quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Banhos

 O Banho


A água exerce um fator muito importante para a saúde. Um banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.
A hidroterapia é o tratamento pela água, onde o banho tem uma função primordial para a manutenção da saúde corporal e mental.
O banho quente relaxa o cansaço, acaba com o stress, renova o corpo e a mente no fim do dia ou num momento de renovação das energias. No inverno ele aquece e nos dá aquele calorzinho gostoso que nos dá aconchego do frio.
Cada um no seu momento, frio ou quente, um banho especial, caprichado, turbinado com ingredientes especiais pode ser um momento maravilhoso, benéfico a até rejuvenescedor para o corpo.
 

Banhos Frios:
 
Benefícios do banho frio
- Revigora, estimula os órgãos, eleva todas as funções orgânicas, em consequência, seu nível de saúde.
- É um afrodisíaco, deixa corpo pronto para ação.
- Se tomado corretamente, aumenta o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados – caso esteja resfriado ou gripado evite o banho frio.
- Eleva a auto-estima, traz benefícios nos aspectos mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio.
- Melhora a circulação: boa circulação sanguínea é vital para a saúde cardiovascular. Uma circulação de sangue saudável recupera os músculos mais rapidamente após intenso exercício físico e um banho gelado é uma forma fácil de melhorar a circulação. Água gelada age como vasoconstritor, ligeiramente aumentando a pressão. Desta forma, o oxigênio e os nutrientes chegam aos músculos em menos tempo.
- Mantém os cabelos e a pele saudáveis: água quente resseca a pele e os cabelos ao remover os óleos que naturalmente os cobrem. Se tu quiseres evitar coceiras e palidez, diminua a temperatura da água. Pra mim, a sensação de limpeza acontece só com água gelada. Além disso, esse tipo de banho deixa a pele radiante ao fechar as cutículas e poros.
- Ajuda a dormir: o estresse gera tensão nos músculos do corpo, dificultando na hora de dormir. Tenho tomado banhos gelados também antes de deitar na cama (1h antes) e sinto os músculos, principalmente do pescoço e trapézio, relaxarem fazendo com que o sono chegue mais rapidamente.
- A água fria possui ação anti-inflamatória. Isso porque ajuda na vasoconstricção, diminuindo a circulação e melhorando o tônus da pele. Além do mais proporciona uma sensação de vigor e ânimo, causando uma elevação da autoestima e promovendo benefícios no aspecto emocional.
 
Banho Quente:
 
Benefícios do banho quente
- O banho quente é recomendado para acalmar, como também ajudar contra a insônia. Podendo ser usado em casos de dores, lesões e fraquezas musculares, proporcionando assim um relaxamento muscular e diminuição dos espasmos (contração involuntária do músculo). Além do mais, a água quente aumenta a circulação, diminui a fadiga e ainda promove o relaxamento do corpo.
- Para os cabelos a ação benéfica está em receber melhor um tratamento capilar, ou seja, com a água quente as cutículas do cabelo se abrem, recebendo melhor assim a hidratação.
- Mas ATENÇÃO, a temperatura não pode ser muito alta. Quando a água está muito quente, capaz de provocar desidratação, secura e até a flacidez da pele.
A importância e o tipo de banho segundo a hidroterapia
A hidroterapia é o tratamento medicinal que utiliza a água como principal ferramenta.
Atualmente, cada vez mais corredores – profissionais e amadores – usufruem desta técnica como meio de recuperação e relaxamento após provas e treinos duros.

 
Uma dúvida recorrente é qual a melhor escolha, os banhos quentes ou os frios.
Banho frio: – Recuperação muscular – Ação anti-inflamatória – Remoção mais rápida do ácido láctico e do cálcio do corpo – Relaxamento e bem-estar .
Quando o corpo está cansado, desgastado o mais indicado é a aplicação de temperaturas frias nos membros mais desgastados.
Depois de praticar esportes a utilização de água gelada, por volta de 7ºC e 9ºC, traz alguns benefícios e ajuda a evitar algumas lesões musculares”. Entre os benefícios gerados pelo banho frio está a ação anti-inflamatória da água gelada.
A temperatura baixa gera a chamada vasoconstrição, que aumenta a pressão nos vasos, aumentando também a circulação de oxigênio. Isso cria um efeito analgésico, que lembra até uma massagem. As temperaturas baixas ajudam na reabilitação de algumas microlesões geradas pela corrida, além de eliminar substâncias tóxicas do nosso corpo.
Banho quente: – Aumento da circulação periférica – Relaxamento muscular – Capacidade viscoelástica – Diminuição dos espasmos.
Banhos quentes, para atletas, têm como função prevenir lesões e a recuperação pós-treinos, os banhos quentes são específicos para os corredores que já sofrem de alguma contusão. O maior benefício da aplicação de temperaturas altas à base de água está no efeito gerado por ela. O calor tem ação relaxante quando aplicado nas áreas mais desgastadas.
 
Sabão e Glicerina