terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ritual do Dia de Hécate

- 1 pedra para ser descartada e 1 pedra para ficar no seu altar (Norte)
- 1 música de que goste muito e som para tocar
- 1 Vela da sua cor favorita (além das demais do altar)
- 1 cálice com água


Trace o círculo mágico e invoque os quadrantes como de costume.
 
Invocação a Hécate

“Ouço e sinto a presença de Hécate que habita todos os lugares indicados pelos quatro pontos cardeais. Sua energia e esplendor brilham como o sol da meia noite, convocando-me para a celebração de sua data especial. Hécate, Sua presença é chamada para este rito de amor e paz a ser comemorado em nome daquela que é a Senhora da Terra, das Ilusões, dos Caminhos e do Submundo. Hécate, poderosa Senhora, eu te invoco para este meu ritual. Venha celebrar comigo e seja bem vinda.”

Volte-se para o norte e segure a pedra entre suas mãos.  Medite sobre um obstáculo que você deseja eliminar de sua vida.  Visualize todos os detalhes associados a ele, as situações que ele está provocando e todo o problema que causa.  Uma vez que tenha transferido para a pedra toda a energia do que deseja eliminar, volte-se para o Norte e leia em voz alta:

Hécate vem para a minha vida pelo Norte, caminhando, serenamente, e trazendo em seu rosto o sorriso belo do anúncio de sua chegada. Ela traz flores brancas e feixes de trigo em suas mãos.  Um coroa de folhas de carvalho adorna sua cabeça, entrelaçada entre fios sedosos de cabelos cor de bronze escuro.  Ao se aproximar de meu círculo mágico, Ela diz, “Você me chamou e por isso eu vim. Vim recolher a pedra que está em seu caminho e a levarei comigo de volta para os recônditos de meu ventre fecundo. Lá, seu obstáculo se dissolverá e se tornará adubo para novas empreitadas. Em troca do obstáculo que levo, deixo com você esta benção, que não será uma barreira, mas sim uma fonte de força” (deixe a pedra a ser descartada fora do seu espaço sagrado).  Às palavras da Deusa, pergunto, “E que força é essa que a Senhora traz para mim?”.  Hécate diz, “Trago a força da proteção da Terra, as grutas úmidas das montanhas e a proteção da semente à espera por germinação. Trago a serenidade e a paz dos meses de Inverno e a resistência da madeira que se recusa a ceder à força das tempestades. Trago a força da rocha, que se permite quebrar e partir-se até tornar-se grão, mas que nunca se esquece de sua essência. Enquanto você estiver aberto à minha proteção, eu estarei aqui para te ajudar a se proteger. É isso que trago a você nesta pedra”.

Você retira a pedra de seu altar e a segura em suas mãos, visualizando que foi a Deusa quem a lhe entregou.  Sinta o pulsar da energia poderosa da Deusa e a proteção contida nela.  Retorne a pedra ao altar e volte-se para o Leste.

Hécate vem para a minha vida pelo Leste, flutuando, carregada por ventos que, ao ritmo de seu humor, chicoteiam os cabelos escuros e as dobras de seu vestido branco. Ela tem os olhos fechados em uma expressão de prazer, como se saboreasse as carícias travessas dos ventos que a carregam. Seus braços, pescoço e cintura são adornados por feixes dourados de trigo e palha, entrelaçados habilidosamente com folhas de louro em padrões intrincados.  Ao se aproximar de meu círculo mágico, Ela diz, “Você me chamou e por isso eu vim. Vim dançar com você a dança que toca o seu coração, pois apenas dançando com nossos medos que discernirmos sombras de ilusões. Apenas dançando com a solidão que lhe daremos uma companheira. Apenas rindo de nossas próprias tolices descobrimos que erros são oportunidades e que não saber tudo é prova de um infinito de vida a ser vivida”. Às palavras da Deusa, pergunto, “E a Senhora me concede a honra desta dança?” (comece a tocar a música escolhida). Hécate sorri, estende a mão a você e diz, “Pois dancemos (comece a dançar e a ler pausadamente). Dancemos e que nossos passos iluminem a escuridão através das sendas do seu destino. Que os passos de seus ancestrais te guiem nessa jornada, como estrelas brilhando na imensidão infinita do universo, inúmeros caminhos a serem seguidos. Que no meio dessa valsa de estrelas haja negrume suficiente para você esculpir sua própria trilha, seu próprio destino, pois há muito que os ossos dos que se foram não conseguiram alcançar. Pois, dancemos, e que nossa valsa seja celebrada através dos fios da eternidade. E que por essa dança você possa tecer seu próprio destino.

Dance até o final da música. Certifique-se que a vela de sua cor favorita está no altar e volte-se para o Sul.

Hécate vem para a minha vida pelo Sul, cavalgando um raio de luar como uma enorme cadela selvagem enquanto seus cabelos negros fundem-se à escuridão azulada do ceu noturno. Sua pele é salpicada de infinitos cristais brilhantes, como se Ela própria fosse trevas do firmamento. As estrelas estendem sua luz na esperança de acariciar a Deusa e regozijam-se ao tomar consciência de que, juntas, pavimentam a descida de Hécate com brilho, amor e alegria. O sorriso da Deusa é o próprio crescente lunar que brilha em meu coração e me traz esperança e paz. Ao se aproximar de meu círculo mágico, Ela diz, “Você me chamou e por isso eu vim. Vim pois eu sempre venho onde a esperança brilha, mesmo que ela seja apenas uma luz tênue e frágil e que muitas vezes possa não conseguir vencer a escuridão das trevas ao redor. É da luz da esperança que os sonhos se alimentam e sem sonhos não há o sabor da felicidade da conquista”.  Às palavras da Deusa, pergunto, “A Senhora aceita então a chama que lhe ofereço? (acenda a vela). Hécate sorri, e o brilho da Lua crescente sorri para mim naquela face, “E em troca de sua luz eu trago a minha chama sagrada da inspiração, da concentração e da serenidade. Possa sua mente fiar seus pensamentos soltos e trançá-los em belíssimos arranjos que serão entoados à sua felicidade. Possa seu coração ouvir os sentimentos alheios e permitir-se compreender, vibrando com um calor próprio que trará aconchego para aqueles que precisam. Que nossas luzes brilhem juntas e que ela seja um constante lembrete de que dois corações batem onde antes você pensava haver um.
Observe a chama da vela e sinta que a energia de Hécate é conduzida por seu corpo, purificando e trazendo força para cada canto de seu coração e alma.


Quando sentir-se pronto, volte-se para o oeste e diga:

Hécate vem para a minha vida pelo Oeste, de onde também sopra a brisa gélida das almas desencarnadas ainda presas ao mundo dos vivos. Seus olhos, cor de escuridão, estão fixos na jornada adiante enquanto os inúmeros véus negros de suas vestes formam um mar ondulante de trevas no céu noturno.  Em sua mão está um punhal de prata cravejado de pedras da lua e em sua cintura há um açoite de couro negro de três feixes. Em sua chegada, a Deusa conduz uma horda de daemons e, seguindo-os, estão espíritos em sofrimento, desejosos por alimentar-se de Sua divina presença em busca de reconciliação, cura e paz. Hécate vem com expressão séria, porém serena, consciente da necessidade dos espíritos ao seu redor e de suas tarefas no Submundo. Ao se aproximar de meu círculo mágico, Ela diz, “Você me chamou e por isso eu vim. Vim para trazer reconciliação com as sombras de seu passado, pois é abraçando-se as dores e desafetos de tempos de outrora que podemos alcançar a cura de feridas já esquecidas. Trouxe minha horda de espíritos, pois conduzo aqueles que vêm a mim de livre vontade, mas tenho um compromisso de guiar espíritos perdidos em sofrimento rumo à cura e ao retorno ao ventre da Mãe Celestial. Vim para mostrar que por mais longa e árdua que seja uma jornada, por mais escuro que seja um caminho, por mais dolorosa que seja uma lembrança, todo o sofrimento tem um fim”. Às palavras da Senhora, pergunto: “A Senhora aceita esta água como oferenda para saciar a sede espiritual daqueles que precisam dela?” (derrame metade da água do cálice em libação). A Deusa diz “Pois que as águas que dançam e espiralam pelas terras deste mundo levem consigo o calor das canções vivas que os espíritos desencarnados desejam ouvir. Que essas águas limpem, purifiquem e levem consigo os grilhões que os prendem a um passado que jamais voltará. E em troca de sua oferenda, que os espíritos libertos pelas águas do mundo levem consigo uma mensagem que você deseja ser transmitida ao Submundo.”

Derrame a outra metade da água do cálice em libação enquanto você diz a mensagem que deseja ser levada ao submundo. Essa mensagem pode ser algo a ser para um ancestral, uma mensagem geral para as almas que precisam de consolo ou algo mais pessoal para um ente querido que se foi de seu convívio.

Prossiga o ritual lendo:

Hécate vem para a minha vida pelo Norte, Leste, Sul e Oeste. Sua risada singela, sua sobriedade solene e seu esplendor reverberam pela minha vida trazendo alegria, amor, felicidade, autoconhecimento e reflexão. Que Hécate seja homenageada neste dia, como o foi em tempos de outrora, e que a chama da Deusa brilhe forte em meu altar e em meu coração. Que homens e mulheres cujas almas juraram servi-la, possam ver a alegria da chama de minha luz e lembrar-se de que, apesar de adormecida por muitos séculos, Hécate vive e ainda tem muito que ensinar. Pois não há nenhuma lição, nenhuma experiência e nenhum sonho que não tenha sido testemunhado pela luz do luar. Obrigado, Hécate.

Ao sair de seu espaço sagrado, atire a pedra que representa o obstáculo retirado por Hécate o mais longe que você puder.
 
Montei um ritual simples e com poucos materiais para bruxos celebrando o dia de Hécate (13 de Agosto) solitariamente.  Se você não estiver sozinho, este rito pode ser encenado elegendo-se uma bruxa para representar Hécate.


Boa celebração!  por Dylan Siegel