terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VELAS

 
A MAGIA DAS VELAS

Desde a antiguidade a chama era o símbolo da fonte de luz, conforto e bem estar para o homem. Usada largamente principalmente em templos, no ...
antigo Egito em rituais sagrados. Os Celtas também utilizavam as velas em diversos rituais, mormente os que brindavam o início das estações do ano, como a primavera. As luzes primitivas eram obtidas de lascas de pinheiros e outras madeiras resinosas. Esses materiais combustíveis embebidos em gordura animal, óleo ou sebo, serviam como tochas. Vários materiais foram usados para essa finalidade, mas o que se revelou mais próprio para o uso imediato foi a vela primitiva, que era feita de um pavio de estopa, ou da essência seca de hastes de gramínaceas ou ainda juncos, embebidos em cera ou sebo.

Em função da importância na vida diária, as velas acabaram rodeadas de mitos e lendas. Através dos tempos ela foi se transformando num símbolo de iluminação, sabedoria, conhecimento e elo de ligação com a Divindade, enquanto a escuridão simbolizava as trevas, a ignorância e a falta de clareza.

Acender velas é uma das mais antigas e mais usadas artes mágicas. A maioria das pessoas, em alguma ocasião já praticou a magia das velas. Até num singelo ato de apagar velinhas de um bolo de aniversário e fazer um pedido.

Na religião católica usa-se a vela em quase todos os sacramentos, no batismo por exemplo, ela simboliza Jesus ressuscitado que vence a escuridão do túmulo e das trevas, simboliza a união do batizado com Jesus recebendo a vida nova de Deus, como uma vela recebe a vida ao ser acesa em outra.
O elemento fogo, através de seus elementais da natureza, as Salamandras, tem o poder alquímico de transmutação e transformação de energia.

No seu dia-a-dia, você poderá estar praticando a magia das velas para transmutação de energia ou ainda obter ajuda para alcançar algo especial. Utilize sempre a cor correta para um objetivo definido e não esqueça também de observar a fase da lua:
- Minguante: Para afastar doenças e más influências.
- Crescente: Para prosperidade e crescimento em qualquer área.
- Cheia: Para o amor, uniões, sociedades e expansão de negócios
- Nova: Para atividades novas, notícias esperadas e comunicação em geral.

VIBRAÇÃO DAS CORES

BRANCA:
Ligação com o Arcanjo Gabriel, o anjo da Anunciação, (dia da semana 2a feira), seu nome significa Herói da Humanidade, chanceler de Deus perante os homens, para trazer paz, noticias de desaparecidos; harmoniza relacionamentos familiares, notícias de empregos, gravidez difícil, contenção de gula, tudo que se relaciona à comunicação e purificação de aura, tanto a pessoal como a de ambientes.

VERMELHA:
Ligação com o Arcanjo Kamael, (dia da semana 3a feira), seu nome significa força e heroísmo, Pilar do Rigor; remove todos os obstáculos que impedem o cumprimento das leis de Deus. Age em situações que necessitam de urgência, justiça, momentos de grande aflição, afasta más influências e perigos com fogo.

VERDE:
Ligação como Arcanjo Rafael, (dia da semana 4afeira), seu nome significa Deus da Cura, Harmonia e Saúde, tem poderes sobre os fenômenos da natureza, mantém as leis que regem o Universo, Príncipe das Virtudes e da Cura. Atua em qualquer tipo de doença, desde vícios até doenças carmáticas. Ele isola o paciente em um circulo mágico protegendo-o contra miasmas, larvas astrais e vampiros que sugam a energia do paciente com rompimento do campo áurico. Atua também sobre a memória e, de forma geral, em estudos, preparação para provas ou entrevistas, concursos, vestibular.
Oração do Arcanjo Rafael:
Arcanjo Rafael, médico celeste, derrame sobre mim (ou nome da pessoa doente) seu poder curador, para que cada célula de meu corpo seja carregada de força vital e que meu organismo se recupere, curando corpo e espírito com a Graça Divina.

AZUL:
Ligação com o Arcanjo Tzadkiel, (dia da semana 5a. Feira), seu nome significa Misericórdia, Generosidade e Justiça Divina, promove a prosperidade e abundância, sem limites de generosidade, responsabilidade paternal, justiça, política, esportes, jogos, heranças e ganho de dinheiro.

ROSA:
Ligação com o Arcanjo Haniel, (dia da semana 6a feira), seu nome significa a Graça de Deus. Dá emoção e amor para criar, dá vida ao mundo do pensamento, traz a luz do conhecimento Divino até nós. Chefe dos Cupidos, protege o amor. Para harmonia de relacionamentos entre pais e filhos, reconciliação de casais, autoestima, fertilidade, amor universal; protege casamentos, estética, beleza, cirurgias plásticas e ajuda a encontrar um amor verdadeiro.

LILÁS:
Ligação com o Arcanjo Tzapkiel, (dia da semana Sábado), Rege a memória reencarnativa, cuida do carma, cuida da cobrança de diversas formas de responsabilidade humana, tece a malha cósmica para transformação do carma em Darma., para fortalecer e despertar a espiritualidade, para transmutar energias negativas em positivas, para evoluir, aumentar o poder de concentração e afastar vícios.

AMARELA OU LARANJA:
Ligação com o Arcanjo Miguel, (dia da semana Domingo), seu nome significa Príncipe da Luz, Grito de Batalha, comandante do exército celeste; abre caminhos, vence dificuldades, resolve problemas financeiros, cria novas opções de vida, novos empregos, concretiza objetivos, dá proteção, afasta sensações de angustia e opressão e domina as forças do mal.
Utilizamos as velas apenas para simbolizar nossa magia através de suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade. O ato de acender a vela para o Anjo da guarda é a forma de ativar seu pedido e levá-lo para o plano etéreo. Nos textos bíblicos, Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo.

Utilizamos as velas apenas para simbolizar nossa magia através de suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade. O ato de acender a vela para o Anjo da guarda é a forma de ativar seu pedido e levá-lo para o plano etéreo. Nos textos bíblicos, Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo.
Daí a razão de usarmos as velas na magia.Esta prática tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de ligação de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. Na chama de uma vela, todas as forças da natureza são ativadas. A vela acesa simboliza a individualizaçao da vida ascendente e da luz da alma.
Porque usar velas coloridas na ancoragem do Anjo da guarda? Por que nossa aura é colorida e quando visualizamos uma determinada cor, nosso cérebro atua para que a aura a reflita. É através desse processo alquímico que o anjo irá captar e entender nossos pedidos. Veja na página Ancoragem e Precipitação o simbolismo de cada cor. Este é o primeiro elo de ligação com os anjos. Ao acender uma vela, é possível identificar algumas mensagens que elas podem nos passar, como por exemplo:

VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE
O Anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.

VELA QUEIMANDO COM LUZ AZULADA
Indica a presença de Anjos e Fadas. É um bom sinal.

CHAMA VACILANTE
O Anjo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças.

CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA
Você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada.

CHAMA QUE SOLTA FAGULHAS NO AR
O Anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do pedido ser realizado.

CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL
Seus pedidos serão alcançados, o Anjo já está levando sua mensagem.

PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS
O pedido foi feito de forma dúbia.

PONTA DO PAVIO BRILHANTE
Você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.

VELA QUE CHORA MUITO
O Anjo sente dificuldades em realizar seu pedido.

SOBRA UM POUCO DE PAVIO E A CERA FICA EM VOLTA
O seu Anjo está precisando de mais orações.

A VELA SE APAGA
O Anjo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto cabe a você resolver.
Como é sempre dito, preste muito atenção nas mensagens que os Anjos nos enviam a todo momento, elas são importantes, muito importantes

CONSAGRAÇÃO DA(S) VELA(S)
Agora vem a consagração da vela. Alguns místicos preferem chamar de "unção", mas "consagração" parece-me um termo mais adequado...
Tome a vela (sendo muitas, deve ser feito a cada uma, para que a impregnação não seja diluída) e mergulhe seus dedos no óleo já consagrado. Visualize seu desejo com tanta convicção como se ele já estivesse realizado, visualize o ritual que irá executar como se seu objetivo já tivesse sido atingido.
Se você deseja ATRAIR alguma coisa, esfregue os dedos com óleo na vela DE CIMA PARA BAIXO ; se deseja AFASTAR algo, faça-o DE BAIXO PARA CIMA. Se desejar você também pode escrever na vela o que deseja ou o nome da pessoa a quem o ritual será dedicado : para escrever na vela use sempre uma ponta de aço. Depois de escrever, passe os dedos com óleo. Escrever na vela é opcional.
Enquanto visualiza e passa o óleo, vá repetindo a mesma consagração do óleo. Tenha em mente que a força do seu pensamento é que tornará a vela um objeto mágico, por isso a chave é a visualização. Agora faça uma oração, de acordo com a sua crença pessoal.

CONSELHOS ÚTEIS
• Se precisar apagar uma vela que esteja sendo usada ritualisticamente JAMAIS o faça soprando a mesma. Velas rituaisl só devem ser apagadas com abafador ou com os dedos, nunca sopre uma destas vela

É muito importante a escolha do lugar onde a vela será acesa. Deve estar fora das correntes de ar, do alcance de crianças e animais e afastadas de materiais combustíveis, tais como papel, cortinas e outros.

• A vela deve ser bem fixada, se não tiver uma base grande. Especialmente no caso das cilíndricas, é importante fixá-las corretamente para que não caiam. Use sua própria cera fixa-la, mesmo que esteja em candelabro. Dependendo do tamanho é interessante colocá-la dentro de um copo de vidro refratário, COM UM POUQUINHO D'ÁGUA NO FUNDO, para que a parafina não fique irremediavelmente aderida.Havendo um pouquinho de água no fundo, o que sobrar da parafina sai inteirinha, sem "colar". De outra forma, você só vai conseguir limpar o copo se usar água fervendo. No comércio há vidros especiais para velas de sete dias. Aliás, para outros tipos de vela também. Escolha aqueles de sua preferência e necessidade.
• Pode acontecer (com qualquer tipo de vela), que à medida em que vai se consumindo, a parte já queimada do pavio acumula-se junto à chama, fazendo com que esta fique cada vez mais forte e intensa. Isso fará com que se queime depressa demais e "esparrame" a vela inteira. Neste caso, é aconselhável cortar com uma tesoura a parte preta do pavio já queimado.
Por precaução, especialmente nas atividades que requeiram várias velas acesas simultaneamente, é recomendável que se disponha de meios para enfrentar uma possível emergência. Assim, aconselha-se disponha em reserva de água suficiente para alguma eventualidade,ou então, uma maneira rápida de abafar-se um eventual princípio de incêndio.

Bruxaria sim, descuido jamais.