segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Gengibre


Quer esquentar e espantar a preguiça?

GENGIBRE

Planeta Regente - Marte 
Melhor Destino - Amor, Dinheiro e Sucesso

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriados e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais etc.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Can Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e fluidifica as secreções para serem mais facilmente expelidas. Na medicina hindu Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como "medicamento universal".

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco - onde seu óleo é utilizado para massagear o abdômen, provocando calor ao corpo e mobilizando a energia dos órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou tais efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, quando é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Chá de Gengibre

Benefícios: melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaqueca, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela ação digestiva e termogênica.

Ingredientes: 1 pedaço de uns 5 cm de raiz gengibre, 1/2 limão, 1/2 litro de água, 1 pau de canela, 4 a 5 cravos-da-índia, 1 pitada de noz moscada ou cardamomo.

Preparo: gengibre e limão. Corte o gengibre em rodelas. Esprema o suco do limão. Coloque o suco e as rodelas em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.

Gengibre na Magia

Em magia é potencializador de encantamentos e feitiços. O pó pode ser usado para afastar os inimigos.

Pertence ao Orixá Oxum, o povo santo utiliza os rizomas, a raiz, adicionando ao aluá e a outras bebidas. O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá.

Banho com Base de Gengibre em Pó 

Auxilia no tratamento de depressão, através da ativação e equilíbrio dos chacras inferiores. Desenvolve ânimo e coragem.


Elixir da Juventude


- Um terço de abacaxi pérola
- Um Kiwi e meio
- 20 gramas de gengibre cortado em pedacinhos
- 1 copo de água (200 ml)
- 1copo de gelo

-Tire a casca do abacaxi, do kiwi e do gengibre, corte tudo em pequenos pedaços.
- Junte as frutas, a água e o gelo em um liquidificador e bata. Não precisa adoçar porque o abacaxi do tipo pérola já é docinho!
- Use uma peneira para coar o suco e sirva.
 
* Nessa mistura o abacaxi tem o efeito digestivo; o kiwi é antiinflamatório e laxativo.
O Genbibre acelera o metabolismo, mas cuidado para não exagerar na quantidade, porque o sabor dele é bem forte.


 Na culinária atual usa-se em diversos pratos salgados, pães, tortas, pudins, em molhos, como condimento, em doces em calda e até em sorvetes; na confecção de balas; picado nas saladas e sopas; em cosméticos; champús, sabonetes  etc


Usado como fitoterápico, pode ser preparado na forma de cápsulas, extratos, xaropes, spray bucal, óleo essencial.

Gngibre Afrodisiaco?

Acredita-se também que o gengibre possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Os médicos e amantes chineses, turcos, hindus e árabes; já consideravam o gengibre sagrado; já o indicavam e usavam em suas antigas receitas para "o amor."

Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp, realizada em coelhos, comprovou os efeitos. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.

Por ser de cor amarelo forte e quente, o gengibre a nivel de Chakras (rodas de energia dos corpos) age principalmente no Plexo Solar (manipura para os orientais) ou Umbilical, já que se localiza próximo ao umbigo (+ ou - quatro dedos acima deste. É um importante centro de energia em muitas tradições orientais. Corresponde ao tan-t'ien, ou Entrada da energia, no taoísmo, a qual é a origem do Ch'i , a respiração/espírito vital e força cósmica que anima a todas as formas de vida. Entre os Sufis é considerado o centro do ser.

A energia que nos move nas atividades do mundo físico é expressa através desse Chakra. Está associado com o prazer de viver, a intuição, o magnetismo pessoal e o sentido da visão. Daí é que se o paciente/cliente apresentar problemas deste tipo, as medicinas orientais e/ou as terapias complementares, usam massagear este chakra com óleo de gengibre ou cataplasma que pode ser associado a argila, com sucesso; melhorando a depressão, aumentando o Prazer e a alegria de viver no aqui e agora!