quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Esbat: A magia da Lua Azul




O nome Lua azul remonta ao século XVI quando as pessoas notavam que a segunda lua em um mês tinha uma coloração mais azulada, embora hoje em dia saibamos que a lua só adquire coloração azulada num fenômeno ótico relativo ao próprio satélite que ocorre de 400 em 400 anos. Entretanto entre os celtas, por exemplo, a lua excedente do ano era chamada de lua do vinho porque geralmente ela ocorria antes da lua do sangue e por isso teria o mesmo aspecto de sua sucessora.

 Na comunidade pagã, as origens do significado de uma lua azul podem variar. No entanto, a grande maioria com certeza, acredita que a segunda lua cheia detém o conhecimento da Deusa avó (deusa no aspecto de velha mãe) (ou Crone) e contém, portanto, 3 vezes mais sabedoria e poder. Isto pode estar associado com a Deusa em suas 3 formas porque ela seria ao mesmo tempo solteira (virginal), mãe e idosa. Também pode ser associada em alguns ritos ocultistas com as 3 naturezas do ser como Mente, corpo e espírito. Em outras tradições pagãs a Lua Azul é vista como a transição da Avó ou Crone para o nível Divino da existência. Ela torna-se uma expressão da evolução da sabedoria, bem como um exemplo do ciclo de vida.
Outra opinião é que a lua azul representa um tempo de comunicação intensa ou mais clara entre nosso ser físico e nosso ser Divino. Muitas vezes, a energia do Divino é visto na forma de Deusa avó ou a Deusa Crone. Também pode ser visto como um elo entre o físico e o espiritual, tornando a comunicação com o espírito mais fácil. 

Qualquer que seja a tradição é unanime o poder da lua azul. É um momento poderoso e auspicioso para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos, além de ser uma ocasião ideal para quem está pensando em realizar o ritual de iniciação.


Ritual: O ideal é que hoje vocês busquem algo que realmente precisam. Se você estiver em busca de um amor, de sabedoria, de prosperidade, enfim, todo ritual terá 3 vezes mais poder durante essa lua. Você deve decorar o altar e o recinto com símbolos do que você deseja alcançar. Recomendo entretanto, que vocês demarquem o circulo com treze velas (representando as 13 luas cheias), sendo que no perímetro do circulo ficarão doze velas e no centro do circulo você colocará aquela que representa a lua azul. Algumas pessoas preferem colocar todas as velas brancas ao redor do circulo e no centro uma vela azul, eu pessoalmente gosto de colocar velas coloridas representando a essência de cada uma das 13 luas, ficando assim: vermelho, azul-claro, verde escuro, roxo, preto, branco, verde-claro, rosa, laranja, amarela, marrom e branco novamente, ficando a vela azul escuro no centro do circulo. Comecem o ritual como de costume, com todas as preparações pré-rituais que já estão acostumados e com a abertura do circulo e as invocações. É bom iniciar com um agradecimento de tudo que já alcançou com a ajuda da deusa nos esbats anteriores, algumas pessoas fazem isso com um poema, mas uma simples oração de agradecimento já terá um poder enorme. Peça a deusa também que o ilumine e que lhe transmita força, sabedoria, proteção e longevidade. Feito isso você pode agora realizar o ritual de sua escolha que pode ser de qualquer área da vida espiritual ou material em que você esteja precisando. Um sortilégio bem interessante para ser realizado durante o esbat é o pote dos desejos, na verdade não é bem um pote, é mais um vidrinho ou uma garrafinha de vidro se preferir. Se puder pinte o vidrinho de azul e o enfeite de acordo com sua imaginação, durante o ritual você deverá escrever pedidos que você deseja muito que aconteçam antes da próxima lua azul, enquanto escreve visualize os seus desejos se tornando realidade, tenha fé em tudo que você faz, feito isso eleve o pote a luz da lua e diga algo como:


“ Lua Azul desejos vou lhe enviar                                                                                  
Que a Deusa Mãe ouça os meus pedidos 
Os desejos, objetivos e sonhos que aqui tenho estão 
Atribuidos do meu poder, do poder de tudo que me cerca e do seu poder divino 
Em dois anos de tempo verei resultados desses desejos atraídos até mim 
Neste frasco os depositarei 
E selarei com magia de amor e confiança 
Que agora se manifesta na sua luz divina que irradia sobre mim 
Que assim seja”


O frasco deverá ser lacrado e permanecer discretamente em seu altar até a próxima lua azul, onde você poderá deslacrar, ler os pedidos em voz alta e agradecer por suas conquistas obtidas e voltar a fazer o ritual no mesmo recipiente. Esse esbat também é muito propicio para a realização de elixires lunares, onde você pode escolher a opção que eu demonstrei no esbat desse mês aqui.
Concluido o ritual que vocês escolheram fazer terminem o esbat como de costume, agradecendo e fechando o circulo. Seria bom deixar no altar como oferenda um cálice de vinho, essa noite também é propicia ao contato com elementais e seres místicos, deixar oferendas para eles como frutas também seria uma boa escolha. Se você é adepto da Fairy Wicca ou gosta de ter contato com o povo das fadas, experimente deixar uma maça ou mel com um pequeno pedido no seu jardim, elas de certo aprovarão sua ação.

Fonte: Grimorio da Luna