsinha
- 1 colher de sopa de cebolinha
- 4 colheres de sopa de salsão picado
- 1 colher de sopa de erva doce fresca picada
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Junte os ingredientes acima com a maionese light.

Maionese Light

Ingredientes:
- 400 g de queijo cottage ou 250g de ricota
- 1/2 xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de molho inglês
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 colher de sobremesa de suco de limão
- 1 ovo inteiro cozido
- 1 clara cozida

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até dar ponto de maionese.

Bolinho de bacalhau

Ingredientes

Dessalgar o bacalhau
200 grama(s) de bacalhau
1/2 litro(s) de leite
Iniciar o preparo
250 grama(s) de batata roxa
1 ovo(s)
1 colher(es) de sopa de salsinha
1/2 cebola(s) média(s)
1/2 dente(s) de dente(s) de alho
1 colher(es) de chá de sal
1/2 lata(s) de óleo

Modo de Prepar:o

Dessalgar o bacalhau

1. um dia antes de servir: ás 8:00h colocar em uma tigela grande 200 grama(s) de bacalhau de molho e trocar várias vezes a água.

2. quando terminar o jantar deste mesmo dia, retirar o bacalhau da água e colocar de molho em 1/2 litro(s) de leite para ele ficar úmido.

Iniciar o preparo

3. no dia seguinte:colocar o bacalhau em uma panela para cozinhar, depois de cozido, retirar os espinhos, desfiar e reservar.

4. em uma panela colocar 250 grama(s) de batata roxa (ver dica) para cozinhar até ficarem macias, em seguida passar pelo espremedor de batatas como se fosse para fazer purê, misturar as batatas ao bacalhau desfiado, juntar 1 ovo(s), 1 colher(es) de sopa de salsinha picada, 1/2 cebola(s) média(s) ralada(s), 1/2 dente(s) de alho pequeno(s) espremido(s) e 1 colher(es) de chá de sal.

5. com duas colheres do mesmo tamanho pegar porções da massa e modelar passando de uma colher para outra, em uma panela pequena colocar 1/2 lata(s) de óleo para aquecer, fritar os bolinhos em óleo bem quente sem passar em nada, fritar até dourar, pois a massa já esta cozida.

6. escorrer no papel toalha para retirar o excesso de óleo.

7. colocar em uma travessa e servir em seguida.

dica:

A batata roxa ou asterix - também é conhecida como batata inglesa, para esse tipo de preparação a batata tem que ser bem seca, se a massa ficar mole acrescentar um pouco de farinha de trigo, mas bem pouco para o bolinho não ficar duro.

Chester com Farofa de Camarão e Ervas

Ingredientes:

01 peça de Ave Chester (aprox 2,5kg)

01 colher (sopa) de manteiga

01 xícara (chá) de vinho Rose

01 colher (sopa) de molho de soja (shoyo)

01 colher (sobremesa) de orégano

01 colher (sobremesa) de ervas finas

Modo de preparo:

Descongele a Ave Chester conforme instruções da embalagem e retire os miúdos.
Coloque a Ave em uma assadeira , besunte-a com a manteiga e regue-a com a mistura de vinho, molho de soja, orégano e ervas finas.
Cubra a Ave Chester com papel -alumínio e leve-a ao forno médio (220°C), pré-aquecido por cerca de 2 horas, regando-a de vez em quando.
Retire papel alumínio e deixe dourar por mais 30 minutos, aproximadamente.

Farofa com Camarão e Ervas

Ingredientes:

02 xícaras (chá) de farinha de milho

maia xícara (chá) para umedecer a farinha de milho

01 cubo de caldo de camarão

01 xícara (chá) de água para dissolver o caldo de camarão

01 colher (sopa) de azeite

01 colher (sopa) de manteiga

01 dente de alho amassado

200g de milho verde em conserva

350 gramas de camarão médio limpo

01 xícara (café) de uvas- passas pretas

01 xícara (chá) de tomate seco

sal e pimenta do reino à gosto

01 xícara (chá) de uva Itália, sem semente e sem pele

01 colher (sopa) de manjericão

01 colher (sopa) de hortelã picado

01 colher (sopa) de orégano

01 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo da farofa

Hidrate a farinha de milho com meia xícara (chá) de água e reserve.
Dissolver o caldo de camarão em uma xícara (chá) de água e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e a manteiga. Acrescente o alho e deixe dourar ligeiramente. Junte o milho, o camarão, uva- passa, tomate seco,o sal e pimenta- do- reino.
Refogue até o camarão estar cozido.
Desligue o fogo e acrescente a farinha de milho, aos poucos, mexendo sempre.
Junte a uva-italia, o manjericão, a hortelã, o orégano e a salsa, misture bem.


Bolo da Prosperidade

Esse bolo serve para atrair a prosperidade e a magia do Natal para o lar, além de unir todos na data mais importante do ano.

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xíc. de margarina ou óleo de girassol
2 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de açúcar mascavo
1 xíc. de mel
1 col. de chá de canela
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 col. de sopa de fermento em pó
1 copo de leite integral
1 xíc. de frutas cristalizadas
1/2 xíc. de nozes picadas e 1/2 de castanhas

Preparo

Misture bem os ovos, o leite, a margarina ou o óleo de girassol e o mel. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e bata até obter uma massa homogênea e fofa. Leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar. Tudo isso deve ser feito à mão. Nada de batedeiras ou tecnologia moderna — magia é a arte da natureza.
Ao preparar a comida pense em prosperidade, paz, harmonia e na abertura de seus caminhos.
Lagarto Especial

Esse prato serve para ativar as energias interiores e permitir a conexão com seu eu criativo.

1 kg de lagarto em peça
300g de cebola
Maionese caseira ou as naturais de girassol
1 dente de alho amassado
1 colher de mostarda
Alecrim a gosto
Cominho
1/2 xíc. de shoyu
1 louro
Coentro, salsinha, cebolinha a gosto
Raspas de gengibre
3 tomates sem pele
Azeitonas pretas ou verdes
Sal a gosto
Azeite virgem a gosto

Preparo:

frite o lagarto no azeite, acrescente o alho e vá dourando. Quando estiver bem frito acrescente o shoyu e os outros ingredientes, menos a maionese e a cebola. Coloque tudo na panela de pressão e deixe por 25 minutos.
Tire a carne e fatie como rosbife e reserve.
Em outra panela frite a cebola e acrescente meia concha do caldo que sobrou. Deixe esfriar e acrescente a maionese. Se quiser, coloque um pouco mais de mostarda e sal.
Essa carne, não é temperada previamente.
Ao realizar a comida pense em prosperidade, paz, harmonia e na abertura de seus caminhos.
Arroz ao Vinho

O arroz é um alimento sagrado em muitas culturas. Na magia ele representa a união e a pureza.

2 xíc. de arroz integral
Caldo de carne
Alho a gosto
1 taça de vinho
3 1/2 copos de água quente
Sal a gosto
1 colher de óleo de girassol ou canola
Preparo:
Frite o alho no óleo e vá acrescentando o arroz. Continue fritando. Quando ele estiver no ponto coloque o vinho. Logo após, acrescente a água fervendo, com o caldo de carne.
O ponto do arroz é ao seu gosto.

Ao realizar a comida pense em prosperidade, paz, harmonia e na abertura de seus caminhos.