segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Bruxas...


Que são as energias da Bruxa – e quais são os presentes que essa energia nos oferece?

De onde vem a Bruxa?

-A imagem da ‘bruxa’- uma mulher velha ancestral- tem um papel especial na sabedoria das mulheres, e em especial na tradição menstrual-lunar. A anciã personifica as energias e os dons que estão disponíveis para as mulheres através de alguns aspectos da natureza feminina.
A tradição menstrual-lunar é representada na mitologia e no folclore, na forma de quarto arquétipos femininos- estas energias estão presentes em todas as mulheres, independente da sua cultura ou história. Cada arquétipo esta associado a uma fase lunar e a uma fase do ciclo menstrual. O arquétipo da Donzela traz as energias dinâmicas da Lua Crescente e da fase pré-ovulatória. O arquétipo da Mãe traz a energia completa e abundante da Lua Cheia e da fase de ovulação. As energias decrescentes da fase pré-menstrual e Lua Minguante são personificadas pelo arquétipo da Feiticeira- as belas, maduras e sexys feiticeiras. Finalmente, a fase menstrual e a Lua Negra (nova) são personificadas pela Anciã, a Bruxa velha e feia, a Velha sabia, arquétipo escondido do mundo numa cabana mágica no profundo da floresta.
As energias da Bruxa são como as energias do inverno, quietas e paradas. A sua cara externa esta escondida, ela esta totalmente enfocada para dentro. Ela se desprende da necessidade de contato com a sociedade e de ter que estar conforme aos requisitos desta. A Velha Sabia não tem energia para fazer acontecer as coisas; então ela observa e na quietude do seu ser, ela permite que os eventos se desenvolvam. Ela é a Tecedora da Energia Universal, que cria com intenção e fluidez. Nos encontramos com ela ,nas histórias das velhas sabias ancestrais ,no bosque falando mais com os animais e as árvores que com as pessoas. A encontramos na família, como a velha avó sentada na esquina, perto do fogo, fazendo comentários afiados que deixam a todos um pouco sem graça. E também à encontramos na velha mulher que se senta todo o dia olhando pela janela e observando o mundo.
Nós podemos experimentar a energia da Bruxa diretamente durante a nossa fase menstrual, se nos permitimos desprender das expectativas modernas. Durante a nossa fase menstrual as nossas energias física, mental e emocional estão no seu ponto mais baixo e nós habitamos os níveis profundos da nossa consciência- a mente da nossa alma. Na nossa fase menstrual queremos ,naturalmente, retirar-nos da vida e descansar em nós mesmas. Estamos mais aptas para deixar ir a nossa bagagem emocional e mental, para observar o mundo sem estar emocionalmente envolvidas com ele, podendo deixar que as coisas se desenvolvam sem a nossa interferência. Se já não temos um ciclo, podemos continuar experimentando as energias da Bruxa conectando com o ciclo lunar e refletindo ele nas nossas vidas, descansando, retirando-nos e meditando durante os dias de Lua Negra (nova).


Vivendo as energias do ano da Bruxa

Desde que a Bênção de Útero começou, em 2012, se moveu pelas energias de nascimento da Donzela, as energias de plenitude da Mãe em 2013, e as desafiantes energias da Feiticeira em 2014. Agora a família da Bênção de Útero entra nas energias da Bruxa que por um ano nos oferecerá descanso, fluidez, permissão, perdão e aceitação. Depois da selvagem cavalgata do ano da Feiticeira, a Bruxa nos diz ‘ Descansa criança, nos meus braços e deixa a vida ser tal e como é.’ Ela nos pede que estejamos juntas nas energias do inverno, nas energias menstruais e nas energias da Lua Negra. A mensagem da Bruxa é “Suficiente”. Ela nos diz que temos o suficiente. Ela nos abraça e nos diz que nós somo suficientes sendo o que somos. E ela nos diz que é suficiente- que já não temos que reviver e atuar nosso passado, nossos padrões, conflitos e feridas. O ano da Bruxa é um ano de aceitação amorosa e de permissão. Não há nada para ser mudado ou arrumado. É um ano para refletir e entregar ao Divino Feminino as tuas metas e sonhos e deixar que Ela os organize sem o teu esforço.
A Bruxa é a Mãe Obscura, a mãe das almas e dos renascimentos, poderosa Creatrix, mas para conectar as suas energias criativas a nossas vidas temos que nos entregar a Ela e confiar nela. Neste ano ela nos da o presente da restauração das nossas energias, da curação gentil e integração de todas energias e mudanças que ocorreram nesses últimos três anos de Bênçãos do Útero. E então estaremos preparadas para renascer do nosso caldeirão na dinâmica energia do seguinte ano.


Como abordar o ano da Bruxa

  • Entrega, e então as coisas acontecerão .
  • Seja paciente e confia.
  • Não lute para fazer as coisas acontecerem.
  • Siga cada oportunidade que a Bruxa traga para você.
  • Não utilize energia quando não for necessário.
  • Deixa que as coisas aconteçam no seu devido tempo.
  • Descansa mais durante as suas fases menstruais para experimentar as energias e os presentes da Bruxa.
  • Escreve os seus sentimentos e insights durante a menstruação para aprender como viver na energia do ano da Bruxa.
  • Recorda a ti mesma que estas vivendo no ano da Bruxa- veja o lembrete abaixo.

Os Beneficíos das energias do ano da Bruxa

  • A Guia da Alma – conhecendo o seu propósito de vida.
  • Descobrindo profundas verdades, guia e sabedoria.
  • Desprender-se do passado, velhos padrões e bagagem emocional.
  • Ser capaz de perdoar e restaurar relações através do amor e a aceitação.
  • Aceitando e amando a ti mesma tal como eres .
  • Criando sem ação .
  • Desenvolvendo a confiança.
  • Curando e restaurando as tuas energias .
  • Aprofundando na tua conexão com o Divino Feminino.

Os presentes do ano da Bruxa estão disponíveis para todas nós da família da Bênção do Útero mas somente se deixamos ir e nos rendemos. Então quando a vida moderna tenta suscitar as energias da Donzela na sua vida, recorda e chama a Bruxa para você:


"Gentil Mãe da escuridão e da quietude
nos seus braços coloco a minha vida e os meus desejos.
Eu entrego tudo ao seu amor e a sua criação
e sei que ao seu devido tempo tudo nascerá.
Tudo esta bem."


Fonte - The Womb Blessing Attunement