terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Yule - O Solstício de Inverno



A estação do Yule é marcada pelo Solstício de Inverno, o dia mais curto do ano. Deste dia em diante, o período diário da luz solar aumenta até alcançar o Solstício de Verão. Relacionado a esta experiência está uma antiga crença no renascimento do Deus Sol no Solstício de Inverno. A idéia de um Deus Sol renascido no centro da mensagem espiritual da celebração de Yule.

A estação do Yule é uma época para renovação e reinício de relacionamentos. Isto inclui o relacionamento consigo mesmo, assim como com a família e com aqueles que você ama. A mensagem primária do Yule é uma esperança que não pode ser negada. Isto é simbolizado por uma figura importante conhecida como "A Criança da Promessa".

A mensagem de esperança é representada pela inclusão de sempre viva como decoração para a estação do Yule. A adição do azevinho simboliza a força vital que está presente mesmo no declínio da natureza, conforme as estações passam do outono para o inverno. Uma guirlanda de sempre viva (decorada com azevinho e pendurada na porta ou em uma parede interna da casa) serve como lembrança do infinito círculo da vida. O Tradicional tronco de Yule (Yule log) funciona bem para conectar o princípio de renovação e renascimento.

As cores associadas com a estação do Yule possuem simbolismo místico. O verde é a cor da renovação, a gestação da semente que assegura a vida nova da primavera.

Velas verdes podem ser usadas em rituais e encantamentos para criar um alinhamento pessoal com este princípio. O vermelho é a cor do sangue. A essência líquida da vida que flui de geração a geração. Sendo assim, velas vermelhas podem ser usadas para se conectar com parentes, ancestrais e seres amados.

Branco é a cor da morte, dos ossos que foram deixados depois que a alma partiu do corpo. É a memória do que veio anteriormente. A neve de inverno que cobre a terra e simboliza a morte - mas uma morte que fornece uma nova vida nas sementes que adormecem debaixo do cobertor de inverno. Velas brancas podem ser usadas para tomar conhecimento de que a morte é parte da vida, e que todos os fins são na verdade inícios. Velas aromáticas, óleos ou incensos podem ajudar a se conectar com o rico simbolismo da estação do Yule.

O louro é uma fragrância popular e é associado com a abundância, prosperidade e fertilidade. Ele pode ser usado em encantamentos e rituais que sejam designados ao ganho e ao crescimento. A canela é um outro aroma que pode ser usado para dinheiro ou oportunidades profissionais. Velas ou óleos aromatizados com maçã são úteis em encantamentos ou rituais para uma casa tranqüila ou um relacionamento harmonioso.

Se você estiver interessado em sincroni-zar-se com os mistérios internos da estação, então deve conseguir umas das tradicionais características ligadas a estação do Yule. Um dos pares que representam bem isso é o Rei Carvalho e o Rei Azevinho. Para representá-los você pode pegar uma figura de Papai Noel (lembrando que no Norte o Yule ocorre em dezembro) entre várias figuras rústicas disponíveis. Procure por um Papai Noel vestido de marrom ou verde para representar o Rei Carvalho. Um Papai Noel vestido de vermelho representa o Rei Azevinho. Se você for bastante criativo pode usar uma figura de um boneco de neve para representar o espírito vivo do inverno. Figuras de renas podem ser usadas para simbolizar os aliados que carregam os desejos através dos encantamentos e rituais. Todo esse imaginário mágico pode ser incorporado no projeto de seus encantamentos e rituais ou mesmo em um altar pessoal para a estação do Yule. Quando trabalhar com essas conexões, considere queimar olíbano e mirra como um aroma espiritual e mágico para fortalecer o trabalho ritual e de encantamento nesta estação.

Para abraçar completamente a estação, crie um altar que possa ser deixado em sua casa ou escritório. No centro do altar você pode colocar a Tronco de Yule com três velas. Um sino de prata pode ser colocado na frente dele para chamar os bons espíritos da estação. No altar você pode dispor de imagens decorativas como globo de neve, flocos de neve e outros símbolos que tenham algum significado ou ligação pessoal. Não esqueça de incluir algumas pinhas lascas de sempre viva e azevinho.

Uma inclusão popular na celebração de Yule é a árvore do solstício hoje chamada de árvore de natal (lembrando que o Yule ocorre em dezembro e tem correlações com a época do Natal). A árvore é um símbolo dos bosques sagrados de tradições Pagãs que veneravam divindades que se acreditava habitar nas árvores. Cada bosque era moradia para uma árvore em particular que era honrada acima de todas as outras. Talismãs e fitas eram normalmente pendurados em seus galhos como oferendas e como solicitações para favores especiais.

A moderna tradição popular de colocar presentes debaixo da árvore do Yule reflete a antiga prática de veneração nos bosques. Isto também é refletido na decoração da árvore com vários ornamentos. A árvore pode ser decorada com ornamentos simbólicos associados com tradições Neo Pagãs individuais. Deste modo, a decoração refletirá em um foco espiritual único de suas crenças e práticas Neo Pagãs pessoais. Arrumar presentes debaixo da árvore para a família e pessoas queridas ajuda a conectar o sentimento de tribo ou comunidade.

O ato de dar presentes está há muito tempo associado com a estação do Yule. Como uma tradição espiritual, isto simboliza um conhecimento da faísca divina que reside dentro de nós. Todos carregaram internamente a essência daquele que nos criou. Isto é o espírito ou alma que anima nossos corpos físicos. Neste sentido, todos foram originados da mesma fonte. Compartilhando sentimentos de amor e proximidade ajuda a fortalecer a luz de nossas almas. Deste modo, nós renovamos esta força no mesmo espírito conforme movimentamos a luz do renascido Sol no Yule.

Por Raven Grimassi