quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Cozinha da Bruxa



A Cozinha da Bruxa, as Deusas e o Alimento

Uma boa cozinha de Bruxa não se restringe apenas a receitas secretas, mas principalmente a arte de nutrir, colocar amor e energia em tudo que é feito dentro deste que é o cômodo onde fica a alma de nossa casa – lar do Fogo... onde acontece o milagre da alquimia – o preparo do alimento.

A deidade mais acessada na cozinha é Héstia. Ela representa o Espírito que mantém viva a casa – e não por acaso, porta uma chama em suas mãos.
Porém, Deméter, a mãe do grão, está presente com a abundância e capacidade de alimentar.

Você pode dedicar uma altar em sua cozinha a esses espíritos guardiões. Não se esqueça de colocar oferendas neste altar. É um costume bem antigo dedicar a primeira porção de alimento aos espíritos dos ancestrais ou mesmo aos guasdiões da casa. Faça isso de coração e sempre que tiver vontade. A espontaneidade é uma das coisas mais importantes na Bruxaria. Quando somos espontâneos, deixamos nosso espírito nos dizer o que deve ser feito.

Preceitos básicos e Utensílios mais usados:

- Cozinha em ordem
- Colher de pau
- Facas específicas para: corte de ervas, carne e outros ingredientes das preparações
- Panelas de cobre, barro ou ferro
- Caldeirão de ferro
- Potes e tigelas (dde preferência feitos com materiais naturais)
- Ervas (frescas ou secas)
- Velas
- Vidros reciclados
- Use (sempre que possível) água mineral em suas receitas
- Pode-se colocar amuletos nesta cozinha, tais como: um espelho atrás do fogão (tradição oriental) – garante fartura, Alho pendurado (proteção), entre outros.

Trecho da apostila "Cozinha da bruxa" - autoria Patricia Fox



"Abençoada seja esta cozinha pelos poderes do Ar, do Fogo, da Água e Terra. Que esteja aquecida pela luz sagrada divina; e tudo que for feito aqui, traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém. Com amor, paz, criatividade e magia... estando agora e sempre completa. Que assim seja!”.