sábado, 13 de setembro de 2014

Flores para Degustar

 
 
A gastronomia é realmente muito diversificada. Com alguns ingredientes e uma pitada de criatividade é possível criar verdadeiras delícias na cozinha, de carnes a peixes, de massas a risotos e, porque não, doces, geleias e licores à base de flores. As espécies comestíveis caíram no gosto de muitos chefes e têm ganhado espaço nos menus de restaurantes pelo mundo. Além de incrementarem a estética dos pratos, elas também são importantes fontes de vitaminas A, B, C, E, aminoácidos e minerais.
 
Mousse de rosas, geleias de camomila e hibisco, licores de calêndula e de alfazema, pães, bolos e biscoitos são apenas algumas dessas delícias.
 
Cuidados


Antes de utilizar qualquer tipo de flor na culinária, lembre-se que são necessários alguns cuidados. Somente devem ser consumidas flores cultivadas em locais protegidos do acesso de animais, de poluição e irrigadas com água potável. Além disso, é importante consumir apenas flores cultivadas sem agrotóxicos. Vale ressaltar também que nem todas as flores são comestíveis. Existem algumas que são tóxicas e podem fazer mal à saúde. Estão liberadas para o consumo as rosas, a violeta, a calêndula, a capuchinha, o amor-perfeito, o jasmim-trepadeira, a flor de abóbora, a marcela, a camomila, a begônia, a margarida, a boca-de-leão, a madressilva, a flor de manjericão, de cebolinha e de hortelã. Já o copo-de-leite, o lírio-da-paz, a azaléia, a flor-de-mel, a hortênsia, a espirradeira, o bico-de-papagaio, a coroa-de-cristo, a dedaleira, a trombeteira e o antúrio devem ficar longe da cozinha.
  
Funcionalidade das principais flores:
 
Capuchinha - geralmente servida em saladas, é bastante popular na culinária devido ao seu gosto exótico e picante. Como alimento, é fonte rica de vitamina C.



Rosa – combinam com doces, caldas e com o chocolate, em fondue. Na culinária é considerado um sofisticado complemento. Entre as propriedades medicinais das rosas destaca-se as ações diurética, calmante e rejuvenescedora.



Calêndula – por possuir um sabor meio amargo, combina bem com saladas, arroz doce e massas. É rica em potássio, vitamina C e em carotenos. Também tem ação antialérgica.



Flor da abobrinha – pode ser servida em diversas receitas, como sopas, saladas, risotos e como recheios de pratos salgados. De sabor suave, é utilizada na culinária em todo mundo. A flor de abobrinha é rica em vitamina C.



Amor-perfeito – combina com sobremesas, especialmente as tortas. Na culinária, fica elegante e sofisticado quando usadao para embelezar pratos. É rico em vitamina C e é considerado um poderoso desintoxicante.
 
Mousse de Rosas
 
Ingredientes:


3 rosas vermelhas grandes
2 claras batidas em neve com seis colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de raspas de casca de limão
1 envelope de gelatina sem sabor incolor ou vermelha
200 gr de creme de leite gelado
½ xícara de açúcar
1 xícara de água
1pitada de sal
 
Modo de fazer:


Ferver a água e despejar sobre as pétalas de rosas. Voltar ao fogo e deixar ferver por mais três minutos. Logo após acrescentar o sal e o açúcar e ferver por mais três minutos. Coar e reservar as pétalas. Usar a calda de rosas ainda quente para dissolver a gelatina. Liquidificar a mistura e deixar amornar.
Acrescentar o creme de leite aos poucos, batendo sempre. Acrescentar as claras em neve com o açúcar e a casca de limão, misturando suavemente. Por fim, decorar com pétalas de rosas e colheradas de merengue e levar para gelar. Servir gelado.
 
Geleia de Camomila
 
Ingredientes:


3 xícaras de água
3 xícaras de açúcar
9 colheres de sopa de camomila
1 colher (café) de suco de limão
1 envelope de gelatina sem sabor e sem cor
 
Modo de fazer:


Ferver a água, acrescentar a camomila e ferver por mais cinco minutos. Coar e acrescentar o açúcar e deixar ferver por mais 15 minutos. Colocar a gelatina em ½ copo de água fria e deixar hidratar por cinco minutos. Dissolver na calda de camomila ainda quente. O ponto da geleia é quando o creme pinga bem devagar da colher.
 
Licor de Rosas e flores de Manjericão
 
Ingredientes:


1 xícara de chá de pétalas de rosas
9 pendões de manjericão floridos
½ litro de álcool de cereais ou 1 litro de cachaça de boa qualidade
1 medida de calda base clarificada
1 pitada de sal
 
Modo de fazer:


Colocar as pétalas de rosa e as flores de manjericão em um vidro de boca larga e completar com o álcool de cereais ou cachaça. Deixar a mistura macerando em local seco, arejado e escuro por sete dias, agitando de vez em quando. Coar e acrescentar a calda. Misturar, envasar e deixar envelhecer em local seco e ao abrigo da luz por dois meses. Após o período de envelhecimento, coar uma ou mais vezes com filtro de papel para separar o sedimento acumulado do líquido.
 
Por Mirian Spuldaro