quinta-feira, 15 de março de 2012

"OSTARA - BELO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA"


Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre cerca de 21 de Setembro no hemisfério Sul e 21 de Março no hemisfério Norte

De acordo com as Antigas Tradições Celtas, Ostara pertenceria ao Grupo de seus Oito Festivais chamados "Sabás". Atualmente Ostara no Hemisfério Norte é comemorado em 21 de Março, e no Hemisfério Sul em 21 de Setembro. Durante esta época o Sol cruza o Plano do Equador, fazendo com que os Dias e Noites apresentem-se com durações iguais.

Seguindo este referencial natural, Ostara então marcaria o Ponto Nodal no Giro da Roda Céltica do Ano, ou seja, o momento em que as Energias da Luz e das Trevas, Masculina e Feminina, tornaríam-se potencialmente iguais.

Para os Celtas, Ostara seria considerado o Verdadeiro Início da Primavera e também de suas Estações Agrícolas. Para este Sábio e Antigo Povo, Eostre seria a Conjunção máxima de Equilíbro, Igualdade e Harmonia entre as Forças da Natureza. Ou o Despertar da Mãe Terra para uma Nova Vida, enquanto o Sol aumentaria seu Benéfico Calor e Poder.

Em muitas Culturas Pré-Cristãs o "OVO" já representava a Renovação da Vida, e os Antigos Celtas não foram exceção em relação à esta Bela Tradição.

Era costume entre eles pintarem ovos cozidos, para depois tingí-los de forma artística e esmerada. Finalizada a pintura eram considerados Símbolos Sagrados e oferecidos em Orações aos Deuses de sua Cultura. Esta atitude demonstrava claro sinal de Agradecimento pelo Renascer da Vida em toda sua Plenitude e pela Fertilidade revigorada da Mãe Terra.

A terra, para os Celtas era elemento Abençoado e Sagrado, pois dela retiravam seu Sustento, Sobrevivência e também Sabedoria!


SABEDORIA CELTA SOBRE O FESTIVAL DE OSTARA

"Quando as Nuvens Parecerem Pedras e Flores, a terra será Renovada por Chuvas da Primavera"


Bom Festival!