segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A Delicadeza das Flores Comestíveis

salada primavera 2

Mas, será que flores servem somente para decorar e perfumar ambientes? E se eu te dissesse que flores também são cultivadas para serem comidas? Isso mesmo! Aliás, devoradas!!
Por que não variar a saladinha da dieta com lindas begônias amarelas? Ou então fazer um suco aromatizado com pétalas de rosas? E nesse calor, que tal um sorvetinho de violetas? Um créme brûlée de lavanda? E o xarope para tosse feito com cravos, da mamãe? E ainda, flor de abobrinha recheada e fritaaaaa! Fora que dará aquele toque de chef de cozinha sofisticado aos seus pratos!

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.
A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.
Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.
A flor de borago, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.
A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta selecção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.

Dicas para escolher suas flores comestíveis
  • Nem todas as flores do jardim são flores comestíveis! Muito cuidado ao pesquisar.
  • Para a flor ser comestível é necessário que ela seja orgânica e cultivada para esses fins!
  • O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, pela manhã ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cor.
  • Remova os estames e pistilos - Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.
  • Lave as flores - Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água, gentilmente, usando um coador de chá. Você pode também utilizar spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.
  • Seque com toalhas de cozinha – Use toalhas de papel e deixe secar no ar
Alguns tipos mais comuns de Flores Comestíveis

Rosas - Ricas em vitaminas, as rosas servem para fazer infusões, conservas, adicionar um toque especial em pratos de carnes, sobremesas, pratos frios (entradas), cremes, mousses, combinada com sucos de frutas como limonadas e sucos de laranja.

Begônia - Possuem um sabor mais cítrico e uma acidez mais marcada e vão super bem com saladas ou pratos a base de peixe. Podem ser usadas cruas ou cozidas!

Calêndula - Combina com saladas, para decorar bolos e sobremesas ou como corante (caldos, queijos amarelos e manteigas), substituta do açafrão na hora de cozinhar o arroz (na verdade falsifica o açafrão).

Lavanda - A lavanda possui um aroma calmante, com toque cítrico e picante. Serve para fazer infusões, geleias, sobremesas geladas, vinagres, vinhos, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes. Para usá-las nas suas receitas basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.

Violeta - Vai bem com saladas, cristalizada em decoração de bolos, pudins e sorvetes e em geleias!

Amor Perfeito - De sabor levemente adocicado, fica uma delícia em saladas e sobremesas e sempre dá um toque sofisticado na decoração de pratos salgados.

Flor de Manjericão - A cor dessas flores variam do branco ao lilás, dependendo da variedade do manjericão, e o sabor é bastante parecido com a folha da erva porém menos pronunciada. Fica linda e deliciosa em massas à base de molho de tomate fresco!

Flor de Abobrinha - São perfeitas para omeletes, recheadas e fritas para servir como entrada ou acompanhamento de carnes!

Cravos - Possuem um sabor mais apimentado e servem para decoração, molhos e saladas! O amarelinho, também conhecido como “cravo de defunto” serve para fazer um xarope para tosse que, na verdade, parece mais uma calda de sobremesa!

Hibisco - Utilizado para decorar saladas. Tem ação adstringente em doenças das vias respiratórias e pode aliviar cólicas menstruais.

Girassol - Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos. Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos e suas flores em saladas.

Gerânio - Muito usado em saladas.

Piúva - Planta da Mata Atlântica que floresce de junho a setembro. A flor cor-de-rosa é comestível.

Ipê-roxo e Ipê-rosa - Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

Capuchinha - Começaram a ser usadas no Oriente. Tem flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. As flores, folhas e sementes têm gosto apimentado. É rica luteína, um carotenóide que está relacionado com a prevenção de doenças como a catarata e a degeneração macular.

Camomila Amarela - Originária do sul e centro da Europa. Sua floração ocorre entre julho e outubro.

Endro ou Aneto - Os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

Carambola - No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco em 1817, pelos portugueses que a trouxeram da Índia. Sua origem provável é africana. As flores são usadas em saladas e o fruto é também conhecido como .fruto-estrela., cujo suco é utilizado para tirar manchas das mãos e de roupas. Dos frutos verdes fazem-se picles.

Crocus Sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima. Para obter 1 quilo, é preciso de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Cravina - Suas flores podem ser usadas em saladas, tortas de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podem decorar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Borago - Sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. As flores, quando frescas, têm um tom violeta e, quando mais velhas, tornam-se rosadas. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz. As pétalas formam uma estrela de 5 pontas de cor violeta. São usadas em saladas e para aromatizar vinagres.

Agave Americana - Planta da América Central e do Sul. Sua florescência demora entre 10 e 20 anos. Era cultivada no México desde 1561. Suas flores são ingeridas com tortilhas. A seiva fermentada produz o Pulque, bebida que depois de destilada dá origem a tequila ou o mescal.

Verbena-limão - Originária do Chile e da Argentina. Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas. São usadas também nos licores franceses.

Rosa-de-Jericó - Sua origem é chinesa. Suas flores são grandes e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Podem ser usadas em saladas e a flor cor de vinho é utilizada para escurecer o vinho.

Nastúrcio - Tem origem peruana. Foi levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.


Flores Comestíveis - Dicas Gastronómicas e Culinárias

- Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores. Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.
- Faça cubos de gelo com flores. Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.

Salada de Primavera

Ingredientes Salada:
  • 80 gramas de ALFACE CRESPA
  • 80 gramas de ALFACE ROXA
  • 80 gramas de MINI-RÚCULA
  • 60 gramas de BROTO DE ALHO-PORÓ ou pode substituir por qualquer outro tipo de broto
  • 1 BETERRABA pequena cortada em fatias finas
  • 1 PEPINO pequeno cortado em cubinhos pequenos
  • 1 CARAMBOLA cortada em fatias finas
  • 1 ROMÃ
  • 36 FLORES de AMOR PERFEITO para decorar
  • 100 gramas de QUEIJO DE CABRA FRESCO
  • 150 gramas de CREME DE LEITE FRESCO
Ingredientes Molho:
  • 1 colher de sopa rasa de MOSTARDA DIJON
  • 2 colheres de sopa de MEL (usei mel de acácia, que tem um sabor sutil e um aroma mais floral)
  • 6 colheres de sopa de AZEITE (usei azeite aromatizado com manjericão)
  • FLOR DE SAL a gosto
Modo de Preparo:
  1. Bata o creme de leite com o fouet para que ele vire um creme tipo chantilly. Despedace o queijo em um bowl. Acrescente metade do creme de leite batido em cima do queijo e misture bem, até incorporar. Em seguida, acrescente o restante do creme e mexa de baixo para cima, lentamente, para não perder a leveza do creme. Coloque em um saco com bico de confeitar (tamanho 12) e reserve.
  2. Em um pote com tampa, coloque o mel, a mostarda e o azeite. Feche o pote e agite. Reserve em um potinho para servir.
  3. Misture as folhas e ajeite-as no centro do prato. Coloque o broto por cima. Em seguida, ajeite as fatias de baterraba nas laterais, assim como as fatias de carambola.
  4. Coloque os quadradinhos de pepino por todos os lados da salada e as sementes de romã no topo.
  5. Decore com as flores de amor perfeito.
  6. Faça bolinhas com o creme de queijo nas laterais do prato.
  7. Tempere com flor de sal e o molho na hora de servir.

Geleia de Pétalas de Rosa

Ingredientes:           
        Rende: 5 xícaras
  • 1 xícara de pétalas de rosas perfumadas e frescas (orgânicas)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • 500 g de açúcar
  • 13 g de pectina em pó
  • 360 ml de água
Modo de preparo:
            
  1. Em um processador de alimentos, ou em um liquidificador, bata as pétalas de rosa com o suco de limão e 180 ml de água. Devagar, acrescente o açúcar até incorporar bem. Despeje essa mistura em uma tigela grande (a ideal é aquela com bico para servir). Reserve-a.
  2. Em uma panela pequena, junte a pectina com a água restante, mexendo até dissolvê-la. Deixe levantar fervura. Em seguida, ferva por 1 minuto.
  3. Despeje a pectina sobre as pétalas de rosa reservadas e mexa. A mistura vai começar a ganhar ponto de geleia rapidamente. Transfira-a para recipientes limpos e leve-os à geladeira. A geleia continuará encorpando enquanto esfria.


Suco Detox

Jarra:
  1. 1 litro de água de coco
  2. 2 unidades de carambola
  3. 20 g de pétalas de rosas
  4. 250 g de uva Itália
  5. Serve de 4 a 5 pessoas
Copo:
  1. 200ml de água de coco
  2. 1 carambola
  3. 8 g de pétalas de rosas
  4. 90 g de uva Itália
Instructions:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificados com duas pedras de gelo.
  2. Passe para uma jarra ou copo com uma peneira.
  3. No caso da jarra, retire uma colher de chá das pétalas que ficaram na peneira e coloque na jarra, acrescente gelo e sirva.


Sorvete de Violeta

Ingredientes:
- 300 ml de leite
- 4 gemas
- 2 colher. (chá) de maisena
- 2 colher. (sopa) de açúcar
- 200 g de mascarpone
- 2 colher. (sopa) de xarope de violeta

Preparação:
Passo 1: Bata as gemas com o açúcar e a maisena em uma tigela. Acrescente o leite aquecido, aos poucos, mexendo com uma colher. Retome a mistura de leite e gemas para a panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente, até que o creme cubra as costas da colher.

Passo 2: Retire do fogo e deixe esfriar. Em outra tigela misture o mascarpone com o xarope de violeta até que fique homogêneo. Junte o creme de gemas.
Passo 3: Leve à geladeira por algumas horas e coloque na sorveteira por 25 a 30 minutos, ou de acordo com as instruções do fabricante.


Sorvete de Lavanda com  Mel

Ingredientes:

1 litro de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de flores de lavanda desidratadas
4 gemas de ovo caipira
2 xícaras de iogurte natural integral
1/2 xícara de mel (ajuste essa quantidade a gosto, mas lembre-se que depois de congelado, o doce do sorvete fica mais acentuado)

Modo de Preparo:

Em fogo baixíssimo, sem deixar ferver, junte numa panela o creme de leite fresco e a lavanda.
Passe as 4 gemas por uma peneira fina e reserve (passar a gema pela peneira a separa da fina película que a envolve e fazendo isso a sua receita não fica com gosto acentuado de ovo).

Mexa delicadamente por 20 minutos, sempre mantendo o creme com a lavanda aquecido, mas sem ferver. Eu usei um fouet para mexer e ele foi super eficiente para manter o creme aerado e não deixar ferver. Se o seu fogão não possui uma chama muito fraca, use o banho-maria.

Quando der 15 minutos na panela, junte as gemas de ovo ao creme e mexa um pouco mais vigorosamente, de modo que o creme engrosse um pouco e não empelote.
Assim que der os 20 minutos, desligue o fogo e mexa a mistura por mais 5 minutos.
Tampe a panela e deixe descansar até o creme voltar à temperatura ambiente, cerca de 40-60 minutos.
Coe o creme para separar as flores secas de lavanda, transfira o creme para um pote com tampa e guarde na geladeira até o dia seguinte.

Leve o creme da geladeira ao liquidificador e junte os demais ingredientes, o iogurte e o mel.
Bata bem e transfira para o recipiente da sorveteira. Bata até o sorvete atingir a consistência desejada.
Se você não tiver uma sorveteira, leve o creme batido ao recipiente da batedeira, bata rapidamente em velocidade baixa e leve ao freezer. Deixe por cerca de uma hora, tire e bata mais um pouco. Repita esse procedimento até que o sorvete fique na consistência desejada.

Dicas - Enfeite o sorvete com galhos de alecrim fresco.


Creme Brûlée de Lavanda

Serve 4 à 5 pessoas

Ingredientes:

- 2 xícaras de creme de leite
- 1/2 colher de sopa de flores de lavanda secas
- 1 colher de essência de baunilha
- 4 gemas
- 1/4 de xícara de açúcar granulado (cristal)
- açúcar extra para cobrir

Modo de Preparo:

1. Pré aqueça o forno em 150°C. Unte com manteiga (+-170g) as tigelas e coloque-as em uma assadeira de vidro com um camada de papel ou guardanapo de cozinha no fundo para que as tigelas não escorreguem. Pode usar uma forma de silicone.

2. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o creme de leite e as flores de lavanda até ferver.
Retire do fogo, adicione a baunilha e deixe as flores infusas no creme por mais 5 minutos. Coe o creme em uma peneira para remover as flores.

3. Em um recipiente separado, bata juntos as gemas e o açúcar, Lentamente despeje o creme quente sobre a mistura de gemas e açúcar, mexendo continuamente.

4. Coloque a água do banho maria para ferver no fogão e lentamente despeje a água quente na assadeira até que chegue na metade das tigelas de creme.

5. Asse por 45 minutos ou até que o creme das bordas esteja firme e o centro ainda mole. O tempo de cozimento depende do tamanho das tigelas que você usar mas, comece a verificar depois de 30 minutos e ai cheque regularmente. Quando o creme do centro estiver pronto e balançar um pouco quando você sacudir remova do forno.

6. Deixe as tigelas o banho maria até esfriar. Então remova as tigelas e leve a geladeira por 2 horas. Consuma em 3 dias.

7. Quando estiver pronto para servir, salpique aproximadamente duas colheres de açúcar sobre cada creme brulée. Chacoalhe gentilmente para espalhar o açúcar. Para resultados melhores, use um pequeno maçarico para derreter o açúcar. Segure a tocha a 10 centímetros do açúcar mantendo um movimento lento e uniforme. Para de queimar antes que o grau de cozimento seja atingido, já que o açúcar continuará a cozinhar por alguns segundos depois que a chama for removida. Se você não tiver um maçarico, coloque o creme a 15 centímetros abaixo da grelha do fogão por 4 a 6 minutos ou até o açúcar borbulhar e dourar.


Chá de Hibisco

Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de hibisco seco
  • 1 litro de água
Modo de preparo:
  • Trata-se de uma infusão comum.
  • O mais importante é não deixar a água ferver completamente, retirando-a do fogo quando começar a aparecer pequenas bolhas no fundo do recipiente.
  • Despeje a água sobre a erva e deixe em infusão por cerca de 3 minutos.
  • Não adoce o chá.








Flôr de Abobrinha Recheada com Queijo de Cabra


Ingredientes:


12 flores de abobrinha com cabo longo
2 cebolas pequenas picadas
200 g de queijo de cabra fresco
1 maço pequeno de manjericão
2 tomates maduros e firmes
2 colheres de sopa de azeite de oliva vinagre balsâmico, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

1-Coloque a cebola numa tigela, junte o queijo de cabra, algumas folhas de manjericão picadas com as mãos, sal e pimenta do reino e mexa bem até obter uma mistura homogênea.

2-Abra as flores de abobrinha com cuidado para não rasgar, nem despetalar e elimine os pistilos. Lave com cuidado e enxugue com papel toalha. Recheie com a mistura preparada e feche as pontas. Cozinhe no vapor por cerca de 10 minutos.

3-Escalde os tomates por alguns instantes em água fervente, elimine a pele e as sementes. Pique a polpa em cubos pequenos e coloque-os em uma tigela. Junte o azeite de oliva, algumas gotas de vinagra balsâmico, sal, pimenta-do-reino e manjericão.

4-Transfira delicadamente as flores de abobrinha recheadas para uma travessa aquecida e tempere com os cubinhos de tomate.

5-Sirva como entrada com pão italiano.

Linda Primavera!