terça-feira, 26 de maio de 2015

A Deusa: Donzela, Mãe e Anciã




"Para o paganismo, existe um Princípio Criador, que não tem nome e está além de todas as definições. Desse princípio, surgiram as duas grandes polaridades, que deram origem ao Universo e a todas as formas de vida."


Muitas pessoas se espantam quando digo que possuo uma Deusa, e não apenas um Deus, como é normal na maioria das outras religiões. As pessoas estranham e as vezes até me julgam por isso, eu não ligo, porque sei que pode ser diferente para elas, mas isso é a coisa mais normal do mundo! É claro que eu tenho um Deus também, assim como aqui na Terra, nós temos um Pai e uma Mãe, na Arte nós temos um Deus e uma Deusa, somos filhos deles, e sou grato por isso. Se você está conhecendo a Arte agora, encare a Deusa como uma Mãe, que tudo fica mais fácil para compreender!
Esta Grande Mãe representa e faz parte da Energia Criadora do Universo, Ela possui muitos nomes e está presente conosco desde os primórdios, foi uma das primeiras representações artísticas, está presente na arte rupestre, nas paredes dos templos gregos, romanos, egípcios, está presente no solo em que pisamos e no ar que respiramos. Podemos invocá-la por um de seus nomes ou apenas chamá-la de Deusa, Grande Mãe, que ela virá nos responder. 
Seu símbolo é a Lua, e sua trindade está presente em suas fases, a Donzela, lua nova, a Mãe, lua cheia e a Anciã, lua minguante, ainda possui seu lado negro, uma quarta face, pois só assim será possível manter as outras três em equilíbrio, não há luz sem trevas!

Embora seja conhecida por diversos nomes e tenha vários aspectos, cada um desses aspectos recai em uma destas três categorias: Donzela, Mãe e Anciã. Ela também é Todo-Poderosa, Onisciente e Onipotente. Enquanto Donzela, ela é a representação da alegria da juventude, das brincadeiras e da inocência do primeiro amor. Enquanto Mãe, ela nos traz a sensualidade e o desejo, as forças criativas da natureza e a nutrição serena. E a Sábia Anciã incorpora as outras duas para completar o círculo. Ela também é a Guardiã da Justiça e do Carma, além de ser aquela que nos guia quando é chegada a hora de nossa partida para outra vida.
Tendo em vista que todo nascimento, morte e renascimento têm origem na Deusa, nós frequentemente a invocamos para estar ao nosso lado durante os rituais. Nessas ocasiões, também reservamos um tempo para ouvir o que ela nos diz por intermédio da sacerdotisa. Esta mensagem é comumente conhecida como "O Desígnio da Deusa." (Livro a Arte, da autora Dorothy Morrison.)
Como eu disse anteriormente, seus símbolos são a Lua, em todas as suas fases, na hora da invocação, fazemos uma meia lua com a mão de poder e chamamos teu nome. O caldeirão representa teu útero, onde tudo é fértil, onde tudo nasce e floresce. A Deusa é o maior símbolo de fertilidade que possuímos, quando em conjunto com o Deus, faz a vida brotar na Terra.

Os Desígnios da Deusa


"Eu sou o tom harmonioso do canto do passarinho
E o riso da criança em alegre burburinho.
Sou o som borbulhante da água em correnteza
E o aroma das flores da natureza.
Sou a folha levada pela brisa a soprar
E as labaredas do fogo na clareira a dançar.
Sou o cheiro doce da chuva na terra molhada
E o ardor da paixão na alma enamorada.
Sou a germinação da semente na primavera
E o amadurecimento do trigo no verão.
Sou a profundeza calma do crepúsculo
Que ao final do dia acalma o coração.
Sou encontrada no piscar do olhar do idoso...
E no nascimento do tenro filhote...
Sim... Sou Nascimento, Crescimento e Morte,
Eu sou a Terra graciosa onde você se abastece.
Sou sua Irmã, sua Mãe e a Anciã que tudo conhece
E o envolvo docemente no calor do meu amor.
Aquele que você procura e encontra:
Não sozinho... não abaixo... não acima!
Lembre-se sempre, meu filho, de ser reverente,
Gentil, amoroso e cuidadoso com qualquer ente.
Mantenha sagrada a Terra e todas as suas criaturas,
Pois sou a Senhora, a Criadora e a Mãe!"
( Livro a Arte, da autora Dorothy Morrison.)

Outros símbolos da Deusa podem ser a taça ou o cálice, as corujas, as vacas, o leite, a prata, as flores, as conchas e as pérolas.


Senhora da Lua; Mãe-Terra; Irmã do Poder

"Fala a Deusa:
Eu sou a Grande Mãe, cultuada por toda a criação e pré existente à sua consciência. Sou a força feminina primitiva, ilimitada e eterna.
Sou a casta Deusa da Lua, a Senhora de toda a magia. Os ventos e as folhas cantam Meu nome. Uso a Lua Crescente em Minha fronte, e Meus pés se apoiam nos céus estrelados. Sou o campo intocado pelo arado. Alegre-se em mim e conheça a plenitude da juventude.
Sou a Mãe abençoada, a graciosa Dama da colheita. Trajo a profunda e refrescante maravilha da Terra e o dourado dos campos carregados de grãos. Através de Mim, as fases da Terra são controladas; tudo frutifica de acordo com Minha estação. Sou o refúgio e a cura. Sou a Mãe que gera vida, maravilhosamente fértil.
Cultue-Me como a Anciã, guardiã do inquebrável ciclo de morte e de renascimento. Sou a roda, a sombra da Lua. Governo as marés de mulheres e de homens e dou liberdade e renovação aos espíritos cansados. Se as trevas da morte são Meus domínios, a alegria do nascimento é meu presente.
Sou a Deusa da Lua, da Terra e dos Mares. Muitos são meus nomes e poderes. Despejo magia e poder, paz e sabedoria. Sou a eterna Donzela, a Mãe de tudo e a Anciã das trevas, e envio-lhe Minhas bênçãos de amor sem limites." (A Verdade sobre a Bruxaria Moderna, do autor Scott Cunningham.)
Este é o básico que você precisa saber sobre a Deusa! Tenha sempre em mente que Ela é uma fonte de energia e poder viva, o respeito para com Ela sempre será necessário, é algo que tem que vir de dentro, naturalmente, e essa é uma regra para qualquer outra divindade!


Junior Nonato