segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pimenta Mágica

 
 
Planeta: Marte

A pimenta ,mais do que um tempero, elas ajudam a harmonizar ambientes e atraem prosperidade e sorte.

A natureza mantém um arsenal de instrumentos mágicos que muitas pessoas desconhecem e que podem ser utilizados para dar uma força no destino, solucionar alguns problemas e ajudar na concretização de nossos sonhos.
Sálvia, manjericão branco, eucalipto, sândalo, e inúmeras plantas e essências que estimulam partes do organismo e da mente.
Uma das plantas muito utilizadas na magia é a pimenta.
Malagueta, dedo de moça, cumari e mais de milhares de denominações, aromas, cores e sabores, a pimenta é considerada como símbolo de tudo que dá um pouco de sabor e é excitante e quente. Ela desperta vigor e impulso criativo e faz uma barreira contra coisas negativas.

Conta os historiadores que a pimenta na Europa dos séculos XV e XIX valia ouro. Era considerada uma da mais caras especiarias, utilizada não só para temperar pratos, mas até utilizadas em drinques quentes e tropicais.
Es e tornava cada vez mais cara pois foi se tornando famoso e só brotava em terras tropicais, o que veio ao encontro dentre outros motivos de expedições em busca de riquezas em terras desconhecidas.

O Uso da Pimenta na Magia

A pimenta vermelha, Dedo de moça, pode ser utilizada para afastar situações e problemas que estão atravancando a vida da gente.
Uma boa dica é escrever o problema num papel, cavar um buraco em um jardim e colocar três pimentas em cima do papel, enterrando.
Os magos ainda ensinam a fazer arranjos para se colocar dentro de nossas casas, evitando a entrada de energias negativas.
Basta colocar as pimentas num vasinho ou num arranjo, mesmo que secas, num canto estratégico próximo à porta de entrada de sua casa.

Para os Bruxos a pimenta é ótima para se carregar na carteira ou na bolsa como forma de amuleto.
Ela ajuda nas mudanças de trabalho, adaptação de novos ambientes, início de negócios, questões financeiras e de herança, pois atrai prosperidade e sorte.
 
Doenças que a Pimenta Cura e Previne

 Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreático...s malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca – Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose – A cubebina, extraída de um tipo depimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas – É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas – A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções – O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade – Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose - Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.

 
DICAS:
 
Pimenta curtida na cachaça

Leve ao fogo vinagre branco ou cachaça (usei cachaça), sal marinho e deixe ferver por 5 minutos.
Apague o fogo e reserve....

No vidro coloque as pimentas alternadas, e se quiser pode acrescentar, folhas de louro, alecrim, manjericão, alho inteiro (descascado), tomilho, cebolinha e misturar várias cores e formatos de pimentas no mesmo pote.

Fica decorativo e delicioso.

Coloque os ingredientes reservados, já lavados e secos, no vidro esterilizado e adicione a cachaça ou vinagre, deixe esfriar e conserve na geladeira.

Esta conserva substitui saladas como acompanhamento de algumas refeições.

E é excelente como aperitivo, acompanhando um churrasco.
Tem muitas utilidades na culinária, sem dizer os poderes da pimenta tanto como alimento, como em proteção.
 
Pimenta da Jamaica - Triture bem e coloque-a sobre as brasas do carvão.

Ótimo para reuniões, tem o poder de aumentar a relação entre as pessoas, dissipando qualquer negatividade.
 
Para ter bons fluidos em casa

Faça uma faxina em casa jogue tudo que for velho fora, jornais, revistas e moveis que já não tenham mais utilidade.
Depois de feito isso lave a casa por 7 sextas feiras com sal grosso na água.
O ambiente fica renovado e livre das energias negativas.
Assim ajuda a manter a energia da pimenta.
 
É incrível como as pessoas se incomodam com a presença do vaso de pimenta, você vai notar a visita que não está com grandes amores com você só desta olhar para o vaso seguidamente...
 
- Pimenta no Azeite de Oliva

1 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de suco de limão...
Pimentas selecionadas à sua escolha

Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça 1 xícara (chá) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.

- Conserva Básica de Pimenta

Pimentas selecionadas de sua escolha
2 copos de vinagre branco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Faça uma calda com o vinagre, o sal e o açúcar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faça o branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.