segunda-feira, 28 de março de 2016

Deusa Astarte - Panteão Fenício


Astarte  (grego Αστάρτη) (hebraico עשתרת) era a principal divindade para a civilização Fenícia que floresceu em período paralelo ao dos gregos antigos e posterior ao dos Sumérios. Ela era uma Deusa da fertilidade e seu culto tinha uma carga profundamente erótica. Ao invés do sacrifício humano, típico do culto a Baal, outro Deus dos fenícios, o culto a Astarte era marcado principalmente pelas ritualística sexual.

 Seus nomes: Nome: Asterate / Asterath / Astorate / Asterote / Astarte / Asera / Baalat.

Familia: Filha de Baal, Irmã gémea de Camoesh (Camos), esposa de Tamuz
Localização Temporal: Desde o dilúvio até a 18º dinastia egipcia.
Tempo de Vida: Aprox. 3600 anos.

Era Deusa da lua e sua personificação era a estrela da manhã, o planeta Vênus. Ela é a evolução de uma divindade Suméria, Ishtar, e acredita-se que seja a precursora de Isis dos egípcios e de Afrodite. Seu culto porém era muito difundido porque ela era a Deusa que prometia a vitória, a fertilidade, a fartura, o prazer, enfim, tudo de bom que a vida tem a oferecer.

Tem uma associação muito forte com o eixo Touro-Escorpião devido ao seu caráter profundamente erótico. Era frequentemente representada com serpentes, ou com uma meia-lua sobre sua cabeça. Seu festival era celebrado durante o coração da primavera, época marcada pela passagem do sol pelo signo de Touro, porque era o momento associado as floradas, quando os campos vicejavam na região do mediterrâneo, época marcada principalmente pela fertilidade que inundava o mundo e que era associada a essa Deusa.

Na bíblia é conhecida porque em dado momento o Rei Salomão foi tentado pelo seu culto na época em que se relacionava com Jezabel, a rainha de Sabá (que ficava na Etiópia, região culturalmente dominada pelos fenícios na época). Jezabel idolatrava tanto a esta deusa quanto a Baal, pai de Astarte, e ficou conhecida na bíblia pela imagem negativa de "feiticeira" por ser uma mulher sexualmente independente, que se entregava a amantes e idolatrava uma deusa cujo culto era fortemente marcado pela sexualidade.

Oraçao à Deusa Astarte

"Que eu tenha hoje e a cada dia,
A força dos Céus,
A luz do Sol
O resplendor do Fogo,
O brilho da Lua,
A presteza do Vento,
A profundidade do Mar,
A estabilidade da Terra,
A firmeza da Rocha."

Que assim seja!
E assim se faça!

(Deve ser pronunciada ao dormir e ao acordar)

Ritualismo

Os seus rituais eram múltiplos, passando por ofertas corporais de teor sexual, libações, e também a adoração das suas imagens ou ídolos. O seu principal culto ocorria no Equinócio da Primavera e era altura de grandes celebrações à fertilidade e sexualidade. O sexualismo e erotismo ligados ao seu culto faziam dela uma Deusa muito adorada entre os povos da altura, exatamente pelo seu teor. Talvez seja este o motivo que levou o rei Salomão a adorar esta deusa (1 Reis 11:5), contrariando o seu Deus.

Fonte - Casa da Floresta