quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Paganismo



"Paganismo é um termo genérico para as religiões politeístas antigas e novas." - Isaac Bonewits - ADF

O paganismo é um dos caminhos que nos leva à comunhão com os Deuses, a reconexão com a natureza e as divindades politeístas, antes da era cristã, ou seja, a religião natural e étnica de um povo. "A característica das tradições pagãs é a ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva na sua prática religiosa."

Geralmente, o termo paganismo é usado para distinguir as religiões politeístas - que é a crença em vários Deuses e Deusas; panteístas - a crença em que a natureza e todo o universo, são divinos; e animistas - a crença em que os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas) e todos os elementos da natureza possuem um espírito ou uma entidade divina.

Alguns seguidores do paganismo celebram o Caminho individualmente ou com outras pessoas, membros de um mesmo grupo ou tradição, conhecidos como tribos ou clãs.

Existem muitas vertentes dentro do Paganismo, dentre esses caminhos, alguns estão claramente definidos e possuem uma organização própria, outros não. Os caminhos mais conhecidos, hoje em dia são: Druidismo, Reconstrucionismo Celta (RC), Wicca, Odinismo ou Asatru, Vanatru, entre outras.

A Bruxaria Tradicional também é uma religião pagã que visa os cultos pré-cristãos, através da preservação de costumes, valores e folclore de um determinado povo, neste caso, mantendo-se o foco na tradição ibero-celta.

Há muitos mistérios que envolvem o paganismo, alguns bem distorcidos, como o próprio pentagrama. Um símbolo pagão muito antigo e, muitas vezes, associado ao "mal" ou quando invertido, ao satanismo e aos rituais satânicos. E, que nos dias de hoje, se tornou um emblema, quase que oficial, do paganismo moderno. Frisando que o pentagrama não é um símbolo celta.

Os antigos celtas contemplavam o mistério da vida e da morte, através dos círculos e das espirais.


Enfim, o paganismo não tem nenhuma relação com satanismo ou magia "negra". Os mistérios pagãos vão muito além das brumas do tempo... Prestes a renascer!

As brumas são os véus que encobrem o mistério do caminho gasto pelo uso. Muitos são os que vão nos ver e não vão nos entender, além de não conseguirem absorver toda a sabedoria dos Antigos, simplesmente por medo e/ou ignorância.

Abençoado seja o resgate da espiritualidade celta e da sacralidade da natureza!

Ouça agora mesmo o chamado, vá direto para Glastonbury e ultrapasse o Portal... Absorva todos os conhecimentos vindos de Avalon, através das lendas e dos mitos. E, não tema passar pelas brumas, pois um mundo maravilhoso espera aqueles que possuem fé e amor dentro de seus corações.

Religião e Mitologia

"A religião e a mitologia são termos bem diferentes, mas ambos referem-se aos sistemas de conceitos que são de grande importância para uma determinada comunidade, fazendo declarações relativas ao sobrenatural ou aquilo que é sagrado. Geralmente, a mitologia é considerada um componente ou aspecto da religião.

Religião é um termo mais amplo, muito além dos aspectos litúrgicos, que inclui o ritual, a moral, a teologia e a experiência mística. Um dado importante, a mitologia é quase sempre associada a uma determinada religião e dissociada dos seus sistemas religiosos, um mito pode perder a sua relevância imediata para a comunidade e evoluir afastado da religiosidade como uma lenda ou folclore.

Podemos dizer que o paganismo é um termo referente às diversas formas de religiosidade e designa as religiões politeístas que têm como lugar comum o encontro com o divino, através da Natureza e com a recuperação das antigas religiões pagãs.

E se pensarmos no ensinamento que remonta ao Egito Antigo, que diz que "o que está acima é como o que está abaixo e o que está abaixo é como o que está acima", compreendemos que esta asserção busca nos dizer que a natureza dos Criadores é a mesma de suas criaturas.

Os pagãos buscam, dessa maneira, compreender "o que está acima" - seus Deuses - conhecendo "o que está abaixo" - a Natureza e seus semelhantes."


Lembrar dessas coisas é a orientação básica para tornar-se um verdadeiro pagão. Princípios de como ser justo, leal e gentil, bem como viver com bravura, sabedoria e em comunhão com todos os seres viventes. Honrando sempre os Deuses, a natureza e os nossos ancestrais. Que assim seja!


Fonte: -Templo de Avalon

-Wikipédia