sexta-feira, 16 de março de 2012

Rituais de Primavera

“Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira” Cecília Meireles



No hemisfério sul, inicia-se a primavera, trazendo consigo um renascer, uma renovação que invade a vida vegetal e animal. E para nós, humanos, é também um período de recarregar as energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer.


Povos antigos realizavam rituais a cada mudança de ciclo da natureza, ou seja, a cada mudança de estação. E os rituais de primavera eram valorizados por celebrarem a fertilidade, para marcar o início de um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza. Nessa época, no Equinócio da Primavera, os rituais eram celebrados na Europa em homenagem à deusa Eostar, também chamada Eostre, Ostera ou Esther – a deusa que presidia o nascimento da primavera e o despertar da vida na Terra. Esse ritual recebia vários nomes, como Sabá do Equinócio da Primavera, Sabá do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Ostara ou Rito de Eostre.


Até hoje, as flores são um símbolo da primavera. Mas antigamente, no dia do equinócio, elas eram colhidas nos campos e levadas para as casas, pois as pessoas acreditavam que as flores colhidas neste período tinham potenciais mágicos e que, por meio delas, seriam capazes de se conectarem à poderosa energia renovadora da Natureza. Depois, essas flores eram secas e com elas faziam-se enfeiteis, que decoravam as casas até o ritual de Ostara do ano seguinte, época em que eram trocados por novas flores, de forma a garantir a continuidade da renovação, trazendo saúde e prosperidade.


Mesmo nos dias atuais, em meio a tanta tecnologia e “corre-corre”, podemos aproveitar a chegada da primavera para retomar nosso contato com o meio ambiente e atrair boas energias de renovação e prosperidade para a nossa vida. E não é preciso participar de um Sabá para celebrar essa passagem! Pequenos e simples rituais podem ser incorporados em nossa rotina para nos lembrar que não estamos aqui por acaso e que não só influenciamos como também somos influenciados por este grande ser do qual fazemos parte: a Mãe Natureza.


Então, aqui estão algumas dicas para você fazer seu próprio ritual de primavera:


* No Brasil, o equinócio de primavera ocorre geralmente no dia 22 de setembro, com a entrada do Sol no signo de Libra. Alguns dias antes é indicado fazer uma espécie de “dieta da purificação”, eliminando os alimentos e bebidas considerados mais pesados, como a carne vermelha, as bebidas alcoólicas e as ricas em cafeína, os embutidos e enlatados, etc. Isso tudo para que nosso organismo ganhe energias mais sutis. O consumo de chás sem cafeína também é indicado. Alguns deles têm a fama de promover a limpeza do organismo e facilitar a abertura da intuição, é o caso dos chás de anis, canela, alecrim e manjericão.


* Enfeite a casa com flores e frutas. Para estimular determinadas energias, é possível escolhê-las de acordo com sua relação com os planetas. Se desejar, pode escolher também aquelas relacionadas apenas ao planeta regente de seu signo. Abaixo segue uma lista para servir de orientação:



* Vista-se com roupas de cores claras ou estampadas com flores e tome banhos perfumados com cravo e canela. Os perfumes mais indicados para este período são os de lavanda e de rosas.


* No dia do equinócio de primavera, acenda velas perfumadas, de cores claras e espalhe pelos ambientes. Quando estiver acendendo as velas, se desejar, mentalize a seguinte frase: “Abençoada seja a Primavera que regressa, que a roda da vida sempre gire, que assim seja e que assim se faça!”.


* Para se conectar com as energias da natureza, é recomendável fazer passeios em parques e praças, observando a mudança de ritmo da natureza e sentindo a energia renovadora desse momento.


Fonte:Jardinaria.com.br