quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Árvore de Yule

A árvore de Yule é uma antiga tradição que remonta ao tempo dos Celtas e é um símbolo que foi adotado pelo Natal cristão. Eu sei que deve ter muitas pessoas que se perguntam por que razão se decora árvores no Natal e cá vai a explicação, mas lamento informar que nada tem a ver com as comemorações natalinas. Mas não fiquem decepcionados, porque os cristãos (assim como o Celtas) agregaram muitas tradições folclóricas, tanto quanto os Celtas o fizeram em tempos de invasões e guerras…

A árvore de Yule era uma forma de levar para dentro de casa uma árvore e mantê-la saudável (embora aconteça o contrário na maioria das casa hoje em dia, já que é comum a gente encontrar dúzias de pinheiros mortos pelas ruas).

Na véspera do Solstício de Inverno, os familiares saíam em busca de uma árvore, numa forma de conversa com a natureza. Quando a encontravam, pediam licença para a natureza e levavam-na para suas casas. Escolhiam um vaso para plantá-la e colocavam-na dentro de um pequeno círculo de velas coloridas representando o desejo da volta da luz…

Antes de começar o ritual, acenda todas essas velas e para cada vela acesa faça um pedido. Não peça bens materiais, conquistas desnecessárias. Lembre-se que pedidos são seus desejos e estes devem levar em consideração toda uma conjunção e um mistério que envolve você e a sua natureza. Por isso eu sempre digo: cuidado com aquilo que você deseja.

A árvore de Yule deve ser enfeitada com a magia dos elementos. Ou seja: devem estar presente as cores que representam os elementos: terra, água, fogo e ar que são representados pelas cores: verde, vermelho, amarelo e azul…

Você também pode fazer uso de:

- pinhas
- sinos
- frutas
- doces
- laços
- estrelas e luas de plástico ou de madeira
- um pentagrama para ser colocado no topo de sua árvore

Use a sua imaginação e a sua criatividade e faça uma bela árvore de Yule.

Fonte: A Casa do Mago