quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LITHA


Primeiro dia do verão (Solstício do Verão).




Em 2010, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21/Dez às 14h47min (Horário de Brasília, não considerando o Horário de Verão).

O Solstício do Verão (ou Meio do Verão, Alban Hefin ou Litha), também conhecido como Dia de São João, na Europa, marca do dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zênite. Para os Bruxos e os Pagãos, esse dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos.

Em certas tradições wiccanas, o Solstício do Verão simboliza o término do reinado do ano crescente do Deus Carvalho, que é, então, substituído pelo seu sucessor, o Deus Azevinho do ano decrescente. (O Deus Azevinho reinará até o Sabbat do Inverno do Natal, o dia mais curto do ano.)

O Solstício do Verão é uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. é o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.

Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Cores das velas: azul, verde.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras verdes, especialmente a esmeralda e o jade.
Ervas ritualísticas tradicionais: camomila, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, espera, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.


MOMENTOS DURANTE O DIA (RITUAL DE LITHA)





Esse Sabbath atua como um portal feérico e portanto, há momentos específicos do dia para ser realizado. Dentro da sombra e a luz existe uma interação que se filtra a todos os aspectos da vida. No filme "Lady Falcão", o mago malvado fazia que, durante o dia, o homem aparecia como ele mesmo, porém a dama aparecia como ave, e somente à noite, a dama era ela mesma e o homem tornava-se lobo. No tempo real, suas imagens humanas jamais se encontravam, exceto naqueles breves momentos em que não havia escuridão nem luz: ao amanhecer e ao entardecer. Esses são, portanto, os momentos mais propícios para ver com mais facilidade os seres feéricos e comunicar-te com eles.

Ainda, se para esse ritual desejas coisas físicas, materiais, deves realizar teu ritual dirigido ao deus Sol, justamente na hora da saída do astro rei, ou ao entardecer, justo quando se põe. Porém, se desejas satisfazer assuntos emocionais ou espirituais, então deves te dirigir a Deusa Lunar. Podes fazê-lo antes que o Sol saia ou depois que se oculte.

TEMPO DE PURIFICAÇÃO

Tradicionalmente esse é o momento de purificação, por isso acendemos fogueiras para saltar sobre elas ou sobre o caldeirão para lograrmos proteção, fertilidade, saúde, etc. Outro costume é queimarmos símbolos com os quais desejamos nos purificar.

Saudemos então ao Deus Luminoso em seu dia de glória e devemos pedir que com seu poder purifique nosso ser e para ainda que nos seja possível compreender que tudo que nasce também deve morrer. E assim como deve morrer, há de renascer.

AUTO-LIMPEZA

É importante a auto-limpeza antes de ser realizado esse ritual. Os procedimentos podem consistir em um banho com sal ou ervas, ungir o corpo com óleos, praticar meditação profunda, etc. Eu prefiro um banho de imersão em ervas de alecrim. Outra técnica muito efetiva é deixar a fumaça de um incenso de sálvia passar por todo o corpo, tentando visualizar sempre as energias negativas se desprendendo e indo embora.

É importante frisar que, a purificação não é para retirar demônios de nosso corpo, mas sim para extrair energias negativas que absorvemos de pessoas ou lugares que mantivemos contato.

LIMPEZA DO ESPAÇO RITUAL

Esse procedimento também é de extrema importância, pois os lugares acumulam bolsas de negatividade e estas energias podem ser muito perturbadoras para o nosso ritual. Inicie a limpeza com uma vassoura física e depois purifique o local com sua vassoura mágica de bruxa. Não há necessidade de sua vassoura mágica tocar o solo, no entanto, deves visualizar as energias negativas ou qualquer outro tipo de desordem sejam varridos e limpos pela vassoura.

Outra forma de limpeza é espalhar tão somente sal ou misturado com tomilho ou sálvia. Também pode ser usado água salgada para lavar o chão. Também podes simplesmente queimar uma erva com qualidades purificadoras como por exemplo: mirra, sálvia, tomilho ou erva doce.

PREPARAÇÃO DO RITUAL

Esse ritual deve ser preferencialmente realizado em um espaço aberto, num grande jardim, num parque, numa fazenda ou num bosque, que tenha água próximo (fonte, lago, rio). Prepare antes coroas de flores para ornamentar a tua cabeça e a de teus acompanhantes e use ramos de artemísia ou flores de girassol para fazer o círculo (sempre em número ímpar).

Prepare uma jarra com água e limão ou hidromel para o ritual. Podes acrescentar rodelas de limão ou folhas de menta ao suco. Faça sempre com antecedência uma lista de todo material que precisará, pois depois de traçado o círculo esse não pode ser quebrado.

Antes do rito, prepare um tipo de saquinho com uma gase (pode somente enrolar) onde colocarás ervas como: lavanda, camomila, erva-de-são-joão ou vebena. Enquanto introduz as ervas, despeje mentalmente todos os seus problemas, dores, angústias e doenças enquanto o constrói. Depois ate-o com uma fita vermelha e deixe-o sobre o altar.

O caldeirão deve estar próximo ao altar, de preferência na posição sul, e em uma localização que nos permita pularmos sobre ele.

Podemos acrescentar um segundo caldeirão que deve conter água até sua metade, já que com a chegada do verão também chegam as chuvas. Mas esse é optativo!

ALTAR

Quando for montar seu altar, ele deve firmar-se geograficamente no centro de quatro direções: norte/sul, leste/oeste. As tradições variam quanto aos elementos ou símbolos que devem ser usados para representá-las. A título de exemplo, o no meu altar instalei a terra ao norte, o fogo ao sul, o ar no leste e água no oeste. Isso, porque, minha casa fica exatamente na posição oeste do rio Guaíba.

O mais importante é que os quatro elementos estejam representados em seu altar. Um modo de representá-los é: com uma pedra para a terra, uma vela para o fogo, incenso para o ar e um cálice de água (elemento água). O pentagrama ou pentáculo deve ser colocado no centro, sempre com a ponta posicionada para cima, apontando o norte. Acima dele coloque o porta incenso. A sua esquerda ponha uma vela preta e à direita, uma vela branca. Essas velas servem para direcionar a energia. Nós Bruxas, acreditamos que a energia entra pela esquerda e sai pela direita. Não se esqueça que a cor preta atrai energias, absorvendo todas as cores da luz. Já a cor branca, reflete todas as cores e funciona como um transmissor, irradiando a energia oriunda do altar.

Uma vela vermelha também deve fazer parte do altar e deve ser colocada à direita (posição do Deus), para representar o Deus solar.

Também é providencial colocarmos itens de proteção em nosso altar, como um coral negro ou sal marinho.

O altar deve ser montado antes de traçarmos o círculo, pois não se pode transpô-lo depois de traçado.

O círculo tradicional usado pelas Bruxas tem o diâmetro de 3 metros. Para traçá-lo necessitamos de uma bússola que nos informe onde fica o norte magnético, pois é a partir desse ponto que iniciamos o seu traçado.

TRAÇANDO O CÍRCULO E DANDO INÍCIO AO RITUAL

Para dar início a um ritual, em primeiro lugar devemos traçar um círculo mágico. Não esqueça, o nosso círculo será traçado utilizando ramos de artemísia ou flores de girassol.

Os círculos são lugares poderosos para realizar trabalho espiritual e curativo. Num círculo encontramos os Deuses e em alguns rituais atraímos para baixo o poder do Deus e da Deusa, e assim nos convertemos neles.

Ao organizar um círculo mágico, purificamos primeiro o espaço que usaremos com os quatro elementos de terra, ar, fogo e água. Caminhamos ao redor da área (sentido horário) que se tornará o círculo mágico levando conosco uma tigela de sal e água (representando a terra e água) e um incensório (representando o fogo e o ar).

Enquanto percorra a trajetória do círculo no sentido horário, dizendo:

"Pela água e pela terra, pelo fogo e pelo ar, pelo espírito, seja esse círculo amarrado e purificado como desejamos. Assim seja!"

Volte ao altar e deposite a tijela de sal e água e o incensário em seus respectivos lugares.

Depois empunhando seu cetro ou o athame, caminhe na direção dos ponteiros do relógio em redor do círculo três vezes, dizendo:

"Faço esse círculo para proteger-nos de todas as forças e energias negativas e positivas que possam surgir para nos causar danos.Encarrego esse círculo de atrair unicamente as mais perfeitas, poderosas, corretas e harmoniosas forças e energias que sejam compatíveis conosco. Faço esse círculo para servir de espaço sagrado entre os mundos, um lugar de perfeito amor e de perfeita confiança. Assim seja!"

Retorne ao centro do altar e diga:

"Esse é um tempo que não é tempo e um lugar que não é um lugar. Estou entre o umbral de dois mundos, ante ao véu dos mistérios. Que os Deuses me protegem e me guiem nessa travessia mágica."

EXORCISMO DA ÁGUA

Colocar o recipiente com água sobre o pentagrama e a ponta do athame na água e diga:

"Em nome da Deusa, eu te exorcizo Água e conjuro para fora de ti toda a impureza, para que seja um elemento de purificação e proteção em meu círculo. Bendita sejas!"

BENÇÃO DO SAL

Colocar o sal sobre o pentagrama e a ponta do athame no sal e dia:

"Em nome da Deusa eu te limpo, para que toda a impureza saia de ti e para que sejas um elemento de purificação e proteção de meu círculo. Bendito sejas!"

BENÇÃO DO FOGO

Colocar a vela vermelha sobre o pentagrama, acendê-la e colocar a ponta do pentagrama nela. Depois fale:

"Em nome do Deus eu te bendigo Fogo para que seja um elemento de purificação e proteção de meu círculo".

BENÇÃO DO AR

Colocar o incensário sobre o pentagrama, acender o incenso e esperar que comece a esfumaçar. Em seguida diga:

"Em nome do Deus eu te bendigo, traga-me teu amor e proteção para este círculo".

CONSAGRANDO O ALTAR

"Este é o momento de iniciar a consagração de meu altar.

porque esta é a hora de magia se manifestar.

Pelos poderes dos quatro elementos,

Com este feitiço os objetos vão se encantar.

Consagro-te pentagrama mágico,

Com o seu símbolo envolvido pela energia da Terra.

Consagro-te incensário mágico,

Com seu incenso consumido pela força do ar.

Consagro-te cálice mágico,

Com seu líquido embebido pela virtude da água,

Consagro-te castiçal mágico,

Com a vela queimada pelo poder do fogo.

Consagro-te caldeirão mágico,

Com seu interior armazenando o vigor do éter.

Consagro-te altar mágico,

Para que emane as energias corretas para o meu caminho.

Que assim seja, que assim se faça!"

Passa-se a fumaça do incenso sobre o altar e depois deve-se borrifar gotas de água salgada por todos os objetos. Bebe-se um pouco do conteúdo do cálice.

CHAMANDO OS GUARDIÕES

Agora é o momento de invocar os guardiães dos portais para que protejam as portas elementais de teu espaço sagrado. Eles vigiam os umbrais de cada uma das Quatro Direções e permanecerão ali até que o libertes. Para invocá-los é necessário se posicionar em frente a cada ponto cardeal. Nesse ritual vamos começar pelo LESTE, pois essa é a posição onde nasce o sol.

"Com o amor perfeito e a confiança perfeita,

Iniciaremos a abertura dos portais dos elementos"

LESTE:

Dirija-se ou olhe para a posição Leste de teu círculo e faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos do Ar. São as sílfides aladas que as vezes estão rodeadas de um radiante esplendor, e os seres feéricos do tempo, como as fadas do vento, que influem nas tormentas e possuem asas que são bem maiores que seus corpos. Enquanto te fundes com esses seres, diga:

Guardiões do Leste, generosas fadas do Ar,silfos e sílfides;

Paralda, rei dos elementais do Ar,

Protegei a a porta da Torre de Observação Leste,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões do AR sejam bem-vindos!

Se desejar pode acender uma vela amarela para representar esse portal e colocá-la no altar na posição leste.

SUL:

Olhe ou vá até a posição Sul de teu círculo, faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos do Fogo. São os espíritos do Fogo e as Salamandras que representam o poder destruidor e criador do fogo. Cada vez que se acende o fogo, está presente um ser feérico do dito elemento. Enquanto te fundes, fale:

Guardiões do Sul,generosos seres feéricos do Fogo, as Salamandras,

Djinn, rei dos Elementais Fogo,

Protegei a porta da Torre de Observação Sul,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior

Guardiões do FOGO, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela vermelha.

OESTE:

Olhe ou vá até a posição Oeste de teu círculo,faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos da Água. São os seres feéricos da água salgada como os merrows; os trasgos brincalhões e ativos, e as vezes com um aspecto muito similar ao humano, com pés e mãos palmeados. Os seres feéricos da Água, como as ondinas são muito belos e encantadores. Vivem em charcos, rios e lagos. Enquanto te fundes com os seres feéricos da Água, diga:


Guardiões do Oeste, generosos seres feéricos da Água, merrows e ondinas,

Nicksa, rei dos elementais da Água,

Protegei a porta da Torre de Observação Oeste,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões da Água, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela azul.

NORTE:

Olhe ou vá até a posição Norte de teu círculo, faça soar o sino por três vezes e funde-te aos seres feéricos da Terra. São seres da parte subterrânea e da superfície da Terra, como as dríadas, que são altas; os espíritos verdes e marrons das árvores; os seres feéricos dos jardins e dos bosques, que são pequenos, possuem asas e gostam de música e dança; os gnomos que são baixinhos, enrugados e vivem debaixo das rochas; os leprechauns e os brownies. Os seres feéricos da Terra vivem as árvores, na vegetação alta e na base de árvores velhas. Enquanto te fundes com esses seres, fale:

Guardiões do Norte, generosos seres feéricos da Terra, gnomos, duendes e os sidhe,

Ghob, rei dos elementais da Terra,

Protegei e vigiai a porta da Torre de Observação Norte,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões da Terra, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela verde.

INVOCANDO A DEUSA

Rainha e Mãe dos Deuses e dos homens, eu te convoco ao meu círculo para que presencies meu ritual, protejas meu círculo e me preencha com teu amor. Mãe Bendita, Danann, Brigith, Cerridwenn, Aine, Ísis, Astarte, Hécate, Deméter, Perséfone, Innana, Lilith. És a Deusa de múltiplos nomes e és a Guardiã dos mistérios de Eleusis e dos segredos femininos. Compareça eu peço, com seu raio de poder em meu círculo.

Bem-vinda sejas!

INVOCANDO O DEUS

Deus e Pai, eu te convoco ao meu círculo para que presencies meu ritual, protejas meu círculo e me preenchas com teu amor. Lugh, Cernunnos, Dagda, Osíris, Hades, Hórus, Baal, Apolo, Hermes, Anúbis, Dumuzz. Tu és o Guardião do Templo e que cuidas da tradição, que fertiliza a terra e que morre a cada ano na primavera. Compareça eu peço, com todo o seu poder em meu círculo.

Bem-vindo sejas!

O Círculo está selado pelo poder dos Deuses e dos Guardiões. Que eles me guiem e me protejam!

Depois fique em pé em frente ao altar e com o athame erguido para cima diga:

Eu celebro o ápice do verão com ritos místicos.

Ó Grande Deusa e Deus,

Toda a natureza vibra com suas energias

E a Terra é banhada com calor e vida.

Esse é o momento de esquecer problemas passados;

Agora é hora da purificação.

Ó ígneo Sol,

Queime o que é inútil,

O que machuca,

O mal,

Com seu poder onipotente.

Purifique-me!

Continue dizendo:

Que cessem todas as penas!

Que cessem todas as disputas!

Esse dia é para viver!

Dou graças a Deus Mãe e ao Deus Pai,

Pela riqueza e bondade da vida!

Se você está realizando esse ritual em meio a natureza, é muito importante construir uma fogueira (sempre ao sul) para queimar os saquinhos com ervas. Caso isso não seja possível, deves acendê-lo na chama da vela vermelha e depois deixar queimar dentro do caldeirão. Sempre coloco dois caldeirões em meu altar, para ser usado em uma situação como esta.Os saquinhos, para relembrar, simbolizam todos os seus problemas, dores, angústias e doenças.

Quando estiver queimando diga:

Eu os elimino pelos poderes da Deusa e do Deus!

Eu os elimino pelos poderes do Sol, da Lua e das Estrelas!

Eu os elimino pelos poderes da Terra, do Ar, do Fogo e da Água!

Faça uma pausa, observando as dores e os sofrimentos sendo queimados. Diga então:

Ó Generosa Deusa, Ó Generoso Deus,

Nessa noite mágica de Litha,

Peço que tragam para minha vida muita felicidade

E me ajudem a me conectar

com as boas energias

suspensas no ar encantado da noite.

Eu agradeço!

Faça uma parada para refletir. Sinta a energia da Natureza fluir através de você. Visualize a luz dourada divina entrando pelo seu chakra coronário e invadir todo seu corpo. Conecte-se com a Deusa e o Deus. Permaneça refletindo por uns 10 minutos, depois inicie a celebração de seu banquete.

Esse ritual é ideal para prática de qualquer tipo de magia, como as para o amor, proteção e cura. Mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade, convide os participantes para pular a fogueira ou acenda uma vela vermelha dentro do caldeirão e faça todos pularem três vezes sobre ele para renovar as energias.

Depois é hora de iniciar o banquete. Coloque então os suco, o vinho, ou a bebida que irá servir sobre o pentagrama e diga:

"Senhor da Colheita, Senhora da Fertilidade, bendigam esta bebida que lhes apresento em sua honra".

Suspenda com as mãos, um a um os pratos de oferendas com os alimentos, dizendo:

"Senhor da Colheita, Senhora da Fertilidade, bendigam esses alimentos que lhes apresento em sua honra".


DESFAZENDO O CÍRCULO (DESPEDIDA DOS DEUSES )

Grande Deusa lhe rendo graças por ter comparecido ao meu círculo e compartilhado comigo este ritual. Feliz Retorno e Feliz Reencontro! Apague a vela do lado da Deusa (vela preta).

Deus Solar lhe rendo graças por ter comparecido ao meu círculo e compartilhado comigo desse ritual. Feliz Retorno e Feliz Reencontro! Apague a vela do lado do Deus (vela branca ou vermelha).

DESPEDIDA DOS GUARDIÕES

"Com o amor perfeito e a confiança perfeita,

Iniciaremos a nossa despedida dos guardiões"

Começando pelo norte, agora no sentido anti-horário, apague a vela (se acendeu uma para representar esses guardiões), bata o sino uma vez e diga:

NORTE:

Bata o sino uma vez e fale:

Guardiões do Norte, generosos seres feéricos da Terra, gnomos, duendes e os sidhe,

Ghob, rei dos elementais da Terra,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

OESTE:

Bata o sino uma vez e diga:

Guardiões do Oeste, generosos seres feéricos da Água, merrows e ondinas,

Nicksa, rei dos elementais da Água,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

SUL:

Bata o sino uma vez e fale:

Guardiões do Sul,generosos seres feéricos do Fogo, as Salamandras,

Djinn, rei dos Elementais Fogo,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

LESTE:

Bata o sino uma vez e diga:

Guardiões do Leste, generosas fadas do Ar,silfos e sílfides;

Paralda, rei dos elementais do Ar,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Que assim seja! Benditos sejam!

Depois que já tiver te despedido dos guardiões feéricos, chega o momento de levantar o Círculo. Faça-o suspendendo teu athame ou tua varinha em tua mão de poder, iniciando pelo ponto norte e caminhando lentamente anti-horário, dizendo:

"O Círculo está desfeito, mas não quebrado.

Que a paz e o amor encham nossos corações

Alegres nos encontramos, alegres nos despedimos

e alegres voltaremos a nos encontrar!

Que assim seja!"

Agora bata palma três vezes com as mãos.

O ritual está encerrado.


Fonte:sarahcrowmlycan.blogspot.com