terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Desvendando os Mistérios do Sonho




Por Bruno Matsushita

Os sonhos geram polêmicas sobre suas origens há mais de três mil anos e ninguém ainda chegou a um consenso. Com diversas pesquisas e teses publicadas, nós ainda somos incapazes de afirmar a gênese dos sonhos.

Cientistas afirmam enfaticamente que os sonhos são frutos de experiências passadas ou de nossas frustrações no decorrer do dia. Há os que afirmam que alguns sonhos são de origem psíquica, podendo revelar fatos futuros ou esclarecer fatos passados – mas esses são raros. Já para os povos antigos, os sonhos eram um canal direto entre nós e a divindade, onde conselhos e avisos eram recebidos por seus adoradores. Os tempos são outros mas as dúvidas milenares ainda permanecem. De onde vêm os sonhos? Todo mundo sonha? Para que servem os sonhos? São muitas perguntas para serem esclarecidas em poucas palavras, mas, a partir dessa postagem, vamos esclarecer alguns conceitos obscuros a respeito do mágico e fascinante mundo dos sonhos...

A Consciência Humana

A consciência humana é um ótimo ponto de partida para nossos estudos. Muitos místicos afirmam que temos duas mentes: a mente consciente e a mente subconsciente. Como a prima da Magia, a Ciência, não aceita ficar para trás, realizou alguns estudos e “descobriu” que as funções realizadas pelos dois hemisférios do cérebro vinham a compactuar com essa teoria.
A mente consciente é responsável por realizar atividades corriqueiras como somar, ler, organizar pensamentos e armazenar informações adquiridas durante o dia. A mente subconsciente (ou psíquica, como também é conhecida) age enquanto estamos dormindo e nossa mente consciente descansa. De acordo com Scott Cunningham, “ela (mente subconsciente) mora dentro da realidade do sono, sonhos, espiritualidade, consciência psíquica e intuição”.

É totalmente aceitável que nossa mente consciente (enquanto ativa) bloqueie nossa mente subconsciente. Talvez seja por isso que muitos de nossos sonhos sejam considerados surreais e irracionais. Mas quando nossa mente subconsciente opera, o mundo dos sonhos se coaduna ao nosso e as barreiras do tempo, espaço e todas aquelas leis da Física que aprendemos na escola caem por terra. Entramos num mundo totalmente misterioso e mágico: o mundo dos sonhos...

O Inconsciente Coletivo

Segundo Jung, a parte mais profunda da nossa mente subconsciente é chamada de “inconsciente coletivo”. Mas aí você me pergunta: Que diabos é esse tal de inconsciente coletivo? E o que isso influencia em minha existência?! O inconsciente coletivo é o que liga cada pessoa a cada ancestral e promove o acesso a tudo o que era conhecido no passado. A linguagem que o inconsciente coletivo se utiliza para se comunicar conosco (e com nossa mente consciente) é a do simbolismo. Esses símbolos que nos aparecem durante o sonho trazem informações importantes que nossas divindades enviam para nós (ou, se preferir, nossa mente subconsciente, querendo nos avisar de algum perigo).
Nem todos os símbolos possuem um significado a ser interpretado, pois alguns sonhos não são divinatórios (como estudaremos em outra oportunidade), mas todos os que possuem um significado devem ser levados à sério, pois foi a maneira mais direta que nossa mente subconsciente encontrou de contatar nossa mente consciente. Em Magia, analisamos os símbolos para interpretar os sonhos.

"Eu não sonho!"

Muita gente afirma que não sonha. Será mesmo? Ou elas simplesmente não lembram que sonharam? Sou mais adepto da segunda hipótese... Quando estamos sonhando, realizamos movimentos muito rápidos com os olhos, como se estivéssemos vendo várias imagens ao mesmo tempo (como se estivéssemos vendo um vídeo com vários slides). Os cientistas catalogaram esses movimentos como Rapid Eyes Moviment - REM, traduzido como Movimento Rápido dos Olhos. Mas não sonhamos a noite inteira, o período em que não sonhamos é chamado de NREM, Not Rapid Eyes Moviment – Sem Movimento Rápido dos Olhos. Quando acordamos nesse estágio de sono não lembramos do que sonhamos (já que não estávamos sonhando mesmo...).

Conclui-se, portanto, que todos nós sonhamos, lembrando dos sonhos ou não enquanto despertos. Encerro aqui a primeira matéria sobre o mundo dos sonhos. Voltarei a falar dos sonhos futuramente. Como não sou um bruxinho lunático (embora, às vezes, pareça), sei que vivemos num mundo estressante que nos cobra mais do que podemos oferecer, o que acarreta, por conseguinte, uma série de problemas tenebrosos. Esse estresse atrapalha nosso sono, tirando nosso direito divino de ter uma noite com um sono reparador e revitalizador. Portanto, termino com uma magia para ter uma ótima noite de sono... Bons sonhos!

Uma Magia para Sonhar Docemente

Antes de ir se deitar, tome um banho morno e beba uma xícara de chá de camomila ou valeriana. Se você tiver banheira, pode acrescentar à água do banho alguns óleos essenciais relaxantes. Alfazema, camomila, ylang-ylang e sândalo são altamente eficazes para essa finalidade. Ligue o som e coloque uma música suave. Converse com seus espíritos protetores ou divindade com quem tem afinidade e verbalize a prece que recebi numa noite de Lua Cheia enquanto dormia:

Ó Grande Deusa da Lua,
Senhora da noite e dos mistérios da Magia,
tu que conheces todos os mistérios e fulgura,
banhe-me nessa noite com sonhos de alegria.
Revele-me o que preciso saber através dos sonhos,
que em seus segredos eu possa imergir,
venha a mim nesta noite e me mostre o que preciso descobrir.
Que assim seja e assim se faça em luz e graça!


Matéria revisada e expandida pelo autor em fevereiro de 2010. Publicada originalmente na revista Sonhos & Magia, Ed. 05, São Paulo: Escala, 2006.