quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A Cozinha Mágica


A cozinha é essencialmente um lugar mágico e continua sendo um dos poucos lugares, em que uma pessoa entra se propondo a realizar alguma coisa e realmente realiza. Temos aí um verdadeiro laboratório de alquimia. Durante o preparo de uma refeição temos uma verdadeira operação mágica ocorrendo, e não é a toa que os instrumentos "tradicionais" que sobreviveram a perseguição sistematizada que os cultos pagãos sofreram estão: o caldeirão, a colher de pau e o pilão.
Na cozinha temos o fogo que é um elemento mágico dos mais fortes. O fogo tem importância tremenda para nós, não podemos nos esquecer disso, como vivemos numa civilização superficial que no auge do consumismo deixa de dar o real valor para certos elementos fundamentais. Quem ainda tem um fogão à lenha, sabe que o rito de acordar cedo e acender o fogo ganha outro sentido.
  
O Caldeirão é um dos símbolos mais fortes das “antigas tradições” representando o útero da Mãe, da Deusa. Nele é gerado o alimento, nele preparamos nossas receitas, poções e encantamentos.O caldeirão (hoje sendo mais comum as panelas) é o lugar onde podemos juntar os ingredientes e então transmutá-los em algo diferente, no resultado que almejamos.

Toda pessoa que se dedica de fato as tradições (ou gosta realmente de cozinha) precisa ter, pelo menos UM caldeirão,
não importa o tamanho, pois quando usamos instrumentais para manipular as energias que vamos usar em nossas receitas, de magia ou não, o caldeirão surge como elemento dos mais importantes.

O caldeirão é o útero da deusa, o elemento feminino, da mesma forma que a colher de pau representa o deus, o elemento masculino em nossa cozinha.
 
 
Embora "sumidas" do comércio por uns bons tempos, por força das empresas de colheres de metal e de plástico, a boa e antiga colher de pau, é imprescindível em qualquer cozinha, claro tomando-se os cuidados necessários para esterilizá-las sempre que possível.

 Assim , o Caldeirão é a própria força da Terra e a colher de Pau que representa o Sol, é similar em poder a chamada "varinha mágica" de certas tradições, é o veículo ativo do poder solar que se une ao poder telúrico para gerar a vida.
Deixar uma vela acesa dentro do caldeirão é acionar o poder da Deusa Dragão, a que traz em seu útero o fogo da Vida, a chama da existência.

Uso Mágico da maioria das ervas e tempero: Proteção
Estamos rodeados por energias, e dependendo do uso delas ou da mente humana- do ego- algumas podem ser positivas, outras negativas.(ex a raiva, o ódio, o julgamento...) A proteção das energias negativas através da dieta, será tanto espiritual, quanto física. As ervas e os temperos de proteção podem ser adicionados em quase todos os alimentos, mesmo que o prato não seja direcionado para esse fim.
Uma boa dica é espalhar as ervas em uma superfície lisa ou em um papel quadriculado ou papel manteiga. Com o seu dedo indicador, trace um símbolo de proteção (um círculo ou o pentagrama, por exemplo). Visualize a proteção enquanto você desenha.
 
 
A cozinha em nosso próprio Benefício

Existem vários elementos e ingredientes existentes e comuns em nossa cozinha nos dias de hoje que podem ser utilizados em nosso próprio benefício. Aqui são destacados alguns desses elementos e suas utilidades:

Alho: Para afastar energias negativas;
Alecrim: Trabalha a mente consciente, a Cura, o amor e a proteção;
Aveia: Trabalha como a Prosperidade;
Bicarbonato de Sódio: Para limpeza e expansão áurica;
Canela: Traz amor, trabalha com o dinheiro e com a consciência psíquica;
Café: Para resgatar a energia física a mente consciente
Cominho: Traz paz e felicidade;
Coentro: Trabalha o amor e a sensualidade;
Cebolinha: Ajuda na perda e peso e na proteção;
Cravo da índia: Traz amor, dinheiro e proteção;
Erva doce: Resgata a força física, ajuda na perda de peso e na proteção;
Gergelim: Traz sensualidade e fertilidade;
Leite: Realiza a expansão áurica;
Limão: Realiza a purificação e sentimento de felicidade;
Louro: Para promover vitória, proteção e cura;
Manjerona: Traz amor e paz;
Mel: para purificação, cuidados com a saúde, amor, sensualidade, felicidade, espiritualidade, sabedoria e perda de peso;
Milho: Para proteção e espiritualidade;
Mostarda: Traz coragem e proteção;
Noz moscada: Traz coragem e proteção;
Orégano: Traz paz e equilíbrio;
Sal fino: Utilizado para limpeza áurica em nível sutil;
Sal grosso: Utilizado para limpeza áurica em nível denso;
Salsinha: Para proteção e prosperidade;
Tomate: para cuidados com a saúde, para proteção e dinheiro;
Vinagre:Traz a purificação e a proteção;
 
Fontes - A Cozinha Mágica - Marcia Frazão, A Casa Mágica - Scott Cunningham.