quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Natureza Espiritual Feminina

 
As mulheres são e sempre foram espiritualmente poderosas e a nossa natureza espiritual é uma experiência vivida no corpo. Nós estamos directamente ligadas ao divino através dos nossos ciclos menstruais. Estamos directamente ligadas à Deusa pela nossa capacidade inata de conceber e dar à luz uma nova vida a partir dos nossos corpos. Estamos ligadas a Ela quando amamentamos, quando curamos e cuidamos, quando criamos e nos expressamos através da beleza, da arte, da música, quando vivemos as nossas vidas cozinhando, limpando, cuidando das nossas famílias, pesquisando, escrevendo, pintando, representando.

Esta profunda conexão espiritual enraizada no corpo, que todas as mulheres têm, é ignorada ou descartada como sem importância em quase todas as sociedades.
Se não, vejamos por exemplo o tabu contra as mulheres menstruadas ou a parir. Quando sangramos ou damos à luz, somos excluídas das igrejas, sinagogas, saunas por estarmos impuras e sujas. Somos acusadas de levar influências malignas. Dizem que a nossa presença coalha o leite, mata o gado, perturba a cerimónia, convida o mal.
Contudo, como sabemos, a altura em que menstruamos ou damos à luz é, efectivamente, a altura em que estamos mais directamente conectadas com a Deusa como Mãe da Vida e da Morte e com o nosso profundo poder feminino.
 
Somos encaradas como ameaça, não porque somos impuras ou sujas mas precisamente pelo contrário, porque nesta altura o Seu poder está naturalmente no nosso corpo e Ela pode ser sentida por outros. A Sua presença pode fazer com que, quem não sabe como ter esta experiência corporal divina, se sinta impotente e pequeno.
Muitas práticas espirituais masculinas baseiam-se na negação das necessidades naturais do corpo através do celibato, asceticismo, separação forçada das mulheres, supressão das emoções, inibição e punição duma natureza dita fraca e inferior que tem de ser submetida ao poder da mente. O objectivo é que a consciência cresça fora do corpo para assim a pessoa poder atingir a iluminação espiritual.
 
Esta abordagem é fundamentalmente diferente da espiritualidade feminina vivida no corpo, apesar do facto de concordamos que na essência somos seres de energia sem forma cuja finalidade é encarnar na realidade material por uma ou muitas vidas.

Kathy Jones in Priestess of the Goddess - Traduzido por SM /IC