quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Livro das Sombras

Como fazer o Livro das Sombras Wicca

O Livro das Sombras não é considerado um Instrumento Mágico propriamente dito, mas sim um artefato muito importante na vida de um Bruxo. O livro das Sombras é um diário mágico pessoal, onde registramos nossos encantamentos, feitiços, rituais e experiências feitas.
Nele também transcrevemos todos os sortilégios que achamos interessantes, receitas de poções, métodos de realização de rituais, contos sobre a mitologia, informações mágicas, mitos de Deusas e Deuses, nossos pensamentos, sonhos, invocações e tudo o mais que for relevante e que esteja relacionado à Bruxaria.

Em algumas Tradições Wiccanianas (por exemplo a Gardneriana), o Livro das Sombras é um apanhado de textos contendo os rituais, práticas e a sabedoria daquela Tradição especifica. Estes textos são normalmente copiados à mão pelo praticante, a partir da cópia de seu(sua) iniciador(a).
O material da Tradição não pode ser mudado, apesar de que algumas adições possam ser feitas. Alguns Bruxos mantêm ainda um Livro das Sombras particular, além daquele de sua Tradição.
O Livro das Sombras recebe esse nome porque seu conteúdo deve ser mantido a sombra da realidade desse mundo. É tradicionalmente de capa preta com um pentagrama prata ou dourado na capa, mas outras cores como verde, marrom e azul marinho podem ser utilizadas e outros símbolos cravados, ficando a critério de escolha de cada Bruxo.
Em alguns casos, o Livro das Sombras pessoal de um praticante é um arquivo online, mas a maioria dos praticantes de magia não aceita tal prática, considerando que o livro das sombras deve fazer parte do altar, tendo também seu valor mágico.

Como Fazer o Livro das Sombras

Na hora de pensar em como fazer seu Livro das Sombras tenha em mente que ele deve ser funcional para você, e resistente para seu manuseio. De nada adianta ter um livro lindo e maravilhoso se for difícil escrever nele, ou se você não conseguir sequer virar suas páginas direito, com medo de rasgá-las.
Pense também em uma forma de organizá-lo. Seja qual for a forma ou o tamanho de seu livro, ele deve ter uma certa organização, senão fica praticamente impossível encontrar as informações de maneira prática.
Uma dica de como fazer seu Livro das Sombras é dividi-lo em 3 partes: Teoria, Prática e Diário. Veja se é possível colar na parte interna da lombada três fitas coloridas para servirem de marcadores.
Na parte teórica, você irá colocar informações gerais. Tudo o que quiser, que seja relacionado à religião da Deusa. Na parte prática, exercícios, meditações, feitiços, rituais e experimentos. Na parte do diário, suas anotações pessoais, o que inclui sensações em determinados rituais, sonhos e sentimentos relacionados à sua vivência na Arte.
Na parte teórica, você pode dividir como quiser. Divida por assuntos: história da Arte, mitologia, divindades, instrumentos, sabbats e o que mais quiser. Na parte prática, divida por exercícios, rituais, feitiços e receitas. A parte do diário pode ser dividida entre diário de sonhos, diário de vivências, etc.
Escolha você mesmo(a) as divisões. É divertido! Isso fará com que você tenha todas as informações organizadas em um só lugar.

Como fazer a capa de seu Livro das Sombras

Faça uma capa legal. Se preferir deixá-la simples com uma só cor, pode deixar. Mais uma vez: a escolha é sua. Use as cores que mais combinarem com você e os materiais que mais te agradarem.
Um estilo de capa de Livros das Sombras mais tradicional é a preta com o símbolo de Pentagrama. O courino (uma imitação de couro) pode ser uma ótima opção para encapar seu Livro, mas você também pode fazer a capa de madeira, papel camurça, papelão ou qualquer outro material.
Se possível procure utilizar materiais naturais e desenhe símbolos na capa, ou recorte e cole com outro material. Utilize estes recursos para deixá-lo com a sua identidade.

Agora que você já sabe como fazer seu Livro das Sombras, veja para que serve e como utilizá-lo.

Coven Wicca