segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Animais Míticos



Presentes nos sonhos e na imaginação do planeta. Os animais lendários inspiraram poetas, místicos, profetas, reis, crianças, educadores, psicoterapêutas, escritores, músicos.

Câncer - Caranguejo, companheiro de Hidra de Lerna, que mordeu o calcanhar de Hércules, quando lutava com o monstro. Hércules o esmagou com seu pé, e Hera o transformou numa constelação, no signo de Câncer.

Centauro - Metade cavalo, metade homem.Bárbaros por natureza, gostavam de se embriagar, luxuriosos, seres selvagens de caráter bestial. Representam a natureza selvagem, que não consegue ser controlada , a anarquia, sexualidade, fertilidade.
O mito Quiron, era o médico, o educador, o mais justo dos centauros. O centauro imortal, da família de Zeus ( filho de Saturno/Cronos e Filira) , não era violento nem selvagem como os demais. Era mestre das artes, da guerra, da caça, da adivinhação, da música, e, principalmente da medicina. Era o que curava os males e as feridas. É o mito do curador ferido. Acidentalmente ferido por uma flecha envenenada, e passa vida com uma ferida que não cicatrizava. Era imortal e a ferida incurável, e assim, Quiron entendia o sofrimento dos seus pacientes. Livrou-se da dor ao trocar sua imortalidade com Prometeu. É a caracterização da constelação de sagitário. Simboliza os conhecimentos de cura

Cérbero - O cão da mitologia grega, com três cabeças e cauda de dragão. Zelador dos infernos ou mundo inferior. Ele deixava todos os espíritos entrarem, mas não deixava ninguém sair. Foi capturado por Hércules.

Dragão - Monstro mítico. Todos eram deuses solares, símbolo da Sabedoria, da imortalidade e do renascimento. Na China estão enraizados em sua mística, influenciando artes marciais, artes, vestuários, etc. Eram enormes e quse todos tinham asas e chifres. No oriente é venerado como uma força protetora. Doa chuva, garante a fertilidade nos campos. Representa também o Céu.
No Ocidente é também representado como uma forma maligna ( ego ? ) que deve ser vencida ( São Jorge, São Miguel,por exemplo) . Está presente nos brasões imperiais, defendendo palácios, etc.
O dragão representa a potência e a fôeça viril, proteção, kundalini, calor, mensageiro da felicidade, fecundação, força vital.

Esfinge - É o grande monumento egípcio, representada por um leão com cabeça humana. Há uma versão grega que aparece representada com seios e cabeça de mulher. Era guardiã do rei e dos sepulcros.

Elefantes brancos - Usado também como talismãs de sorte e prosperidade no Oriente, representa fôrça, bondade, escolha de caminhos, ligações extraterrestres, mistério.

Fênix - Representado com penas douradas e vermelhas, e assemelha-se a uma águia. Os árabes contam que poucos a viram no mundo. Que ela é grande como a águia, pescoço dourado, corpo vermelho, penas cor-de-rosa e cauda azul. É o animal sagrado do Sol. Seu mito se estende ao Egito, a China, a Grécia e se espalhou pelo mundo. Depois de uma longa vida ( 1.000 anos ) ela consome-se a si própria através do fogo e renasce das próprias cinzas. É o símbolo da ressurreição, do renascimento, da imortalidade da alma, da elevação, da purificação.

Garuda - Os hindus cultuam o pássaro divino Garuda. É evocado como o matador de serpentes ( nagas ) . Em alguns casos carrega Vishnu em seus ombros.

Grifo/Gryphon - Cabeça e asas de águia, corpo e cauda de leão. Simboliza a dominação no céu e da terra, da inteligência e do vigor. Se mito aparece na Persia, na Grécia. Aparece na carta de tarô a Roda da Fortuna.

Hidra de Lerna - Monstro de várias cabeças (humanas), dizia-se que para cada cabeça cortada nasciam duas, foi morta por Hércules.


Minotauro - Corpo de homem e cabeça de touro, filho da rainha de Creta Pasífae com um touro branco de Posêidon, foi ocultado por Dédalo no labirinto. O Minotauro comia carne humana, e a ele eram colocadas virgens e mancebos em sacrifício anualmente. Foi morto pelo herói Teseu.

Pégaso - O cavalo alado, filho de Netuno e da Medusa. Nasceu do sangue de Medusa, quando Perseu cortou-lhe a cabeça. Pertenceu ao herói Belerofonte, ajudando-o a matar Quimera e a derrotar as Amazonas. Quando Belerofonte morreu, Pégaso voltou ao Olimpo e Zeus o escolhe para trazer as nuvens de tempestade, as chuvas e os raios. Tinha as asas douradas, e quando batia com os cascos no solo brotavam fontes de água. Representa a fecundidade, a poesia, a beleza, a espiritualidade, ao vôo da consciência, a imaginação. Os cavalos alados simbolizam o desejo de elevação, transmutação, novas aventuras, mistério, fascínio.

Quimera - Cabeça de leão, corpo de cabra, e parte posterior de um dragão. Também representada com o um leão com cabeça de cabra. Vomitava fogo. Era um símbolo do mal. Personifica a ilusão, a utopia. Segundo Blavatsky tratava-se da representação de um vulcão.

Sátiro/Fauno - Divindades dos bosques,montanhas. Meio homens, meio bodes. Impulsivos, de destacavam pela luxúria, pela gosto da dança e do vinho. São o símbolo da compulsão sexual masculina, viviam perseguindo as ninfas com seu desejo sexual insaciável. Representam a libertinagem, o divertimento, as fantasias sexuais. Pã, cujo nome significa “ Tudo “ sátiro e divindade protetora dos pastores e dos rebanhos. Assustava os homens com sua bruscas aparições ( deu origem a palavra pânico) Personificava a fecundidade e a potência sexual. Criou a flauta pã.

Sereia - Segundo a mitologia grega no início eram grandes pássaros com cabeça de mulher, que habitavam uma ilha e que com seu canto atraiam marinheiros contra os recifes. Como alguns heróis conseguiram escapar ao seu encanto, sentiram-se desrespeitadas por terem sido vencidas e se atiraram ao mar, mais tarde são descritas como criaturas metade mulher, metade peixe. Na mitologia brasileira, sua correspondente é a Iara que com seu canto atrai os homens para o fundo do rios.

Thunderbird - Pássaro-Trovão - Entre os nativos norte-americanos, o pássaro-trovão é um espírito poderoso. O relâmpago brilha no seu bico, e suas asas criam o trovão. É freqüentemente acompanhado de espíritos pássaro menor. São representados como águias ou falcões. Representa o totem do elemento fogo na Roda Medicinal..

Unicórnio - Conta uma lenda que o primeiro unicórnio chegou dos céus numa nuvem.O corpo se assemelha a um cavalo com patas de antílope e um longo chifre retorcido na testa. É descrito como um animal que gosta de crianças, é muito veloz e por isso, não podia ser apanhado vivo. Para apanha-lo era necessário ser atraído por uma virgem, pois é o adorador da pureza, da inocência. Ela o atraía, abraçava-o e acariciava-o, assim caia na armadilha dos caçadores. Sua energia está ligada a energia de Jesus, e é cantado nos Salmos de Davi. Seu único corno simboliza que “Ele e o Pai são Um”. Simboliza rapidez, mansidão, pureza, salvação, espiritualidade.

Livro "O Espírito Animal",  Léo Artése