terça-feira, 20 de agosto de 2013

A Lua Azul da Abundância

Hoje é Dia de Lua Azul - 20/08/2013
Acredita-se que a Lua Azul começou a ser cultuada, inicialmente, entre os egípcios, com a substituição do calendário lunar - que marcava o tempo usando as fases da lua - pelo solar - que introduziu o conceito do mês de trinta dias.

Lua Azul é o nome que se dá à segunda lua cheia dentro do mesmo mês. Um fenômeno que acontece, em média, uma vez a cada dois anos e sete meses, sete vezes a cada dezenove anos e trinta e seis vezes no século.
Desde a Antiguidade, a Lua Azul é considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, reforçando o sentido de plenitude da lua cheia.
A Lua Azul nos proporciona uma oportunidade a mais de tocar o divino, um aumento da consciência diante das forças sobrenaturais, reforçando, assim, o intercâmbio com os outros planos, reinos e dimensões. Por ser considerada um tempo entre os tempos, um momento raro - e por isso, muito mais poderoso e mágico - fica mais fácil alcançar o mundo entre os mundos por meio dela. É uma lua de abundância, que permite colher muito mais do que plantamos. Os encantamentos têm maior poder e os resultados são mais rápidos. Pensamentos e desejos tornam-se mais intensos e, assim, qualquer ritual exige maior cautela em relação aos objetivos e pedidos. Mais do que nunca vale a advertência: cuidado com o que pedir, pois você pode conseguir!
Com o surgimento do calendário juliano, no início do cristianismo, o culto à Lua Azul passou a ser reprimido por ser considerado uma exacerbação da simbologia lunar, do poder feminino e do culto às deusas, assuntos perseguidos e proibidos. Mesmo assim, permaneceu sua aura romântica e poética, e a Lua Azul passou a ser associada à crença de que era propícia ao romance e ao encontro de parceiros. Surgiu o termo inglês blue moon, significando algo muito raro, impossível, dando origem a inúmeras músicas e poemas melancólicos ou esperançosos.
Na mitologia celta, esta lua favorece o contato com o reino encantado dos seres da natureza. Invocam-se as Rainhas das Fadas - Aeval, Aine, Aynia, Bri, Creide, Mah e Sin - e empreendem-se viagens reais ou imaginárias para as sidhe, as colinas encantadas, morada do Little People, o Povo Pequeno.
Para agradar as fadas, os celtas cultivavam perto de suas casas suas plantas preferidas - calêndulas, verbenas, violetas, prímulas e tomilho - e deixavam oferendas de mel, leite, manteiga, pão e cristais nas clareiras onde os círculos de cogumelos denotavam sua presença. Para favorecer a visão, abrindo a percepção psíquica, usava-se artemísia, em chá ou em infusões para banhos, suco de samambaias ou orvalho passado nas pálpebras, sachês de mil folhas e hipericão, invocações mágicas adequadas.
A Lua Azul é regida pela Matriarca da Décima Terceira Lunação. Ela é aquela que se torna a visão, a guardiã de todos os ciclos de transformação, a mãe das mudanças. Essa Matriarca nos ensina a importância de seguir nosso caminho sem nos deixar desviar por ilusões que possam vir a interferir em nossas visões. Cada vez que nos transformamos, realizando nossas visões, uma nova perspectiva e compreensão se abrem, permitindo-nos alcançar outro nível na eterna espiral da evolução do espírito. A última visão a ser alcançada é a decisão de simplesmente SER. Sendo tudo e sendo nada, eliminamos os rótulos e definições que limitam nossa plenitude.
Para criar uma atmosfera adequada a uma celebração da Lua Azul, use velas e roupas azuis. Prepare água lunarizada expondo garrafas de vidro azul, cheias de água, aos raios lunares. Prepare "travesseiros dos sonhos", enchendo uma fronha de tecido azul com flores de sabugueiro, lavanda ou alfazema, hipericão, folhas de artemísia e sálvia. Imante cristais e pedras azuis como o topázio azul, a safira, o berilo, a água-marinha, o lápis-lazuli ou a sodalita. Com a ajuda de músicas com sons da natureza - como pios de corujas, cantos de baleias ou uivos de lobos - permita que sua criatividade e intuição levem-no/a ao reino das fadas ou ao encontro das deusas lunares. Olhe fixamente para a lua, eleve seus braços e puxe a luz da lua para sua testa, seu coração e seu ventre. Conecte-se, em seguida, à Matriarca, pedindo-lhe orientação sobre as mudanças necessárias para alcançar uma real transformação. Permaneça, depois, em silêncio e ouça as mensagens e respostas ecoando em sua mente ou alegrando seu coração.

Mirella Faur


Material para o Ritual da Lua Azul


08 velas na cor prata para o círculo maior

05 velas na cor azul para o pentagrama
01 pedra grande ou uma mesinha
Folhas secas para o círculo
Pétalas vermelhas para o pentagrama
Caldeirão
Gravetos para queimar
Álcool de cereais
Cálice com sidra
01 maçã
Athame
Gravetos
Pedaços de papel
Incenso de erva solar
03 velas vermelhas


Procedimento:

Prepare o local escolhido para o ritual, faça um círculo com as velas na cor prata e com as folhas secas. Trace o pentagrama com as pétalas e coloque em cada ponta uma vela azul.

Espalhe os incensos (cada participante deverá ter o seu. Prepare o altar fazendo uso de sua criatividade e imaginação. Lembre-se que Brigith gosta muito da beleza natural.

Antes de abrir o círculo, cante uma música agradável e leia uma poesia previamente escolhida para esse momento.

Abra o círculo mágico como de costume e então acenda as velas do altar e ateie fogo no caldeirão fazendo a seguinte invocação:

Eu invoco os poderes da noite, a magia da Lua e a Arte da Deusa Brigith nessa noite mágica onde a luz da lua supera a escuridão e nossas almas se iluminam plenamente com a força e a intensidade da natureza que está em nós e ao nosso redor.

Grande Mãe Lua que sua energia plena esteja em mim, que a sua chama seja a chama da vida que arde fortemente em todos os cantos do meus corpo.

Deusa Brigith
Eu sou aquela que tua arte ajudou a tecer
Aprendiz de todos os teus mistérios e de tua magia
Esteja em mim como eu desejo estar em você nessa noite magica
Permita-me ser plena na escuridão
Ser avesso e realidade, fantasia e inspiração

Terra, Fogo, Água, Ar
Eu sou aquela que te reconhece em todos os cantos desse planeta
Invocando sua força e magia a cada novo dia
Como forma de ciência e aprendizado
Estejam em mim como eu estou em cada um de vocês

Norte, Sul, Leste e Oeste
Eu sou aquela que reverencia os quatro cantos desse planeta
Invocando sua arte e sabedoria através da aurora e do crepúsculo
Através das estações do ano e da dança que suas forças ajudam a acontecer

Eu vos invoco e convido a serem apenas um nessa noite
E desejo intensamente que meu corpo
seja digno de ser morada para suas forças e poderes

Eu desejo ser terra e sentir o chão onde eu piso, edificando e continuando a sua arte que é a minha arte
Eu desejo ser fogo, chama que não se apaga jamais e me ensina que a morte é a chama do renascimento, é a lei da continuidade a vagar por todas as direções
Eu desejo ser ar, inspiração eterna que emana de todas as direções e principalmente de Ti
Eu desejo ser água, lucidez , confiança e sensatez a todo momento
Eu desejo ser o que sou, uma Deusa.

Beba um gole de sidra e diga:

”Deusa Brigith, Senhora do Fogo, da Poesia e da inspiração. Suma Sacerdotisa encantada da Lua Cheia, Senhora que cura e guerreia. Senhora do fogo primaveril, Eu vos saúdo nessa noite mágica através deste líquido consagrado em teu nome”

Coma um pedaço da maçã e diga:

”Deusa Brigith, agradeço por estar aqui, iluminada pela chama destas velas que ardem para representar a tua Sagrada Chama. Nós celebramos a tua Arte, a tua Inspiração, a tua Magia. Esteja em mim, como eu estou em você.”

Dance  ao redor do caldeirão e diga:

Esse é o ritmo da vida
Esse é o ritmo da Lua
Esse é o ritmo de Brigith
Esse é o meu ritmo

(repita várias vezes, começando lentamente e siga aumentando o ritmo como se fosse um mantra, ao final saúde Brigith com um grito, elevando as mãos para o alto)

Feche o círculo e faça um banquete com frutas da estação, suco, uma sopa leve. Nada de alimentos pesados.
Ritual por Nephalas Universo Mágico.