terça-feira, 20 de agosto de 2013

Litha


       
Deidades Relacionadas: Mãe Terra, Pai Sol, fadas e demais seres encantados.

Ervas Relacionadas:
arruda, rosa, verbena, trevo, erva-de-são-joão, camomila, lavanda, artemísia.
Pedras Relacionadas: ametista, malaquita, topázio dourado, opala, cristal, azurita, lápis-lazúli.


Também
conhecido como solstício de verão ou dia de São João, este festival celebra o primeiro dia de verão, o dia mais longo do ano. Já que neste dia o sol atinge seu pleno vigor, o Deus assume o seu papel de Pai Sol. A Deusa, por sua vez, torna-se a Mãe Terra. E assim ambos trabalham arduamente para manter a terra verde, fértil e abundante. (Pelo fato de Litha ser a celebração do solstício de verão – o primeiro dia do verão –, a data deste festival varia de ano para ano)

Por
essa razão, além de ser um festival solar, Litha é a celebração do trabalho, da generosidade e da retribuição que devemos ao nosso planeta. É a celebração daquilo que nos cabe fazer na preparação da colheita da estação, de modo que nesta época não é apenas a colheita agrícola que está envolvida. Nós também devemos ser colhidos e precisamos estar prontos para tal. Esse tipo de colheita envolve o nosso ato de compartilhar com a nossa comunidade, e de reconhecermos e retribuirmos a ajuda que recebemos das pessoas sendo gentis e generosos com aqueles que são menos afortunados do que nós.

Felizmente,
em Litha nós recebemos ajuda. Pois com o sol no seu apogeu, as fadas e os seres encantados estão por toda parte. E assim passamos a ser o objeto de trabalho do povo encantado. Por vezes disfarçados de vagalumes, eles voam de um lugar para outro, florescendo os nossos corações e embelezando o nosso jardim espiritual. Eles iluminam nosso caminho e nos inundam de alegria e prazer. Com os seres encantados ocupando todo o seu tempo em nos apontar a direção mais adequada, nós enxergamos as coisas sob um prisma diferente. Desse modo, subitamente percebemos que não é difícil fazer o bem para as outras pessoas, e que, na verdade, esta tarefa é extremamente fácil.

Tudo
tem, no entanto, o seu preço, e isto também se aplica à ajuda das fadas e dos seres encantados. Pois da mesma forma que em Litha honramos o Senhor e a Senhora durante o dia, à noite devemos prestar homenagem às fadas e aos seres encantados. Não proceder assim é pedir problemas e caos. Você acha que estou brincando? Saiba, então, que tudo isso está muito bem descrito em Sonho de uma Noite de Verão, uma das obras mais famosas de William Shakespeare.

Notas para o Círculo de Litha
 
Use uma toalha branca ou verde no altar e acenda velas azuis e amarelas. Decore-o com ervas frescas, flores e ramagens da estação, e coloque nos cabelos algumas flores. Queime o incenso próprio de Litha (uma mistura de camomila, lavanda, artemísia e pétalas de rosas).
Amarre sininhos com fitas na varinha para satisfazer as fadas e use a varinha para traçar o círculo.


Ideias para a Celebração de Litha

 
  • Levante-se um pouco antes de o Rei Sol nascer. E à medida que ele despontar no horizonte, brinde-o com um suco de laranja, dizendo algo mais ou menos assim:
Poderoso Rei Sol, redondo e brilhante, Na minha vida eu o saúdo neste instante E com orgulho o honro neste dia Por nos aquecer com os raios dourados que você irradia!
  • Decore as árvores com símbolos solares, atados por fitas amarelas e azuis. Enquanto estiver amarrando os símbolos na árvore, diga algo mais ou menos assim:
Terra e Sol, Mãe querida e Pai adorado Nós agradecemos pelo trabalho realizado. A terra floresceu e juntos florescemos com alegria, Vocês nos devolveram a perfeita harmonia. Terra e Sol, Mãe querida e Pai adorado Que cada um de nós por vocês seja abençoado, E que suas bênçãos se espalhem por todo lugar Enquanto fitas azuis e amarelas estamos a arrumar!

 
  • Acenda uma pequena fogueira no lado de fora de casa, feita com lenha de carvalho, abeto e erva-de-são-joão. Pule a fogueira para ter sorte e saúde pelo resto do ano (se você não puder fazer uma fogueira fora de casa, acenda a lenha dentro do seu caldeirão como alternativa). Ao pular a fogueira, diga algo mais ou menos assim:
Saúde e fortuna esperam por mim, Pois assim quero e será assim!
  • Confeccione velas de cera e ervas no Círculo. Para tanto, basta pegar um pouco de cera de abelha e misturar numa colher de sopa de ervas trituradas. Depois estenda o pavio e, com as mãos, vá enrolando a massa de cera em torno dele, recitando ao mesmo tempo algo mais ou menos assim:
Erva e cera agora vou misturar E no pavio a magia há de estar!
 
 
Depois ofereça as velas para o trabalho do Senhor e da Senhora, das fadas e dos seres encantados, dizendo algo mais ou menos assim:

Estas velas estou agora a lhes oferecer
Para que fácil se torne o trabalho de trazer
A cada ano as quatro estações.
Ofereço-as então com amor e caras emoções!

 
Acenda uma dessas velas a cada estação. 
  • Deixe um pratinho de comida fora de casa, como oferenda para as fadas e os seres encantados. Regue-o com um pouco de mel, dizendo algo mais ou menos assim:
Fadas e seres encantados, Duendes e elfos alados,
Que sejam agora recompensados
E que sejam todos abençoados!
 

MORRISON, Dorothy. A Arte: O livro das sombras de uma bruxa.