segunda-feira, 26 de março de 2012

Com que tempero eu vou?

Ervas- Elas nos aproximam da natureza, perfumam o ambiente, destacam o sabor dos pratos e, de quebra, ainda têm propriedades terapêuticas...

Alecrim
Os gregos o usavam para curar o reumatismo. No Brasil, tem fama de afastar o mau-olhado. Ótimo em legumes, aves, peixes e massas.

Açafrão
É o mais caro do mundo e vem do mediterrâneo, onde é utilizado desde a antiguidade como especiaria. Pode ser usado em receitas de paella, risoto e carne de carneiro.
Cúrcuma
Essa raiz da família do gengibre, de cor amarela forte, é utilizada até hoje para dar cor em manteigas e queijos. Vai bem nas receitas de sopas, arroz, maionese e frango.
Curry
O curry é uma mistura de diversas especiarias encontrada na região de Índia e Tailândia. Nessas regiões, cada família faz sua mistura personalizada. Geralmente ele é feito com um mix de pimenta malagueta, coentro, mostarda, pimenta do reino, gengibre, canela e cravo, todos em porções diferentes. Fica uma delícia em carnes, peixes, aves, moluscos e assados em geral.
Gengibre
Vindo da região sudeste da Ásia, hoje é encontrado em várias formas, como fresco, desidratado, cristalizado e até em pó. Combina em caldas e bebidas (como o quentão), marinados, molhos, bolachas, carne de porco e carneiro.
Canela
A especiaria mais conhecida pelo mundo tem origem no Sri Lanka. Pode ser encontrada em pau, lascas e moída. Use em doces, cremes, pudins, canjica, arroz doce, bolos e tortas.
Mostarda
Existem dois tipos de mostarda: a preta/marrom e a branca/amarela que é a mais comum. Você a encontra processada nos supermercado. Dá para acrescentá-la nos lanches, legumes, pratos com ovos e queijos. No tempero de aves também fica uma delícia.
Manjericão
Um dos aromas mais conhecidos do mundo fica ótimo em receitas da cozinha italiana, como molhos de tomate, assados de carne vermelha ou porco, pizzas e geléias.Na Índia,seu país de origem, é plantado na porta das casas para afastar a energia ruim.
Salsinha
É rica em vitamina e minerais e deve ser usada para realçar o sabor natural dos alimentos. Aproveite em pratos de carnes, aves, feijão e molhos.Boa contra a gripe, também preserva a memória.
Pimenta dedo-de-moça
Superpicante, fica ótima em pratos mexicanos e italianos, para temperar queijos, frutos do mar e carnes. Você a encontra inteira, em conserva, seca ou picada.
Pimenta-do-reino
Encontrada em grãos ou moída, essa especiaria da Índia é versátil, vai bem com saladas, marinadas, sopas e vários tipos de molhos.
Orégano
Típico da cozinha italiana, suas folhas são usadas desidratadas. Coloque em molhos a base de tomate, pizzas, pratos com ovos e feijão branco.
Óleo de Cártamo
Este antioxidante natural possui propriedades que aceleram o metabolismo das gorduras, auxiliando no controle da obesidade. Muito parecido nutricionalmente com o óleo de girassol, pode ser usado como óleo de cozinha, em molhos para salada e na produção de margarina.
Limão
As variedades são inúmeras: galego, carvo, Tahiti e siciliano. Antioxidante natural, pode ser usado para evitar o escurecimento de frutas, como a banana e a maçã. É ótimo para temperar saladas e marinadas. Na confeitaria, tanto o suco como a casca ralada podem ser usados para deixar cremes, bolos e tortas mais gostosos.
Vinagre de Maçã
Pode ser usado da mesma forma que o vinagre tradicional para temperar saladas e fazer marinadas em carnes diversas.

Louro
As folhas já simbolizaram a glória, adornando a cabeça de heróis olímpicos e de poetas gregos.
Na culinária, dá gosto ao feijão e às carnes. Seu chá, relaxante, combate a má digestão.
Sálvia
Desde a Antiguidade é considerada poderosa. Acreditava-se que curava doenças e prolongava a vida. É ótima em carnes, pratos com queijos e vegetais.
Coentro — É o tempero forte da culinária baiana, embora sua origem seja oriental. Segundo a crença popular, é afrodisíaco. Usado em peixes e moquecas.


Por Katia Cardoso