terça-feira, 5 de junho de 2012

Lammas – Primeiro Festival da Colheita


Lammas é o Primeiro Festival dos Sabbats das Colheitas.

O Deus sol agora se transforma no Deus das Sombras, doando sua energia às sementes para que a vida seja sustentada, enquanto a mãe se prepara para assumir seu aspecto de Anciã.

Agora é tempo de você ensinar o que você aprendeu, com os frutos colhidos. Ramos de trigo assim como bonecas de milho são símbolos tradicionais desse sabbat. O pão é colocado sobre o altar e decorado com frutas e vegetais da colheita.

Lammas honra o Deus céltico Lugh o Deus das colheitas, do fogo, do Sol. Ele foi o Rei dos Thuatha de Danan e consorte d eDana, a primeira grande mãe na Irlanda. Dana, como a rainha de Lugh e a Deusa Mãe, é também honrada nesse sabbat.

Lammas como um festival do fogo e de colheita, assume muitos temas sacrificatórios. Nossos antepassados sabiam que, para receber algo, deveríamos das primeiro. Nossos antepassados sacrificavam o melhor da primeira colheita para assegurar que as colheitas fossem abundantes e cada vez maiores. Essa cerimônia sacrificatórria se tornou o ponto central nos rituais de Lammas.

Antigamente, nesses rituais, era feito um boneco de vime e outros materiais. O homem de palha era preenchido com todos os “sacrifícios”, tanto animal como humano, em oferenda aos deuses. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia de Lammas, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas até o mundo dos Deuses. Nós ainda o executamos durante o rito de Lammas. O homem de vime hoje é feito de grãos, milho que ;e queimado no caldeirão. Nenhum oferecimento de carne humana ou animal é utilizado.

Lammas é o tempo de dar gratidão pelo que você começou a receber e sacrificar o que você puder para receber mais.

Correspondências de Lammas
Cores – marrom, laranja, vermelho e amarelo
Deuses – das colheitas e dos grãos
Ervas – flor de trevo, verbena, arroz, alho, trigo, murta, cebola, manjericão, calêndula, confrei e hera. Pedras – olho-de-gato, citrino, aventurina, rodocrosita.
Atividades

- fazer pão de Lammas
- fazer velas para honrar a Deusa e o Deus
- coletar água da chuva para uso de feitiços e potencializar objetos mágicos
- criar e enterrar uma garrafa de bruxa
- fazer uma boneca de milho e guardar para o próximo imbolc
- fazer uma roda de milho
- Lembre-se – A Boneca de milho que você fará agora será vestida e colocada na cama da noiva em Imbolc.
- Comidas e bebidas – ervas frescas, frutas e vegetais, pão de milho, amoras pretas, tortas, sidra, vinho de pétalas de rosas.

Ritual de Lammas

Como todos sabem um ritual deve ser mágico e não necessariamente deve seguir preceitos estabelecidos. Deve sim fazer com que você esteja em contato com a natureza e com todas as coisas agradáveis, por isso, em Lammas vamos festejar fazendo um piquenique mágico.

Monte uma cesta com frutos e grãos da estação. Claro, não esqueça de levar o “pão de Lammas” – o vinho e água. Leve também algumas velas: vermelhas, laranjas ou marrons e o incenso.

Comece ficando descalço, estendendo uma toalha no chão e distribuindo as coisas ali. Caminhe um pouco, colha folhas, flores e galhos. Leia poemas ligados ao elemento fogo. Cante, ouça boas músicas e agradeça a Deusa e ao Deus pelos frutos colhidos ao longo do ano e da estação. Conte para os presentes a melhor coisa que te aconteceu e a pior também, afinal, a vida é isso, uma conjunção de coisas boas e ruins. Faz parte do nosso aprendizado, não é mesmo?

Faça uma prece em agradecimento ao Deus e a Deusa, espalhe grãos pelo local, distribua o pão entre os participantes, sendo que o primeiro pedaço deve ser deixado junto a natureza. Faça a libação com o vinho e distribua entre os amigos presentes.

Faça uma meditação agradável e depois faça jogos competitivos em homenagem à Lugh e sua Mãe.

Bom Sabbat!