quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Comidas que dão sorte no Ano Novo


O primeiro pensamento que temos na virada do ano é que o ano seguinte seja melhor. Os pedidos são muitos, um novo amor, mais dinheiro, promoção no trabalho, uma viagem, um carro. Seja qual for o desejo, todos pedem saúde para conseguir realizá-lo e alguns também pedem sorte, afinal um pouco de sorte nunca é demais, não é mesmo?
Algumas pessoas vão além dos pedidos e fazem simpatias, feitiços... para alcançarem o que anseiam, como pular ondinhas, guardar uma folha de louro na carteira, colocar ramos de trigo na mesa da ceia, entre outras tradições que passam entre gerações há anos, fazendo parte da nossa cultura.
Uns chamam de reza, outros de superstições, o fato é que essas dicas fazem parte da sabedoria popular e expressam um sentimento de fé e pensamento positivo para que algo de bom retorne a nossa vida.
Hoje iremos falar das famosas comidinhas tradicionais dessa época do ano que trazem sorte e boas energias.
 
Lentilha e outros grãos

Os grãos trazem a expectativa da fertilidade na maioria das culturas. São a base da alimentação na história da civilização. O arroz, o trigo e o feijão alimentam nações por gerações. Para os orientais, o mais simbólico deles é o arroz, considerado o grão da vida. Chineses, japoneses e indus consomem o arroz em diversas receitas na esperança de prosperidade.
No caso da lentilha, diz a lenda, que ela deve ser o primeiro alimento a ser ingerido na ceia para que não falte dinheiro e saúde durante o ano, isso porque as sementes esverdeadas, da família das leguminosas, incham e dobram de tamanho depois de cozidas.
 
Peixes

Os peixes simbolizam a purificação por meio de seu habitat, a água. Além disso, Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações e que são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos.
 
Porco

Os porcos são animais polêmicos na história da civilização. Enquanto algumas culturas consideram sua carne impura, outras o tratam como animal resistente, parrudo e que busca oportunidades, já que estão sempre com o focinho para frente. Por isso, é bem-vindo na ceia de ano-novo. O pé de porco com lentilhas é um prato tradicional de boa sorte.
 
Romã

As sementes da romã são um símbolo de fartura e abundância. A romã também carrega uma simbologia religiosa. Para os judeus, comer essa fruta no ano-novo judaico é questão de virtude e, ao comer algumas de suas sementes, o homem estaria reforçando suas qualidades. O peso religioso da romã também aparece no catolicismo. No dia de Reis, costuma-se comer algumas sementinhas e guardá-las na carteira para ter sorte e riqueza ao longo do ano.
 
Uva

A uva é nobre em muitas culturas, porque é a fruta que dá o vinho, o símbolo dos excessos, da fartura e das festividades. Seus cachos indicam também a ideia de fartura. Na Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil. A tradição começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta no país.
 
Frutas secas e Castanhas

Elas sempre estiveram associadas à fartura e à sorte por serem alimentos resistentes, possíveis de ser armazenados durante muitos dias para garantir a alimentação. Nozes, castanhas, avelãs suportavam o inverno rigoroso no hemisfério norte e as frutas secas eram a forma mais eficaz de conservação durante os períodos de tempo ruim. Acreditam que as frutas também trazem doçura para o ano seguinte, por serem doces.
 
Cordeiro

As citações bíblicas comprovam o apelo religioso do cordeiro para os católicos. É um animal considerado puro e, por isso, é permitido até mesmo no período da quaresma, em que os fiéis não podem comer carne vermelha ou de animais de sangue quente.
 
Louro

De origem greco-romana, o louro é símbolo de sucesso e vitória. Ser laureado significa ser reconhecido. Os atletas gregos que venciam, recebiam uma coroa de louros como prêmio. Além disso, são folhas de uma árvore resistente e que dão frutos em bagas volumosas. Guardar folha de louro na carteira na virada é promessa de sucesso e dinheiro ao longo do ano.
 
Champanhe

O champanhe é sinônimo de festa e comemoração. A bebida simboliza alegria e abundância, até o estouro da rolha é usado como simpatia e para atrair um ano melhor.
 
Macarrão

Em muitas culturas asiáticas o macarrão simboliza vida longa. O segredo é não cortá-los em tamanhos menores, você deve tentar ingerir os fios inteiros e, assim, terá sorte.
 
Se você está precisando de mais sorte no próximo ano, aproveite essas dicas.
 
 Receitas




Salada de Grãos

Ingredientes:

. 1 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico cozido 
 . 1 1/2 xícara (chá) de feijão branco cozido
 . 1 xícara (chá) de lentilha cozida 
 . 1 cebola roxa cortada em fatias finas
 . 2 tomates maduros, sem sementes, cortados em cubinhos
 . 1 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço
 . 4 colheres (sopa) de azeite
 . 3 colheres (sopa) de vinagre branco, tinto ou de vinho 
 . Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela, misture os grãos com a cebola, o tomate e a azeitona. Depois regue o azeite e o vinagre. Tempere com  o sal, misture bem, tampe com filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos antes de servir.

Rendimento: 6 porções




Sete grãos de Tétouan

Ingredientes:

. 1 pacote de arroz Ráris (250 g)
 . 1/4 de colher (chá) de cominho em pó
 . 1/4 de colher (chá) de canela em pó
 . 100 g de manteiga sem sal
 . 200 g de cebola em brunoise (cubinhos)
 . 300 g de abobrinha italiana em brunoise 
 . 100 g de amêndoas em lâminas
 . 150 g de damasco em tiras
 . 1 maço pequeno de alface roxa 
 . 1/2 maço de agrião
 . 2 cenouras cortadas em brunoise 
 . 3 filés de pescada-branca -  (120 a 150 g cada um)
 . 60 g de lentilhas
 . 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã rasgadas
 . Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:

Cozinhe os grãos em água, sal e especiarias até que fiquem macios. Escorra a água e reserve. Numa panela, coloque metade da manteiga e salteie a cebola, a cenoura e a abobrinha até tomarem cor. Reserve.
Doure as amêndoas na manteiga restante. Reserve. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno por 10 a 15 minutos. Retire, deixe esfriar e desfie. Reserve.
Cozinhe as lentilhas com água e sal até ficarem tenras, depois coe e reserve. Num prato, faça uma cama com as folhas (alface roxa e agrião).
Misture os grãos cozidos com as lentilhas, os vegetais salteados, o damasco, a amêndoa e o peixe desfiado e salpique a hortelã. Coloque no prato. Sirva em temperatura ambiente.

Rendimento: 6 porções


Salada de Lentilha com Bacalhau


Ingredientes:
.
 500 g de lentilhas secas
 . 50 ml de azeite extra virgem
 . Sal e pimenta-do-reino a gosto
 . 250 g de bacalhau dessalgado
 . 2 colheres (chá) de tomilho fresco picado
 . 150 g de cebolas em anéis
 . 10 tomates-cereja
 . 10 azeitonas pretas picadas
 . 50 g de amêndoas torradas e laminadas



Modo de preparo:


Cozinhe as lentilhas até ficarem al dente. Tempere-as com azeite, sal e pimenta. Cozinhe o bacalhau por 15 minutos e escorra.
Adicione o tomilho e refogue em azeite. Deixe esfriar. Doure a cebola em óleo bem quente. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Sirva em taças individuais.




Rendimento: 2 porções






Lombo de porco recheado com Arroz e Lentilha

Ingredientes:

Carne:

. 1 e 1/2 kg de lombo de porco com a gordura
 . 2 colheres (sopa) de sal
 . 1/4 de xícara (chá) de azeite
 . 4 dentes de alho picados
 . 1 cebola média picada
 . 1 xícara (chá) de cenoura ralada
 . 3 xícaras (chá) de miolo de pão fresco moído
 . 1 lingüiça tipo portuguesa moída
 . 1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
 . 1 colher (sopa) de alecrim picado.

Arroz com lentilha:

. 50 g de bacon cortado em cubinhos
 . 1 cebola picada
 . 3 xícaras (chá) de lentilha
 . 3 folhas de louro
 . Sal a gosto
 . 2 xícaras (chá) de arroz cozido

Modo de preparo:

Carne: Aqueça o forno a 200ºC. Abra o lombo como se fosse um livro deixando a gordura intacta. Tempere com sal. Numa frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo. Acrescente o alho, a cebola e a cenoura. Refogue por cinco minutos ou até a cebola murchar. Retire do fogo. Misture com o pão e a lingüiça moída até obter uma pasta (se for necessário, molhe com um pouco de leite). Espalhe a pasta no lombo aberto. Enrole como um rocambole e amarre bem com um barbante. Acomode o lombo numa assadeira, banhe com o vinagre e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por 45 minutos ou até a carne ficar macia. Enquanto a carne assa, banhe-a com água para que ela não grude na assadeira.
Arroz com lentilha: Numa panela, coloque o bacon e leve ao fogo alto para fritar. Junte a cebola e frite até começar a dourar. Acrescente a lentilha, as folhas de louro e refogue rapidamente. Junte água até cobrir a lentilha e cozinhe por 35 minutos ou até ficar macia. Tempere com sal. Caso sobre líquido, escorra. Misture com o arroz cozido e sirva.

Rendimento: 10 porções



Tabule de Quinoa

Ingredientes:

. 200 g de lentilhas verdes
 . 200 g de quinoa
 . 100 g de favas
 . 2 xícaras (chá) de tomates cortados em cubos
 . 1 xícara (chá) de pepino cortado em cubos
 . 1 xícara (chá) de cebola roxa picadinha
 . 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
 . 2 colheres (sopa) de ciboulette (cebolinha bem fina) picada
 . Azeite de oliva
 . Suco de limão
 . Sal a gosto

Modo de preparo:

1. Cozinhe as lentilhas por 20 minutos até que estejam macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve.
 2. Cozinhe a quinoa com água por cerca de 15 minutos, deixando-a al dente. Escorra e reserve.
 3. Cozinhe as favas em água com sal, escorra e resfrie em água fria.
 4. Misture o restante dos ingredientes, tempere com sal, salsinha, azeite e suco de limão.

Rendimento: 8 porções



Arroz com Lentilha e Ervilha torta

Ingredientes:

· 3 colheres (sopa) de manteiga
 · 1 cebola grande picada
 · 1 pimentão vermelho picado
 · 2 talos de salsão picados
 · 2 xícaras (chá) de lentilha
 · 6 xícaras (chá) de caldo de galinha
 · 400 g de linguiça portuguesa
 · 4 cenouras
 · 2 xícaras (chá) de arroz
 · 3 colheres (sopa) de azeite
 · 300 g de ervilha torta
 · 1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de fazer:

Leve ao fogo uma panela com a manteiga, a cebola, o pimentão e o salsão. Refogue por cinco minutos, mexendo às vezes. Ponha a lentilha e quatro xícaras do caldo de galinha. Cozinhe em fogo alto até ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 30 minutos ou até a lentilha ficar macia. Junte o arroz, a lingüiça em rodelas e a cenoura em cubos, aumente o fogo e deixe até ferver. Abaixe o fogo novamente, junte o caldo restante e cozinhe até o arroz ficar macio. Numa frigideira, esquente o azeite. Junte a ervilha limpa e refogue, mexendo, por cinco minutos ou até ficar ligeiramente cozida e crocante. Ponha o arroz com lentilha em uma travessa e arrume a ervilha ao redor. Polvilhe com a noz.

Rendimento: 10 porções



Salada de Lentilha com Cebola dourada

Ingredientes:

. 2 xícaras (chá) de lentilha
 . 4 colheres (sopa) de azeite
 . 2 cebolas cortadas em rodelas finas
 . 2 dentes de alho picados
 . 300g de tomate cereja cortado em quatro
 . 200g de queijo branco cortado em cubos
 . 1/4 de xícara (chá) de vinagre balsâmico
 . 1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
 . Sal e pimenta a gosto
 Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a lentilha na água com sal até ficar macia, com cuidado para não desmanchar. Em uma panela, aqueça o azeite e doure bem as rodelas de cebola. Em uma saladeira, misture a lentilha, a cebola, o alho, o tomate e o queijo. Tempere com o vinagre, o vinho, o sal, a pimenta e a salsa. Sirva em seguida.

Dica: Se quiser sirva quente com pão italiano grelhado com manteiga.

Rendimento: 6 porções



Salada de carne com Lentilha

Ingredientes:

. 600 g de filé-mignon cortado em cubos
 . Sal e pimenta a gosto
 . 1/4 de xícara (chá) de azeite
 . 1 cebola cortada em cubos
 . 2 cenouras cortadas em cubos
 . 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
 . 1 colher (sopa) de mostarda em grãos
 . 1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
 . Salsa picada a gosto
 . 2 xícaras (chá) de lentilha cozida sem o caldo
 . Folhas verdes

Modo de preparo:

1. Tempere a carne com o sal e a pimenta.
 2. Em uma frigideira, coloque 3 colheres de azeite e doure os cubos de carne. Reserve.
 3. Afervente a cebola e a cenoura por 2 minutos e escorra.
 4. Em uma tigela, misture o tomate, os grãos de mostarda, o restante do azeite, o vinagre balsâmico e a salsa.
 5. Em uma saladeira, misture a carne, a lentilha, a cebola com a cenoura e tempere com o molho.
 6. Guarneça com as folhas verdes e sirva em seguida.

Rendimento: 8 porções




Arroz da sorte com Lentilha e Bacalhau

Ingredientes:

. 3 colheres (sopa) de azeite
 . 1 cebola picada
 . 2 xícaras (chá) de arroz
 . 4 xícaras (chá) de caldo de legumes
 . 1 xícara (chá) de lentilha
 . 600 g de bacalhau dessalgado e cortado em lascas grandes
 . Salsa picada a gosto e azeite para regar

Modo de preparo:

1. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola.
2. Junte o arroz lavado e escorrido.
3. Mexa bem e acrescente o caldo de legumes.
4. Adicione a lentilha e deixe cozinhar no fogo brando com a panela tampada.
5. Antes que o caldo seque totalmente, misture com cuidado as lascas de bacalhau e espere terminar o cozimento.
6. Desligue o fogo e deixe descansar por alguns instantes.
7. Com cuidado, solte o arroz com um garfo, transfira para uma travessa, salpique a salsa e regue com azeite. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções


Receita: Salada com macarrão de arroz para o Ano Novo (Foto: Tadeu Brunelli / divulgação)


Salada lótus de Macarrão de Arroz

Ingredientes:

• 10 g de macarrão de arroz
• 10 g de repolho roxo picado bem fininho
• 30 g de peito de frango cortado em tiras e puxado no azeite
• 1/5 de maço de agrião
• ½ colher de suco de limão
• 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
• 1 colher de café de gengibre picado
• 1 colher de café de pimenta dedo de moça picada
• 1 colher de sopa de gergelim branco
• 1 colher de sopa de gergelim preto
• 1 colher de sopa de castanha de caju picada

Modo de preparo:

• Cozinhe o macarrão em água fervendo por apenas dois minutos
• Lave com água fria
• Misture todos os ingredientes num bowl
• Tempere com sal a gosto e sirva em porções individuais


Tortinha de Romã

Ingredientes para a massa:
 
½ xícara (chá) de açúcar
 50 g de manteiga
 1 ovo
 1 pitada de sal
 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
 farinha, o quanto baste para polvilhar
 feijão cru e papel alumínio, o quanto baste

Preparo:
 
1. Coloque o açúcar com a manteiga num recipiente e misture até obter uma pasta.
 2. Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme.
 3. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura.
 4. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio.
 5. Retire a massa da geladeira e divida em 2 porções. Abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre.
 6. Coloque a massa em formas individuais, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão.
 7. Coloque uma folha de papel alumínio sobre cada massa e acrescente feijão cru, para criar peso.
 8. Leve as tortas ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos.
 9. Retire as massas do forno. Retire as folhas de papel alumínio e os feijões das massas.
 10. Volte as massas ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comecem a dourar.
 11. Retire as massas do forno. Reserve.

Ingredientes para o recheio:
 
90 g de manteiga
 ¾ xícara (chá) de açúcar, de confeiteiro
 ½ xícara (chá) de suco de limão
 2 ovos, ligeiramente batidos
 2 colheres (sopa) de semente de romã

Preparo:
 
1. Separe dois recipientes, um maior e outro menor para o banho-maria.
 2. Coloque todos os ingredientes, exceto as sementes de romã, dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo.
 3. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.
 4. Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso.
 5. Retire o creme do fogo e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
 6. Retire o creme de limão da geladeira e recheie as tortinhas.
 7. Corte a romã ao meio e retire as sementes.
 8. Acrescente algumas sementes de romã sobre cada torta e sirva a seguir

Rendimento: 2 porções