quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Despertando para a Primavera



Primavera simboliza ciclo de Prosperidade

O fluxo das estações e as fases da Lua afetam a vida no campo, o nosso ânimo e as mudanças no tempo. Na verdade, os quatro ciclos das estações indicam pontos de mudança da energia da natureza dentro de nós mesmos. Porém, nas grandes cidades, o movimento da força sutil não é percebido com tanta consciência.
A Primavera  é o começo de um novo ciclo, que representa o "nascimento". É o período de regar nossos jardins e plantar sementes para o nosso processo de renascimento. Durante o equinócio de Primavera - quando a força do dia e da noite tornam-se iguais - devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição, muito favorável a novos inícios.
Na primavera, a primeira manifestação de energia vital é o nascer e brotar da vegetação. Trata-se de um momento de prosperidade e crescimento. É uma estação excelente para trabalhar a comunicação, a abundância e a fertilidade em nosso caminhar individual. No Xamanismo celebramos a "Mãe Terra", honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As crianças representam as sementes do futuro e estão muito presentes com sua alegria e disposição dentro deste processo.
De acordo com antigas tribos indígenas, a primavera é a estação do despertar. É quando enxergamos através da ilusão, ou quando descobrimos novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão. Desse modo, recomeçamos rompendo velhos padrões, renovamos nossa intenção, propósitos e nos preparamos para um novo ciclo, que traz o equilíbrio entre o masculino e o feminino em nossas energias.
Nesta estação, saímos da introspecção do inverno e passamos a florescer e a despertar em nossas vidas. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores e determinados. Nossos antepassados respeitavam os momentos de Equinócios e Solstícios, pois sabiam que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam a Terra.

Primavera Inspira Busca de Significado para Vida

A primavera, como momento de florescimento, recomeço, clareza e iluminação, nos inspira a buscar um significado para a vida. Buscar luz e força interior, bem como fluidez para o caminho. Damos um salto na primavera. Cada dia é como uma nova oportunidade de produzir sementes.
O índio foi além desse conceito, crendo que as sementes que agora plantamos são para a próxima vida. As sementes da próxima vida estão sendo preparadas na vida presente que estamos vivendo. Não há como escapar da consequência de nossas ações. Cedo ou tarde o passado reaparece para nós
Sendo assim, na primavera somos convidados para examinarmos nosso modo pessoal de ser, e nos decidirmos qual sistema de crenças que nos serve. Aprendemos o poder de tomar decisões e de usar o livre arbítrio.

Que tal rever algumas Atitude?

A energia da primavera nos impulsiona a procurar a verdade da vida e nos libertar de ilusões que dificultam nosso renascimento, além de trazer claridade para trabalhar questões materiais. O poder desta estação é o despertar da espontaneidade, da admiração e da verdade.
Mas, para nascer o novo, examinamos nosso jeito de ser e aquilo que aprendemos na vida. Analisamos acima dos nossos preconceitos aquilo que nos serve e aquilo que queremos deixar cair. Fazer caridade, trabalhar de forma voluntária, plantar árvores e viver de forma ecológica e sustentável, por exemplo, nos harmoniza com um propósito espiritual, além da nossa própria compreensão. Comer de forma sustentável gerando mais saúde, menos sofrimento animal e menos destruição de florestas são fatores para a reflexão da luz que chega com a primavera.
É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior e nossa fé. Neste momento em que a força de vida, a Terra e a natureza aparecem tão intensamente, ficamos motivados para fazer nossa vida se mover, depois das limitações e do recolhimento do inverno!

"Você não conhece sua primavera espiritual íntima. Ela ainda não veio, você ainda não a convidou. A primavera exterior vem e vai, mas a primavera interior só vem e nunca vai. É uma primavera eterna. Suas flores são flores da eternidade.


Uma vez iluminado você fica para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior." - Osho

Adriana Feijó