terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pipocaaaaa....



Pipoca traz vários Benefícios a Saúde

Dá água na boca só de sentir o cheiro dos milhos estourando na panela. Além de saborosa, a pipoca também traz vários benefícios  para a saúde. Pesquisas recentes revelam que a delícia combate o envelhecimento, ajuda a regular o intestino e ainda é parceira dos pacientes de diabete tipo 2. A explicação é que o amido resistente da pipoca passa quase intacto pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose.

A guloseima oferece outra vantagem: contribui para adiar o envelhecimento, segundo estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA. A pipoca tem uma grande quantidade de polifenóis, substância antioxidante que remove os radicais livres, cuja ação pode danificar células e tecidos do corpo.

Para efeito de comparação, uma porção de pipoca tem até 360 miligramas de polifenóis. Já a mesma quantidade de frutas apresenta 160 miligramas. Claro que nem por isso você deve trocar uma opção pela outra, mas a descoberta é animadora. Segundo a pesquisa, os polifenóis estão mais concentrados na pipoca porque ela tem apenas 4% de água.

Se não bastasse todos esses benefícios, os grãos também oferecem ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil, e ainda um montão de fibras, cinco vezes mais do que se você comesse a mesma quantidade, em gramas, de alface. Mas o efeito digestivo só acontece se você beber alguma coisa junto, como água e suco (sem açúcar de preferência).

"Mas não podemos esquecer da gordura do óleo, que é muito calórica. A versão de micro-ondas tem mais sal, por isso prefira fazer em casa ou compre o produto light", aconselha a nutricionista Letícia Matrak.

A pipoca de micro-ondas também é mais calórica, por isso escolha a light: 1 xícara de chá tem cerca de 42 calorias. Aquelas preparadas com manteiga, margarina, temperos prontos, bacon, queijos gordurosos também são no mínimo 35% mais calóricas que as pipocas feitas com pouco óleo.

Para fazer uma pipoca mais saudável, não precisa esparramar o óleo na panela. Use no máximo uma colher de sopa para uma xícara de milho, ensina Clara Soprani, proprietária da Pipocando e que comercializa a delícia há 16 anos. "Vale aquecer a panela um pouco antes de colocar o óleo e o milho. Assim, o milho estoura mais rápido. Tempere com sal depois, mas sem exagerar", diz Clara. Não se esqueça de sacudir bem a panela enquanto o milho estoura, para evitar os grãos resistentes ao fogo.

Escolhas certas

Melhor escolha
No supermercado
Observe o formato e a cor dos grãos. Eles devem estar arredondados, feito pérolas, e com a coloração uniforme. Manchas esfumaçadas denunciam que o amido está mole, o que empobrece o alimento. Se for comprar a de micro-ondas, então ao menos opte por aquelas livres de gorduras trans e com o menor teor de sódio

O preparo
Pipoca caseira
Na hora de preparar, use pouco óleo, até porque o milho encharcado tende a demorar muito para estourar. E a pipoca fica mais saudável usando pouca gordura. Esquente a panela um pouco antes de colocar o óleo e os grãos. Para incrementar o aroma, adicione ervas como o alecrim e o orégano junto

Sal
Use pouco
O milho para micro-ondas costuma vir salgado além da conta, mas em casa é possível controlar a quantidade. Uma pitada e nada mais.


Fonte: A Gazeta