segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dicas para Cozinhar Bem

DICAS GERAIS ANTES DE COZINHAR



Antes de arregaçar as mangas para pilotar o fogão e por em prática seu lado Bruxa(o) cozinheira(o)gostaria de que levasse em consideração alguns pontos que julgo de suma importância. São eles:

1. Não vá para a cozinha se estiver cansado, com raiva, ódio ou qualquer sentimento negativo;

2. Os pratos, bebidas, aqui apresentados são pratos considerados mágicos, por combinarem elementos correspondentes às deidades, ou ainda para que você obtenha um determinado resultado. Seja ele para curar de algum mal, para esquentar sua relação com seu cônjuge, para direcionar a energia gerada para um ente querido que precisa de força e por aí vai. Portanto, para que obtenha o resultado esperado, é necessário que faça do ato de preparar os alimentos um verdadeiro ritual. Que apesar de você não concordar comigo, O É!

3. Robe ritual pode ser usada. Não é aconselhável preparar os alimentos vestido de céu, pois acidentes podem acontecer e a roupa pode servir de proteção contra possíveis queimaduras. Ou ainda, pode utilizar uma roupa cotidiana, desde que devidamente limpa. Descalços ou calçados, pouco importa.

4. Preparando a refeição ou um simples petisco, o importante é que recite seus encantamentos, de forma concentrada e não apenas por recitar. Vale tudo, até mesmo rimas do tipo ciranda cirandinha, porém, o que vale é a verdade que sai de sua boca e coração. Lembre-se, você não precisa ser uma grande poeta (isa).

5. Tenham em mente que na cozinha nos tornamos alquimistas. Transformamos os legumes, verduras, frutas, raízes em alimento, consequentemente ENERGIA que iremos absorver por nosso organismo e que transformará a energia em outro tipo de Energia e assim sucessivamente.

6. Visualize o resultado que deseja alcançar.

7. O ideal é que prepare seus alimentos em panelas de barro, vidro e não alumínio.

8. Outra dica, é que se utilize de colheres de pau para mexer os alimentos.

9. Mexer sempre no sentido horário para fazer uma situação prosperar. Há quem diga que se mexer no sentido anti-horário serve para afastar uma situação indesejável. Particularmente, não acho legal usar a cozinha para fazer feitiços contra algo ou alguém.

10. As receitas aqui apresentadas, foram, algumas incrementadas ou criadas por mim, outras retiradas de livros, onde são acompanhadas por notas de rodapé.

11. Nada impede que você crie as suas próprias receitas. Até um simples feijão com arroz e um ovo, pode se tornar uma receita mágica incrível, só dependendo de você. Talvez tenha esquecido de alguns outros pontos importantes, mas com certeza você saberá agir sozinho.

Receitas Mágicas

Bolo de Compromisso

-1 xic. de manteiga
-1 xic. de açúcar
-1/2 xic. de mel
-5 ovos
-2 xic. de farinha de trigo
-2 col. de sopa de casca de limão ralada
-2 1/2 col de sopa de suco de limão
-1 colher de chá de água de rosas
-1 pitada de manjericão

Se necessário dobre a receita!

Numa tigela apropriada bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e com bolhas.

Adicione mel e misture bem. Coloque os ovos um a um, batendo bem cada um. Adicione a farinha aos poucos, misturando bem em cada porção. Bata as raspas de limão, o suco, a água de rosas e o manjericão a erva do amor.

Forre uma forma untada para pão (22X12X7) com folhas de gerânio rosa e despeje a massa. Asse o bolo em forno pre-aquecido a 350° por 1h15min.. Retire do forno e deixe descansar por 20 min. antes de desenformar.

Decore com glacê ou sua preferencia

Jantar de Mabon (Salmão Assado)

Asse postas de salmão, salgando-as a gosto e cobrindo-as com bastante suco de limão e ramos de alecrim fresco. ( O salmão é o animal símbolo da sabedoria ancestral celta e é ligado à mitologia de Mabon e Modron)

Batatas Douradas com Louro

Pegue batatas sem casca e cortadas ao meio e leve ao forno em assadeira untada. Polvilhe-as com um pouquinho de gengibre em pó e noz moscada, sal a gosto, e espalhe folhas de louro em cima. Deixe no forno até dourar. ( Este prato representa a prosperidade pela qual se agradece e aquela que ainda se vai obter).

Arroz com Nozes

Cozinhe o arroz como for seu costume (3 xícaras). Acrescente à água de cozimento 1 xícara nozes picadas e 1/4 xícara de mel batido com meia xícara de mostarda.

Doce de Mabon

Faça um creme com uma lata de leite condensado e uma colher de maizena, levando ao fogo até engrossar. Faça à parte uma gelatina vermelha , deixe esfriar. Bata 6 claras em neve e misture-as à gelatina, despejando tudo sobre o creme. Leve à geladeira . Forma-se um creme em 3 camadas coloridas. Mentalize o amor que une as famílias, o amor em sua vida, e seu agradecimento pelo que vc já tem e pelo que ainda obterá.

Sirva vinho ou suco de frutas vermelhas.

Bebida de Imbolc

-ferva um litro de leite com 100 g de mel; desligue o fogo e coloque 15 gotas de essência de baunilha e canela a gosto

Sharbatte Gulab

Essa bebida é originária da Índia e a primavera é um bom período para servi-la, pois as rosas estarão em sua época de florescência.
Serve de seis a oito porções.

-5 Rosas abertas e perfumadas grandes
-2 Litros de água fria
-1/3 de xícara de açúcar
-¼ de xícara de suco de limão
-3 Xícaras de abacaxis, frescos ou em conserva, amassados
-Gelo moído
-Pétalas extras de rosas para decorar.

Selecione apenas rosas não-pulverizadas com pesticidas (as rosas do seu jardim pessoal são excelentes!). Lave-as e retire o excesso de água. Retire cuidadosamente as pétalas e as deposite numa vasilha grande. Derrame a água fria sobre as pétalas e deixe-as num local escuro, mas não refrigerado, por cerca de quatro horas. Coe as pétalas, guardando a água. Dissolva o açúcar no suco de limão e acrescente à água de rosas. Misture o abacaxi. Pouco antes de servir, derrame sobre o gelo moído e decore com uma pétala de rosa por cima de cada copo.

Molho de Amendoim Dourado

Use como molho para frango cozido ou assado, para carne bovina ou de porco. Sirva acompanhado com arroz com ervas.

½- Xícara de cebola picada
1- Colher (sopa) de margarina
3- Xícaras de água
1- Xícara de manteiga de amendoim
1- Colher (sopa) de suco de limão
2- Colheres (chá) de curry em pó
½- Colher (chá) de pimentas vermelhas secas e picadas

Doure a cebola na margarina até ficar macia. Acrescente a água e a manteiga de amendoim, mexendo até ficar fino. Adicione os demais ingredientes e sirva quente.

Trifle Irlandês

1- Bolo inglês
1- Xícara de suco de frutas ou xerez
2- Xícaras de morangos fatiados
1- Pacote de gelatina de morango (170g)
1- Xícara de creme batido
2- Xícaras de castanhas, amêndoas ou nozes

Coloque uma camada de pedaços de bolo numa fôrma. Derrame parte do xerez ou do suco sobre o bolo. Acrescente metade dos morangos e das castanhas. faça uma segunda camada com esses ingredientes.
Prepare a gelatina usando apenas dois copos de água e derrame sobre as camadas. Após endurecer um pouco, cubra com o creme batido. Refrigere de um dia para o outro.

Manteiga com Ervas

Às vezes, durante os meses do outono e do inverno, é necessário algo mais para temperar um prato. Essa manteiga, ou margarina, é deliciosa com pão francês, com bisnagas, com batatas assadas ou com carne.

450g- de margarina ou manteiga
1- Colher (sopa) de manjericão seco e picado
1- Colher (sopa) de folhas de estragão secas e amassadas
2- Colheres (sopa) de salsa fresca picada
1- Colher (sopa) de cebolinha fresca picada

Deixe a margarina em temperatura ambiente, numa tigela grande, até amolecer. Misture as ervas com uma batedeira elétrica. Embale num recipiente hermético. Refrigere de um dia para o outro para o sabor ficar curtido.

Ponche de Ervas

Essa é uma boa bebida não alcoólica para ser servida em encontros pagãos ou para qualquer reunião. Agrada até mesmo às crianças.

1- Punhado de erva cidreira
2- Punhados de borragem
1- Punhado de menta
1- Xícara de suco de abacaxi ou de outra fruta
Sumo de 6 limões
Sumo de 2 laranjas
900ml- de chá forte
2,7l- de gengibirra
Xarope feito de 1 xícara de açúcar, fervido com ½ de água

Despeje 1,3 litros de água fervente sobre a erva cidreira e deixe em infusão por 20 minutos. Coe o líquido sobre a borragem e a menta. Acrescente os sucos de frutas, o chá e o xarope. Resfrie por pelo menos 8 horas. Coe sobre uma vasilha para ponche. Acrescente gelo, um pouco mais de menta e gengibirra.

Biscoitos Dinamarqueses Marrons

1- Xícara de manteiga
1- Xícara de açúcar
4- Xícaras de farinha
1- Colher (chá) de bicarbonato de sódio
½- Colher (chá) de gengibre
1- Colher (sopa) de casca de laranja raspada
½- Xícara de melaço
¼- de colher (chá) de cravos
1- Colher (chá) de canela picada
Amêndoas sem casca para decorar

Bata a manteiga e o açúcar. Acrescente os demais ingredientes. Amasse. Forme dois rolos e resfrie. fatie os biscoitos bem finos e decore com meia amêndoa. Asse a 135'C por 8 a 10 minutos. Podem ser congelados para armazenar.

Manteiga de Tomilho

Ótima com fatias de pão, servidas com sopa ou cozido. Também indicada como acompanhamento para carnes ou peixes. Rende uma xícara.

1- Xícara de manteiga ou margarina amolecida
¼- de colher (chá) de tomilho
Misture bem. Qualquer outra de suas ervas favoritas pode substituir o tomilho.

Bolas de Bourbon

Esta receita rende cerca de 30 doces de 2,5 cm, mas alertamos que eles não duram muito.

1- Pacote de 350g de chocolate meio amargo em pedaços
½- Xícara de açúcar
l ½- de xícara de waffers de baunilha moídos (cerca de 36)
3- Colheres (sopa) de xarope de milho light
¼- de xícara de bourbon
1- Xícara de nozes pecã bem picadas

Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo constantemente. Tire a panela do fogo. Misture o xarope de milho e o bourbon; despeje o açúcar, os waffers de baunilha e as nozes pecã e misture bem. Deixe esfriar. Enrole com as mãos bolas com cerca de uma colher de chá. Role cada bola no restante do açúcar e coloque sobre papel-manteiga. Cubra e resfrie por algumas horas. Para guardar, ponha numa vasilha de boca larga com tampa hermética.

Shortbread (amanteigado) Escocês

1½- Xícara de farinha peneirada
1½- Xícara de açúcar peneirado
1- Xícara de manteiga (sem sal)

Coloque o açúcar e a farinha em uma tigela média; misture a manteiga até que a massa fique quebradiça. trabalhe a massa formando uma bola com suas mãos e bata por cerca de dez minutos. Forme um retângulo de 0,5cm de espessura por 35x30cm numa fôrma grande sem untar. Corte em quadrados ou losangulos de 5,5cm com uma faca afiada.
Decore com confeitos coloridos se desejar. Asse por 45 minutos ou até ficar firme e levemente dourado.
Corte novamente o shortbread nas marcas e separe cuidadosamente. Manuseie com extremo cuidado! Remova da fôrma. Guarde num pote hermético com folhas de papel-manteiga entre as camadas. Se armazenado por algumas semanas, esse shortbread assume um delicioso e delicado sabor.

Brownies das Fadas da Montanha

2 tabletes de chocolate meio-amargo
1 xícara de farinha de trigo, peneirada
1/2 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de manteiga (temperatura ambiente)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de açúcar
2 ovos

Derreta o chocolate e reserve. Junte as nozes aos ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga com a baunilha até obter um creme, adicione o açúcar torne a bater bem e, vá juntando os ovos um a um. Acrescente o chocolate e, por último, os ingredientes secos. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Corte em quadradinhos enquanto está quente, e deixe esfriar na forma.

Maçã Verde dos Gnomos

250 gr de farinha
150 gr de manteiga
1 ovo
1/3 copo de água
sal
75 gr de manteiga
150 gr de açúcar
10 maçãs verdes, sem casca, cortadas em 8 pedaços

Junte a farinha, o ovo, o sal e as 150gr de manteiga. Misture bem, com as mãos e vá adicionando, aos poucos, a água. Amasse bem até obter uma mistura homogênea. Abra num disco no diâmetro da forma a ser usada. Deixe descansar na geladeira. Unte uma forma de cobre com 50gr de manteiga e polvilhe com 100gr de açúcar. Disponha as maçãs e cubra com o restante do açúcar e a manteiga em pedacinhos. Coloque em fogo brando, até o açúcar começar a mudar de cor. Coloque a massa, ajustando as bordas para baixo e cobrindo todas as maçãs. Asse em forno médio, até que a massa fique levemente dourada. Vire a torta, sobre um prato, com todo o cuidado, tendo certeza que não ficou nada colado ao fundo. Sirva morna.

Pão de Mel dos Silfos

500 grs. de Margarina para bolo
500 grs. de açúcar Mascavo
05 Ovos inteiros
01 litro de Mel
01 quilo de Farinha
20 grs. de Fermento químico
500 grs. de Leite comum
20 grs. de Canela em pó
20 grs. de Noz moscada ralada

Fazer um creme com a Margarina Bolo e açúcar mascavo. Adicionar os ovos aos poucos Colocar o mel, a farinha, o fermento e os demais ingredientes juntamente com o leite. Fazer uma massa bem homogênea em seguida pingar e modelar a massa em formato de bico liso.

Tomate Seco

6,5 kg de tomates, sem sementes, cortados ao meio no sentido do comprimento
sal grosso
6 folhas de louro
orégano
pimenta do reino em grão
12 dentes de alho inteiros
azeite suficiente para cobrir os tomates

Salgue os tomates e deixe desidratar, por 12 horas, sobre papel absorvente. Passe para assadeiras, forradas com papel de alumínio untado com azeite e leve ao forno bem baixo até secar. Distribua em vidros juntamente com os temperos. Cubra com o azeite e conserve na geladeira ou freezer.
Rendimento: 1,0 kg

Sopa Catalã

1/2 dente de alho socado
250g de carne de boi picada
2 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta-do-reino
40g de farinha de trigo
óleo de fritura ou banha
1 litro de caldo de galinha
4 faitas de pão torrado
Picada:
2 pitadas de açafrão em pó
2 dentes de alho
1 pitada de sal
30g de avelãs aferventadas e torradas
30g de amêndoas aferventadas e torradas
1/2 colher de chá de canela em pó
2 ramos de salsa
1 colher de sopa de xerez

Para fazer a picada soque o ingredientes secos e regue com xerez e uma quantidade de água suficiente para obter uma pasta fina.
Misture o alho, a carne e a salsa. Salgue e apimente. Faça pequenos bolinhos passe na farinha de trigo. Em uma frigideira contendo um pouco de óleo ou de banha quente, doure-os de maneira uniforme. Em uma caçarola, ferva o caldo, junte o pão torrado e deixe-o desmanchar-se. Em seguida, junte os bolinhos de carne e a picada e deixe em fervura branda por 15 a 20 minutos.
Rendimentos: Para 4 pessoas.

Fondue Suíça Clássica

1 dente de alho cortado ao meio
1 1/2 de vinho branco seco
1 colher de sopa de kirsch
1/2 kg de queijo tipo suíço Emmental ou Gruyère, ou a seguinte combinação:gruyère e estepe)
3 colheres de farinha de trigo pimenta-do-reino a gosto
1 colher de café de noz-moscada ralada
pão francês ou italiano.

Esfregue a parte interna da panela para fondue ou panela comum com o dente de alho. Despeje o vinho na panela e leve ao fogo baixo. Adicione o kirsch e mexa bem. Enquanto isso rale o queijo ou os queijos (como preferir); em uma tigela média, junte a farinha de trigo e misture até ficar bem úmido. Acrescente o queijo, um punhado de cada vez, ao vinho quente, mexendo constantemente com uma colher de pau, até que esteja derretido. Junte a noz-moscada, a pimenta e mexa. Corte o pão em cubos tomando cuidado para que cada um tenha um pouco de casca. Durante essa operação, mantenha a fondue aquecida sobre um rèchaud. Cada convidado espetará um cubo de pão com o garfo especial para fondue e o mergulhará na mistura quente.
Rendimento: 4 porções.

Pão de Alecrim

Para invocar bons fluídos para o futuro.

2 colheres (sopa) rasas de água morna
15g de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de mel 1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de alecrim seco

Numa tigela, coloque o fermento, a água, o sal e o mel e deixe descansar por 15 minutos. Acrescente o leite morno, a farinha e a margarina e misture até formar uma massa que desgrude das mãos (se necessário, acrescente mais farinha). Ponha o alecrim e amasse novamente. Deixe descansar até dobrar de tamanho, coloque em fôrmas para pão e asse em forno pré aquecido até dourar.

Pão do Amor

Deve ser feito especialmente para quem se ama.

500g de farinha de trigo
30g de fermento biológico
1 colher rasa (sobremesa) de açúcar sal a gosto
½ xícara (chá) de azeite gengibre
alcaparra
tomate seco
ervas (manjerona, tomilho, orégano, manjericão)

Misture o fermento e o açúcar, até dissolver. Junte o sal, o azeite, a farinha e amasse bem, pensando em seu amor. Junte à massa o gengibre ralado, as alcaparras e tomates secos picados e as ervas. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Enrole o pão em forma de meia lua ou de coração, pincele com ovo batido e asse em forno pré aquecido. Faça o feitiço às sextas feiras, de preferência na Lua Crescente ou Cheia.

Consagre o feitiço a Vênus.

Pão da Felicidade

Prepare-o quando estiver em busca de alegria e felicidade.

1 xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de leite adoçado
½ xícara (chá) de mel
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de germe de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de passas

Misture todos os ingredientes e mexa com uma colher de pau. Coloque numa fôrma de pão untada e asse em forno quente por 1 hora.

Consague o feitiço a Júpiter.

Pão de Passas

Consagrado a Marte, indicado para quando se precisa de iniciativa e criatividade para cumprir metas.

2 colheres (sopa) rasas de água morna
15g de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 punhado de uva passa

Misture o fermento, a água, o sal e o mel e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, acrescente leite morno, farinha e margarina, mexendo até formar uma massa que desgrude das mãos (se necessário, acrescente mais farinha). Junte as pasas, coloque em fôrma de pão untada e deixe crescer até dobrar de tamanho. Asse em forno pré aquecido. Sirva com suco de beterraba (½ copo de suco de laranja, ¼ copo de água gelada, 1 colher (sopa) açúcar, 1 pedaço pequeno de beterraba crua. Bata tudo no liquidificador e coe.).

Consagre o feitiço a Marte.

Bisnagas de Groselha com Ervas Nevadas

Muito semelhantes aos Pãezinhos de Passas Hot Cross, muito mais velhos do que a tradição cristã que os popularizou.
Rende seis dúzias.

1- Colher (sopa) de suco de limão
6- Colheres (sopa) de açúcar
½- Xícara de groselhas ou passas
1- Ovo bem batido
¾- de xícara de açúcar de confeiteiro
½- Colher (chá) de semente de anis
1- Pacote de mistura para pão, ou uma medida de massa caseira pronta de pão simples.

Prepare a massa de pão de acordo com as instruções da embalagem, ou conforme sua receita, adicionando o açúcar, as groselhas (ou passas) e o ovo batido. Cubra com um pano de prato e deixe crescer em local morno até ficar leve e com o dobro do tamanho, por cerca de 30-45 minutos.
Amasse a massa até ficar com cerca de 1,5 cm de espessura numa superfície polvilhada com farinha. Corte com um cortador de biscoitos untado ou com a borda de um copo grande. Coloque as bisnagas numa forma bem untada, cubra novamente com o pano de prato e deixe crescer mais uma vez até atingir o dobro do tamanho.
Asse a 155'C por 20 a 30 minutos. Misture o açúcar de confeiteiro, as sementes de anis e o suco de limão. Bata até afinar. Espalhe sobre as bisnagas.
Guarde em um recipiente tampado ou em sacos para pães.

Conserva de Maçã e Rosa

3,5l- de maçãs para torta picadas
½l- de framboesas vermelhas
3 ½- Xícaras de açúcar
½l- de pétalas de rosas perfumadas em pó
1- Colher (chá) de canela
2- Colheres (sopa) de sumo de limão
¼- de xícara de nozes inglesas moídas
1- Pacote de pectina de frutas

Siga as instruções de preparo de geléia no pacote de pectina de frutas. Pode substituir as pétalas de rosas em pó por pétalas frescas. Use apenas flores livres de pesticidas, a do seu jardim é ótima. Rende cerca de nove xícaras.

Curry de Legume (Magia de Prosperidade)

Curry siginfica mistura, tempero indiano, mistura de especiarias!

Ao iniciar magia na cozinha, tenha em mente o que necessita, visualize seu desejo a todo instante, aprecie e energize cada alimento colocado na panela ," caldeirão", como benção da Deusa à nós!

Crie um clima gostoso, ( gosto de colocar o CD Celtic 3 twilight, são canções de ninar celta, transmite tranqüilidade, essencial para cozinhar de forma mágica!

Antes de iniciar, tomo banho ritual, espalho pétalas no chão da cozinha, isso dá um toque especial e cria o clima necessário a magia!), faça como o coração mandar!!!

Ingredientes:

500g de lentilha cozida em água e sal
2 cenouras grandes fatiadas
1 batata grande picada
½ couve-flor separada em pequenos floretes
1 xic. De salsinha picada
½ xic. De gengibre fresco picado miudinho

Curry de Temperos

Modo de fazer:

Refogar o gengibre picado em ½ xic. de azeite. Em seguida, coloque o curry de temperos e refogue a cenoura, a batata e a couve-flor. Coloque água até cobrir os alimentos e deixe cozinhar levemente. Acrescente a lentilha, e deixe o caldo apurar. Se necessário acrescente sal, e na hora de servir coloque a salsinha e coentro.

Sirva com arroz ( branco ou integral), e convide amigos ou familiares !

Pão para Sabath

Os preparativos para festivais consomem um tempo enorme para muitos, como gosto de preparar os pães, achei essa receita em um livro, é rápido e você pode trabalhar a energia no pão.

Ingredientes:

2 xic. de farinha de trigo
Meia xic. de leite
1 ovo inteiro
2 colheres de sopa de margarina derretida
1 colher de sopa de fermento para bolo
sal a gosto

Preparo:

Amasse bem todos os ingredientes e forme pequenos pães, se desejar, recheie conforme as ervas ou grãos do sabat que está comemorando, enrole como rocambole.

Quibe de Abóbora Para Samhain

A função dos banquetes após as comemorações é dispersar as energias concentradas no círculo, ligando as energias da terra novamente. Os alimentos deste sabá são maçãs, tortas de abóboras, milho, cerejas, chás de ervas sidra.

Ingredientes:

1 xic. de trigo para quibe lavado e levemente cozido em pouca água, alho moído, orégano e sal.
½ abóbora japonesa picada e cozida no microondas por 7 min. (ou assada)
3 colheres de sopa de farinha de trigo.
Temperos: alho, sal, cebola picada, salsinha, hortelã.
Queijo branco picado ou ricota esfarelada.
1 ovo inteiro.

Preparo:

Amasse a abóbora ainda quente, formando um purê, adicione trigo, temperos, e farinha de trigo, para dar o ponto. Coloque metade da massa em forma untada com óleo, recheie com o queijo e espalhe o ovo batido por cima, cubra com restante da massa. Leve para assar em temperatura média alta por 20 minutos.

Pão de Batata ( Para Mabon)

Os alimentos desse sabá são, raízes ( cenouras , batatas), pães, vegetais, maçãs, sidra e romã ( para abençoar o retorno de Perséfone ao submundo)

Ingredientes:

½ xic. de leite morno para dissolver o fermento.
50g de fermento para pão
1 colher de sobremesa de sal e outra de açúcar
2 ovos inteiros
1 xic. de óleo
1 ou 2 batatas grandes cozidas e bem amassadas
farinha de trigo para dar o ponto.

Preparo:

Vá colocando nos ingredientes líquidos a batata e depois a farinha. Amasse bem forme os pães médios para que fique bem macio. Pincele 1 ovo batido. Asse por 20 minutos.

Bolo de Milho Verde (Para Lammas )

Os alimentos desse sabá são pães caseiros, cerejas, milho, cerveja, aveia.

Ingredientes:

4 espigas de milho
3 ovos inteiros
1 tablete de margarina (temperatura ambiente)
2 xic. de açúcar
3 xic. de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

Preparo:

Corte o milho das espigas, coloque no liqüidificador com as gemas e um pouco de leite, bata, vá acrescentando os outros ingredientes. Coloque a massa em forma untada e asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos. Se gostar acrescente à massa erva-doce.

Tigela de Maio

15 gramas de folhas de aspérula

1 limão com casca cortado em rodelas

4,5 litros de vinho branco

Adicione as folhas de aspérula e as rodelas de limão ao vinho e deixe macerar de 4 a 6 horas. Passe o líquido por uma peneira e deixe-o gelar

Up

1 xícara de cenoura picada em cubinhos

1 xícara de ervilhas frescas

½ xícara de pimentão vermelho

½ xícara de pimentão amarelo

1 xícara de abóbora japonesa cortada em cubos

1 colher de café de alecrim

3 batatas cortadas em cubo

½ colher de páprica picante

1 pitada de cominho

1 pitada de canela

3 a 4 cravos da índia

1 dente de alho

½ cebola pequena ralada

2 colheres de óleo de gergelim

sal a gosto

Água mineral

Salsinha

Mode de Fazer

Junte em uma panela (ou caldeirão) o óleo para aquecer, junte a cebola, o alho, os cravos e o alecrim e dê uma leve fritada, quando a cebola e o alho estiver douradinho, junte a cenoura, a batata para fritar, mexa para não grudar. Depois de levemente fritas, junte um pouco de água para que cozinhe. Antes de estarem completamente cozidas, junte a abóbora e deixe cozinhar um pouco mais. Quando notar que a abóbora já está meio cozida, junte as ervilhas, os pimentões a páprica e mexendo de vez em quando, com suavidade no sentido horário. Observe os alimentos. Cuidado para não amassa-los. Notando que já estão cozidos, retire do fogo e junte o sal, mexa. Coloque o UP em uma tigela e enfeite com a salsinha. Sirva com arroz branco ou integral. Ahhh...vá acrescentando a água na medida em que vai acrescentando os ingredientes.

Moedas de Ouro

1 lata de espigas de milho em conservas

cenouras

Pimenta do reino

Ramos de salsinha fresca

Suco de ½ laranja

Suco de ½ limão

3 colheres de azeite de oliva

sal marinho

Corte as espiguinhas em rodelas finas e reserve. Raspe a casca das cenouras e corte todas em rodelas finas. Feito isto, coloque-as para cozinhar em água com sal a gosto. Eu, particularmente, gosto de cozinhá-las no vapor para que não percam suas propriedades e mantenham a cor viva. Mas se preferir cozinhar diretamente na água, a dica que eu dou para que volte a cor vibrante delas é que assim que você apagou o fogo e as escorreu, coloque-as todas dentro de uma bacia de gelo para um choque térmico. Voltam a parecer vivas.

Em uma saladeira, misture o milho com as cenouras. Sobre os dois, junte o azeite o suco da laranja, o suco do limão e mexa com cuidado para que não vire um purê. Sobre a salada junte a salsinha fresca e a pimenta do reino para enfeitar e enriquecer o prato.

Moedas de Prata

2 pepinos

rabanetes

Pimenta do reino

Ramos de salsinha fresca

Suco de ½ laranja

Suco de ½ limão

3 colheres de azeite de oliva

sal marinho

Fatie os pepinos e rabanetes em rodelas finas. Coloque-os em uma saladeira e sobre eles junte o suco de laranja, de limão, sal marinho a gosto e o azeite. Misture tudo com cuidado e enfeite com a pimenta e com a salsinha.

Salada dos Tesouros

Ingredientes:



Para Moedas de Ouro: Ver Esta Receita

Para Moedas de Prata: Ver Esta Receita

Tomate vermelho

gengibre

2 colheres de chá de gergelim dourado

maçã

uvas passas

sal marinho

óleo de oliva

suco de laranja e limão ou vinagre de maçã

salsinha fresca

crotons

Modo de Fazer:

Prepare a primeira parte das moedas de ouro, ou seja, corte as espigas em rodelas e cozinhe as cenouras com um pouco de sal. Prepare a primeira parte das moedas de prata, ou seja, corte em rodelas o pepino e o rabanete. Os 4 ingredientes em uma saladeira.

Pique um tomate vermelho em cubos pequenos e junte com as moedas.

Descasque o gengibre e pique ele em pedaços muito pequenos. Não exagere, tenha em mente que é para eles darem apenas um toque especial. Junte com as moedas e com os tomates. Junte, também, o gergelim dourado.

Corte as maçãs em cubos pequenos e delicados e coloque sobre os demais ingredientes que já estão na saladeira, juntamente com as passas.Mexa tudo com delicadeza.

Em um mix, ou liqüidificador ou mesmo com as mãos, num recipiente que não seja de metal, junte o suco de laranja de ½ laranja e o suco de ½ limão, ou o vinagre, se vc o preferiu, e o azeite. Bata, até obter um tipo de creme que deverá ser jogado imediatamente sobre a salada e que deverá ser enfeitada com a salsinha e com os crotons (pequenos pedaços de pão torrado partidos em quadradinhos)

Arroz Onírico

1 colher de chá de óleo de gergelim

1 cebola picada

4 cravos

½ colhe de chá de curry

1 pauzinho de canela

2 dentes de alho espremidos

Sal a gosto

4 folhas de louro

1 mão cheia de passas sem sementes

1 mão cheia de amêndoas

4 xícaras de água

2 xícaras de arroz integral

1 xícara de ervilhas frescas

1 xícara de milho verde

1 xícara de vagens em pedacinhos

1 xícara de cenoura ou pedacinhos.

Para obter êxito no que almeja. Refogue o arroz com os temperos. Acrescente as cenouras e deixe cozinhar um pouco. Quando o arroz e a cenoura estiverem quase cozidos, acrescente o milho, ervilha e as vagens. Quando o arroz estiver cozido, junte as passas e as amêndoas. Sirva em uma travessa de barro. Consagre esta receita às forças do Sol.

Bolo em Crescente

Ingredientes:

1 xícara de amêndoas bem moídas

1 ¼ de xícara de farinha

½ xícara de açúcar de confeiteiro

2 gotas de extrato de amêndoas

½ xícara de manteiga derretida

1 gema de ovo.

Modo de Preparo:

Misture as amêndoas, a farinha, o açúcar e o extrato até que estejam completamente misturados. Com as mãos, passe na manteiga e na gema de ovo ate que esteja bem misturado. Resfrie a massa. Preaqueça o forno a 150.º C. Separe pedaços da massa do tamanho de uma noz e de forma de crescentes. Deposite em folhas amanteigadas e asse por cerca de 20 minutos. Podem ser servidas durante o banquete simples, especialmente nos Esbats.

Creme de Cravo de defunto (Para Beltane)

2 xícaras de leite

1 xícara de pétalas de cravo de defunto

¼ de colher de chá de sal

3 colheres de sopa de açúcar

1 pedaço de baunilha com cerca de 3 a 4 cm

3 gemas de ovos, levemente batidas

1/8 de colher de chá de calicanto

1/8 de colher de chá de noz-moscada

½ colher de chá de água de rosas creme batido.

Usando um pilão ou colher moa as pétalas. Misture o sal, o açúcar e os temperos. Ferva o leite com as pétalas e com a baunilha. Remova a baunilha e acrescente as gemas levemente batidas e os ingredientes secos. Cozinhe em fogo baixo. Quando a mistura cobrir a colher acrescente a água de rosas e esfrie. Cubra com o creme batido, e enfeite com pétalas.

Bolinho (Para Sabbat)

1 xícara de manteiga

1 xícara de mel

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1 xícara de creme de leite fresco

1 colher de sobremesa de fermento em pó

½ colher de chá de sal

1 ovo

Misture todos os ingredientes, mexendo muito bem com uma colher de pau. Depois de bem misturada a massa, distribua em forminhas devidamente untadas e enfarinhadas. Asse em forno previamente aquecido por 15 a 20 minutos.