sábado, 2 de março de 2013

Jasmim

 
 
 
Jasmim (Jasminium officinale, Jasminum grandiflorum, Jaminum sambac, J. odoratissimum)
 
Gênero: feminino
Planeta: Lua
Elemento: água
Energia: doce, quente, estimulante
Família: oleáceas
Melhor dia da semana para utilizar o jasmim: quarta-feira
 
Diz-se que as bruxas usavam as flores de jasmim em feitiços de amor e em feitiços para atrair prosperidade e induzir sonhos proféticos. Trata-se também de uma flor ritual para o sabá do Equinócio de Primavera (mas algumas pessoas gostam de utilizá-la em Imbolc).
 
Medicinalmente falando, essa flor cria uma sensação de bem-estar e elimina a ansiedade. É usada como afrodisíaco (principalmente se esfregada na pele) e diz-se que cura impotência e frigidez. Também é utilizada para aliviar infecções nos olhos. O chá de jasmim também age como estimulante, fazendo com que as pessoas se sintam mais positivas em relação à vida.
 
Seus significados são “eloquência”, “doçura”, “amizade”, “charme” e “afeição”. Também se diz que pessoas que escolhem o jasmim estão em busca de conhecimento e crescimento espiritual.
 
Sonhar com o jasmim é sinal de sorte (inclusive no amor).
 
Além de acalmar, o jasmim também pode ser utilizado para melhorar a função respiratória. Deve-se tomar após o jantar, 1 xícara por dia no máximo.
 
Não existe um óleo essencial de jasmim, mas sim um absoluto, que contém poderes curativos. A fragrância é absolutamente rica e sensual. Alivia o estresse, ajuda a remover bloqueios emocionais, acalma medos e ansiedade, e é levemente eufórica.
 
O jasmim é sagrado para Kama, deus hindu do amor, que usa o jasmim para untar suas flechas. Também é sagrada a Vishnu, Diana, Adônis, Deméter, Ceres, Cerridwen, Cernunnos, Fauna, Perséfone, Pan, Maeve, Ártemis, Zeus e Ísis.
 
Scott Cuningham diz que as flores secas devem ser utilizadas em poções de amor e que atraem um amor espiritual (ao contrário do amor físico). Essas mesmas flores atraem prosperidade se forem levadas junto do corpo, queimadas ou utilizadas. Para os sonhos proféticos, devem ser queimadas no quarto.
 
Melhora o humor e auxilia na cura da depressão. Aumenta a riqueza, prosperidade e afetividade no casamento e também é ótima para auxiliar em dores intensas como luto e perdas.
 
Algumas outras propriedades mágicas são: espiritualidade, visões, confiança, cura de “corações partidos”, projeção astral, negócios, processos legais, paz, sexo, aumento das qualidades femininas, boa sorte, luxúria, magnetismo (para atrair homens), equilíbrio, harmonia, proteção e boa para fazer meditação. Limpa a aura e estimula a criatividade.
 
Para os chineses, essa flor é o símbolo da doçura feminina.
 
Para mulheres com baixa autoestima, recomenda-se tomar um banho com chá de jasmim à luz de velas branca e roxas. Diz-se que elas enxergarão a beleza e a sexualidade dentro de si mesmas.
 
Chá de Jasmim
 
Ingredientes:
2 saches de chá de jasmim
2 cravos da Índia
2 pimentas da Jamaica
1 rama de canela
2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de suco de maçã
Adoçante dietético a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o cravo, a pimenta, a canela e a água. Leve ao fogo até ferver. Adicione os saches de chá e desligue o fogo. Deixe descansar por 5 minutos e misture o suco de maçã. Aqueça levemente e adoce a gosto.

Pudim de Jasmim
 
Ingredientes:
 
- 1 litro de água
- 4 saquetas de chá de jasmim
- 6 c. de sopa de frutose
- 1 1/2 c. de sopa de agar-agar
(ou 5 folhas de gelatina)

Modo de preparo:
 
Faça um chá com a água e as saquetas de jasmim.
Deixe arrefecer, junte a frutose e o agar-agar (ou as folhas de gelatina préviamente demolhadas em água fria e escorridas). Leve novamente ao lume, mexendo sempre até dissolver por completo.
 
Verta o preparado dentro de uma forma de pudim, passada por água fria. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar. Para desenformar, friccione a forma com cuidado ou mergulhe-a em água quente (até 1/3 da altura).

Sirva decorado a gosto...eu usei umas pérolas prateadas, que na altura de servir já tinham derretido!

Banho de Jasmim para a Autoestima
 
Esta simpatia ajuda a elevar a auto-estima e a auto-aceitação de quem a pratica, o que é muito importante para a realização pessoal em todos os aspectos da vida.

Misture:
 
  • 1 litro de água
  • Pétalas de 7 flores de jasmim
 
Macere bem as flores e deixe sob a luz do sol entre as 9 e as 11 horas. Então, use esse preparo em um banho, despejando-o em seu corpo, do pescoço para baixo.