quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Receitas para YULE!


Tronco de Yule

Ingredientes:

• 150g de farinha
• 190g de açúcar
• 5 gemas de ovos
• 4 claras de ovo
• 150g de manteiga
• 350g de castanha
• 2 colheres de sopa de rum
• 2 colheres de sopa de cacau sem açúcar
• 300g de chocolate preto
• 100g de açúcar de confeiteiro

Preparação:

Bater quatro gemas com metade do açúcar até ficar cremoso. 75 gr de manteiga derretida e, em seguida, adicione a farinha. Bata as claras em castelo. Despeje a mistura sobre uma tigela e coloque no forno. Coza a massa em 220 ° C por 10 minutos. Umedeça um pano de cozinha limpo e, em seguida despeje sobre o bolo, retirar o papel com cuidado. Envolva o bolo com a ajuda do pano, e formar um cilindro.

Prepare um creme com uma gema de ovo, eo restante da manteiga amolecida, o açúcar, rum, cacau em pó e creme de castanha. Então cuidadosamente desenrole o bolo e manchá-la com o creme. Revertê-lo e colocá-lo no freezer por uma hora.

Posteriormente, derreta o chocolate em banho-maria, e uma vez que esfriar, cubra todo o bolo. Para decorar com um garfo para tirar a casca de um tronco de árvore.


Caldeirões de Cerridwen

Ingredientes:

-4 tomates de tamanho médio ou grande
-1 fatia média de quiejo ricota
-maionese (de preferência maionese de Herne)
-temperos à gosto

Preparo:

Em uma tigela, coloque a ricota e com as mãos, vá quebrando em pequenos pedaços, variando um pouco entre pedaços e ralado. Com a maionese, adicione 3 colheres ao queijo e bata até chegar a consistência de um patê. Prove este patê e adicione sal e outros temperos ao seu paladar.
Quando estiver tudo pronto, comece com os tomates.
Pegue um tomate, faça um corte em sua parte superior como se abrisse uma tampa; com a ajuda de uma colher pequena, retire a polpa do fruto e dê uma raspada nas laterais internas para dar espaço. Depois de retirada a polpa, com uma outra colher, recheie o tomate com o patê que fez logo acima; preencha bem todos os espaços com vontade! Quando estiver totalmente recheado, coloque a fatia que cortou no início e tampe o tomate até o momento de ser servido e delicie-se com um caldeirão de sabores em sua boca!

Dicas: Para o patê, algumas pessoas podem preferir apenas a ricota e maionese (como eu), mas tenha criatividade e faça recheios diferentes, basta desejar e ter os ingredientes certos!
Pode-se adicionar também queijo ralado, daqueles que compramos no mercado mesmo; salsinha, orégano e se quiser um toque diferente, adicione uma lata de sardinha (sem espinhas, é claro), basta bater junto com o patê e rechear.


-Quando retirar a polpa, pode utilizá-la em salada ou faça o simplesmente jogue fora; sempre há uma utilidade para uma polpa retirada!


-Durante a retirada da polpa, é comum o tomate liberar o líquido; não retire, deixe ele para rechear, como não é liberado em demasia, não trará algo indesejado ao alimento.


-Recheie bem o tomate, quando o tampar, é comum que escorra um pouco pelas laterais; já que esse é o charme do caldeirãozinho, caso não goste da apência, basta passar a colher e retirar o que vazou.


Biscoito de Queijo Provolone e Pimenta

Ingredientes:

350g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
3/4 colher (chá) de sal
2 e 1/2 colheres (chá) fermento em pó
1 e 1/2 xícara de queijo provolone ralado fino
100g de manteiga gelada, cortada em cubos
1 ovo grande
150ml de buttermilk
3 colheres (chá) de pimenta bem picada

Preparo:

Peneire a farinha, o açúcar, sal e fermento em pó. Junte o queijo ralado e misture bem. Adicione a manteiga em cubinhos e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o ovo, buttermilk e a pimenta. Misture só até incorporar. Estenda a massa sobre dois plásticos e corte com um cortador redondo.
Asse em forno pré-aquecido 210˚C por 20-25 minutos até que esteja levemente dourado.

Dica: Use pimenta fresca ou seca.

Rende: 15 biscoitos.