segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sabbat de Beltane




Os Amantes se Enlaçam...

Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno e oficialmente e, finalmente, deixado para tras.
Beltane ocorre no dia 30 de abril/01 de maio no hemisferio Norte e no dia 31 de Outubro no hemisferio Sul.
O Sol esta se aproximando do seu apogeu, que ocorre em Litha, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.
A Deusa e o Deus agora estao em plena vitalidade e aman-se com toda intensidade. O Deus (o Sol)tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no apice de sua beleza e feminilidade. Eles irao consumar o seu amor. A sua paixao e evidente em toda a vida presente na Terra.
O Sabbat Beltane marca a uniao da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do proximo ano.
É o simbolismo da união entre os principios masculino e feminino da criacao, a umiao dos meios de todos os poderes que trazem a vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que da forcas a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
A palavra Beltane vem do nome do Deus celtico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espiritos. "Time" e uma palavra celtica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
A antiga tradicao requeria que o fogo domestico fosse apagado da casa toda nesse momento. Uma grande fogueira era feita com as nove arvores sagradas (freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro,pinheiro, espinheiro e carvalho) e entao acesa pelos Druidas, sem uso de pederneira ou aco, ao nascer da Lua, dando-se inicio a comemoracao do Sabbat.
Entre os primeiros povos Pagaos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doencas e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bencaos dos Deuses da Fecundidade.
Cada familia levava brasas desse fogo para sua casa. Isso simbolizava a renovacao da vida depois do Inverno frio. Levando as brasas do fogo sagrado e reacendendo o fogo domestico, as pessoas compartilham do divino, representando um bencao de esperanca para um Verao prospero e fertil, com uma colheita abundante.
Beltane e o tempo de cerebrar a vida em todas as formas. E o momento de dar boas-vindas ao Verao, momento de equilibrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetacoes atingem tons dourados.
Entre os povos da Europa, os gados, que tinham ficados presos durante todo o Inverno, eram soltos nos pastos em Beltane, a festa que confirmava a promessa da Primavera e o aumento da Luz do Sol.
Ao longo dos séculos da Europa celtica, muitos outros costumes foram assossiados a Beltane. Como nessa epoca do ano a Terra era muito fertil, a maioria das Tradicoes
europeias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais, Beltane era celebrado com flores e uma grande festa publica. Um dos simbolos mais conhecidos associado com esse Sabbat e o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemisferio Norte, Beltane e comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Uma vez decorado era elevado frequentemente na praa da aldeia, ponto focal das atividades da comunidade. Seu simbolismo era falco em honra da fertilidade renovada da Terra.

Waikon Azos