terça-feira, 31 de março de 2015

10 Ervas e suas Combinações

Coentro vai bem com peixes. A sálvia dá um gosto todo especial a sopas e cremes. Quer saber mais? Selecionamos as ervas mais usadas no Brasil e contamos em que pratos elas são mais indicadas.

Ervas (Foto: Stock Photos)


Twig of rosemary (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Alecrim
É perfeito para aromatizar carnes das mais variadas: carneiro, vitelo, porco, boi e aves. Seu perfume também cai bem em sopas, batatas cozidas, pães e molhos de tomate.
Parsley on white (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Coentro
Suas folhas, com leve sabor de limão, vão muito bem em peixes e saladas. As sementes, trituradas, podem ser usadas em doces e bolachas.
Lemon Balm (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Erva-cidreira
É conhecida pelas propriedades calmantes de seu chá, mas pode ser usada também em sopas, marinadas e saladas. Pratos com ovos, especialmente omeletes, se acertam com a erva.
Fresh sprig of  basil (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Manjericão
Pode ser utilizado na maioria das receitas. Da família da menta, tem muitas variedades – todas com fins culinários. É utilizado em assados, peixes, queijos e até geleias.
Marjoram (Foto: Getty Images/Hemera)
Manjerona
Da mesma família do orégano, pode ser usada em quase todos os tipos de pratos, com exceção dos doces. Ideal para o preparo de carneiro, porco, boi, vitelo, aves, peixe e moluscos.
mint (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Menta
É empregada na aromatização de licores, doces e sobremesas. Na versão seca, é muito utilizada em pratos do Oriente Médio, como nas coalhadas que recheiam pastéis.
Fresh oregano bunch (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Orégano
Tempero natural para qualquer prato com tomate, é excelente para molhos e sopas de legumes. Fica bem em ovos, pratos com queijo ou cebola e recheios para carnes e ovos.
Salsa
Decora e dá sabor suave a canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas e manteigas.
Sage (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Sálvia
Dá um sabor especial às carnes de porco, carneiro e vitelo. É um tempero típico da cozinha italiana. Pode ser aplicada em sopas, cremes e marinadas.
Thyme fresh herb (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Tomilho
Da família da menta, o tomilho tem sabor quente e aromático. Vai bem com frango e carne vermelha e também pode ser adicionado a pratos com tomate ou queijo.


Fonte: Ervas & especiarias com suas receitas, de Nelusko Linguanotto Neto (Boccato Editores)