terça-feira, 6 de janeiro de 2015

6 de janeiro - Dia de Befana


 

La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte
col cappello alla romana...
VIVA VIVA LA BEFANA!


Neste 6 de janeiro, as crianças italianas esperam a Befana... mas quem é a Befana? La Befana, é um místico personagem com aspectos de uma velhinha que, na noite de 5 e 6 de janeiro, coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem e para quem aprontou ela deixa um carvão!!! A palavra "Befana" deriva do grego "epifania" que quer dizer aparições, manifestações.


A origem da Lenda

 
A lenda: Segundo uma história popular, os Reis magos dirigiam-se a Belém para levar os presentes à Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi. Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes para as crianças.

As origens da lenda da Epifania são pagãs. Nos tempos antigos, os romanos acreditavam que no prazo de 12 dias após o solstício de inverno seria celebrado a morte e renascimento da Mãe Natureza. E mais uma vez de acordo com os nossos antepassados, as doze figuras femininas lideradas por Diana, a deusa da lua e da vegetação, voariam sobre os campos para torná-los férteis.
Obviamente, a Igreja condenou essas crenças como más influências diabólicas e do mal. E através de misturas das religiões ao longo dos séculos na Idade Média, chegou-se à Befana de hoje, uma velhinha boazinha, mas próxima a imagem de uma bruxa boa.
Este aspecto da idosa pode ter surgido como uma representação do “ano passado”. Quase todos os lugares da que se comemora hoje a Epifania, a befana é representada por um boneca de madeira vestida como uma idosa. Outras fontes Há também outras versões da lenda da Befana: argumenta-se que nasceu de um festival romano ligado à troca de presentes. Outros acreditam que está relacionado com as deusas mitológicas germânicas da natureza invernal, das amigas Holda e Berchta.
Hoje porém a tradição diz que noite entre os dias 5 e 6 de janeiro uma senhora idosa, suba em sua vassoura e vai de casa em casa para deixar doces e presentes para as crianças boas e carvão (hoje se dá um doce em forma de carvão de cor preta) para as crianças que não se comportaram bem.

Em Roma o ponto de encontro das crianças é a Piazza Navona, onde é possível comprar uma "bella" Befana, uma meia (cheia de doces) e brincar.... Todos os anos, além das varias barracas, dos balões, dos artistas de rua (que deixam a festa ainda mais encantadora) também é possível girar no Carrossel ou, como eles chamam aqui, a Giostra, construída na Alemanha em1896.

Em muitos países da Europa é uso queimar o boneco coberto de roupas usadas no início do ano. Às vezes é  dentro do boneco vai recheado com doces.
 
Sempre associado a esta festa, em Bolonha para comemorar o Réveillon (capodanno em italiano) acontece a festa do Falò del Veglione, ou Fogueira do Ano Novo, enquanto em Varallo no Piemonte, no dia 6 de janeiro para o início do carnaval, ele faz uma outra fogueira.