terça-feira, 23 de outubro de 2012

Leis que Regem a Magia



A primeira coisa que se deve ter em mente é que para a magia funcionar, você deve ter uma boa dose de imaginação, uma pitada de criatividade; e muita visualização.
Vestes cerimoniais, instrumentos rituais, incensos, velas, tudo isso ajuda sim, mais é o corpo do próprio mago o instrumento mais poderoso e essencial de todos.
Mais continuando; o mago juntou toda a sua parafernália ritual, fez seu jejum, seu banho de purificação, mais não atentou que existem certas leis que se não forem observadas, podem trazer muitos efeitos inesperados a operação mágica.
Trago aqui, a mais completa relação destas leis feita até hoje pelo grande arquidruida:  Isaac Bonewits.

As leis da magia:

1-      Lei do conhecimento: a compreensão traz o controle; quanto mais você sabe sobre um assunto, mais fácil é controla-lo. ”Conhecimento é poder.”
2-      Lei do autoconhecimento: o conhecimento mágico mais importante é sobre si mesmo; a familiaridade com seus próprios pontos fortes e fracos é essencial para um mago. “Conhece a tí mesmo.”
3-      Lei da causa e efeito: se exatamente as mesmas ações forem feitas nas mesmas condições, elas produzirão igualmente os mesmos resultados; cadeias de eventos semelhantes produzem resultados parecidos. “Controle todas as variáveis e você controlará todas as mudanças- muita sorte!”
4-      Lei da sincronicidade: dois ou mais acontecimentos que ocorrem ao mesmo tempo terão mais associações em comum do que simplesmente a associação temporal; as coisas raramente acontecem isoladamente dos acontecimentos próximos. “Não existe a mera coincidência.”
5-      Lei da associação: se dois ou mais padrões tem elementos em comum, os padrões interagem por meio desses elementos em comum e o controle de um padrão facilita o controle sobre o(s) outro(s); quanto maior o elemento comum, maior a influência. “Os  elementos em comum controlam.”
6-      Lei da simpatia: coisas que tem afinidade umas com as outras se influenciam e interagem entre sí a distância. “Tudo está conectado a tudo.”
7-      Lei da semelhança: o igual produz o igual e um efeito se assemelha a sua causa; a posse de uma imagem exata de alguma coisa facilita o controle sobre essa coisa. “Os parecidos são iguais.”
8-      Lei do contagio: objetos que já estiveram em contato continuam a interagir depois de separados. "A magia é contagiosa.”
9-      Lei da atração positiva: os semelhantes se atraem; para criar uma realidade particular, é preciso emitir energia de um tipo semelhante. “Aquilo que é emitido retorna.”
10-   Lei da atração negativa: o semelhante atrai o diferente, a energia e as ações muitas vezes atraem seus “opostos”  complementares. “Os opostos se atraem.”
11-   Lei dos nomes: ao conhecer o nome; você conhece oque é nomeado; ao conhecer o nome completo e verdadeiro de um objeto, ser ou processo, você tem controle completo sobre ele. “O que há em um nome? Tudo!”
12-   Lei das palavras de poder: certas palavras são capazes de alterar a realidade interna e externa daqueles que a pronunciam, e seu poder pode repousar tanto no som quanto no significado. “Para os sábios, uma palavra basta.”
13-   Lei da personificação: qualquer fenômeno pode ser considerado vivo e possuidor de personalidade, como uma entidade ou ser, e pode ser tratado dessa maneira. “Tudo pode ser uma pessoa.”
14-   Lei da invocação: é possível estabelecer comunicação interna com entidades interiores ou exteriores de sí mesmo; essas entidades parecem estar dentro da pessoa durante o processo de comunicação. “Seres de dentro...”
15-   Lei da evocação: é possível estabelecer comunicação externa com entidades interiores ou exteriores de sí mesmo; essas entidades parecem estar fora da pessoa durante o processo de comunicação. “Seres de fora...”
16-   Lei da identificação: é possível, por meio de associação máxima entre os elementos de uma pessoa e os de outro ser, de fato se tornar aquele ser ao ponto de compartilhar seu conhecimento e ter domínio sobre sua energia. “você pode se tornar um outro.”
17-   Lei dos dados infinitos: o número de fenômenos para se conhecer é infinito, nunca deixaremos de ter oque aprender! “Sempre há algo novo.”
18-   Lei dos sentidos infinitos: todo mecanismo de sentidos de qualquer entidade é limitado em alcance e tipo de dados recebidos. “apenas porque você não pode ver não significa que não está alí.”
19-   Lei dos universos pessoais: todos vivem e, muito possivelmente, criam um universo único que nunca pode ser 100% idêntico ao vivido por outra pessoa; a chamada “realidade” é, na verdade, uma questão de opiniões consensuais. “Você vive em seu cosmos e eu vivo no meu.”
20-   Lei dos universos infinitos: o numero total de universos em que todas as combinações possíveis de fenômenos existentes poderiam ser organizadas é infinito. “Todas as coisas são possíveis, embora algumas sejam mais prováveis do que outras.”
21-   Lei do pragmatismo: se um padrão de crença ou de comportamento capacita você a sobreviver e a realizar objetivos determinados, aquela crença ou comportamento, é “verdadeira” ou “real” ou “sensata” em todos os níveis de realidade envolvidos. “Se funciona, é verdade.”
22-   A lei das verdadeiras falsidades: um conceito ou ato pode parecer sem sentido, mas ainda ser “verdadeiro”, desde que funcione em um contexto específico. “Se é um paradoxo, provavelmente é verdade.”
23-   Lei da polaridade: qualquer padrão de dados pode ser dividido em, pelo menos dois padrões com características “opostas”, e cada um deles conterá a essência do outro dentro de sí. “Todas as coisas contém o seu oposto.”
24-   Lei da síntese: a síntese de dois ou mais padrões “opostos” de dados produz um novo padrão que será “mais verdadeiro” do que qualquer dos dois primeiros, ou seja, ele será aplicável a mais realidades. “A síntese reconcilia.”
25-   Lei do equilíbrio dinâmico: para sobreviver e se tornar poderoso, é preciso manter todos os aspectos do Universo em um estado de equilíbrio dinâmico com todos os outros; o extremismo é perigoso em todos os níveis de realidade. “Dance conforme a música.”
26-   Lei da perversidade: também conhecida como “ lei de Murphy” ; se alguma coisa pode dar errado, dará- e da maneira mais irritante possível. ”Se alguma coisa pode dar errado, dará.”
27-     Lei da unidade: cada um dos fenômenos da existência está ligado direta ou indiretamente a todos os outros, passados, presentes ou futuros; as separações percebidas entre os fenômenos se baseiam em sentidos e/ou pensamentos incompletos. “Tudo é um.”
28-   Lei das consequências não intencionais: quer você obtenha ou não o efeito que você quer aquilo que você faz terá, pelo menos, três outros efeitos que você nunca esperaria, e um deles normalmente é desagradável. “Sempre há alguma coisa.”                                         

Junto a estas leis as três leis da magia de ELIPHAS LEVI, em seu Dogma e ritual da alta magia (1856).

1-      A lei da vontade humana: o sucesso da magia depende da vontade convocada e dirigida pelo mago.
2-      A lei da luz astral e o principio etéreo intermediário: uma energia que permeia o universo e que o mago pode acessar e usar para realizar mudanças à distância.
3-        A lei do encadeamento: que liga o interior ao exterior, o material ao ideal, desde que não haja diferença entre o microcosmo e o macrocosmo.
A estas outra lei foi acrescentada mais tarde, pela Ordem da Aurora Dourada:
4-      A lei da imaginação ou visualização: invocando poderes interiores e exteriores. 

Fonte: Morada da Magia