quarta-feira, 13 de abril de 2016

DIA DO BEIJO



No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Beijo. É difícil saber, ao certo, o que motivou a criação da data comemorativa, mas diz a história - verdadeira ou não - que o italiano Enrique Porchelo beijava todas as mulheres que encontrava na vila em que vivia, casadas ou não. Em 13 de abril de 1882, o padre local teria oferecido um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam sido beijadas pelo "Don Juan". Conta a lenda que nenhuma apareceu e que o tesouro está escondido em algum lugar da Itália até hoje.

A verdade é que é difícil não querer dar um beijinho em quem se ama, não é? Em muitas vezes, nem precisa ser amor, atração já basta para tirar o fôlego. Também pudera, de acordo com o "Dossiê do Beijo, livro de Pedro Paulo Carneiro, existem 484 formas diferentes de beijar.

SIGNIFICADOS


Beijo na boca - Esse é o maior gesto de carinho, amor e paixão entre um casal.
Além de ser uma forma de demonstrar o amor, o beijo na boca também traz muitos benefícios. Quanto mais prolongado e apaixonado, maiores. Já se sabe que o beijo movimenta 29 músculos (17 da língua). Por isso, além de queimar cerca de 12 calorias por beijo, mantém o rosto mais jovem porque o trabalho muscular dá firmeza à pele.

Beijo na mão - Dar um beijo na mão é uma maneira respeitosa de saudação a uma autoridade religiosa ou a uma senhora. No passado era muito cultivado este hábito que representava uma expressão de respeito e até veneração.
O hábito de beijar a mão de um bispo ainda continua. Para as senhoras, o ritual requer que a mesma eleve um pouco a mão, sem afastar o braço de si.

Beijo na testa - Carinho, respeito e afeto por outra pessoa. Esse tipo de beijo pode ser dado por familiares, amigo, pais e filhos, casais e etc.

Beijo na palma da mão - O beijo na palma da mão tem um significado diferente do beijo na parte de fora da mão, porque tem um sentido mais romântico. Na maior parte das vezes, esse beijo é sinal de interesse amoroso.
Já para alguns, o beijo na palma da mão é dado para que o seu parceiro guarde o beijo para a eventualidade de um dia estarem separados.

Beijo na orelha - O beijo na orelha também é conhecido popularmente como beijo arrepio, e significa desejo.
Beijar a orelha é uma carícia praticada na intimidade do casal. Quem dá beijos na orelha demonstra ao parceiro a sua paixão e desejo do ato de amor.

Beijo no ombro - Beijo no ombro significa que o parceiro está sempre pensando no outro, lembrando, e com o desejo de estar sempre por perto.
Um beijo no ombro significa que o seu parceiro acha que você é maravilhosa/o, e também que a pessoa que está beijando acha que você é perfeito/a do jeito que você é. Também denota amor, carinho, tranquilidade, harmonia e contentamento.

Beijo no nariz - Também chamado de beijo dos esquimós, o beijo no nariz é quando duas pessoas esfregam os narizes um no outro, simultaneamente, da direita para a esquerda ou o contrário.
É uma forma de demonstração de carinho. Já entre os amigos, é uma demonstração que existe entre eles.

Beijo no olho - Afeto, carinho e ternura. Se você sente isso por alguém, então deve dar um beijinho no olho.
Quando, por exemplo, são os pais que dão um beijo no olho do filho são esses sentimentos que procuram transmitir.
Há quem refira que um beijo no olho consegue “tocar” o coração. Por isso, entre um casal, além dos sentimentos de carinho e ternura, transmite a intenção de quem beija, de despertar paixão na pessoa que foi beijada.

Beijo no pescoço - Significa que a pessoa quer confiança.
O pescoço é uma parte do corpo delicada. portanto, seu amor está mostrando que vocês têm muita intimidade.

TIPOS


Beijo chinês - Conhecido também como "beijo estalado". Colam-se os lábios e o nariz na bochecha do parceiro, aspira-se o seu perfume e, em seguida, estala-se a boca em um beijo sonoro.

Beijo de tia - Aquele em que só as bochechas se encostam, e a boca beijam o nada.

Beijo de amigos - Conhecido como selinho. Consiste em apenas se fazer biquinho e um estalo com os lábios.

Beijo sangria - De origem hindu, ativa a circulação do sangue e desperta certos pontos sensíveis. É uma delicada chupada nos lábios.

Beijo balinês - A mulher encosta os lábios no rosto do homem, sentindo assim a sua temperatura. O homem retribui, encostando seu rosto no dela, sentindo, assim, seu odor.


Beijo de lado - Quando as cabeças das duas pessoas se inclinam em direções opostas e o beijo é produzido nessa postura.
Essa é uma das formas mais comuns de se beijar e a preferida dos filmes. As cabeças inclinadas permitem um melhor contato dos lábios e uma penetração profunda da língua. É um modo excelente de começar um encontro amoroso apaixonado e também um modo de estimular a paixão entre o casal.

Beijo com cílios - Quando se percorre os lábios ou o rosto do outro e se acariciam os cílios com beijos.


Beijo palpitante - Quando um dos dois deposita sobre os lábios milhares de beijos bem pequenos percorrendo toda a boca e as comissuras (junção dos lábios).

Lento - Esse tipo de beijo que parece não ter hora para terminar demonstra que o gato sabe muito bem o que quer: Você!

Rapidinho - Um beijo assim seguido de um mais demorado revela que o gato está apaixonado por você. Mesmo que ele demore em se entregar. Quando isso acontece é para valer.

Beijo musical - Beijinho hippie. Os lábios não se tocam, o homem sopra na boca da mulher com cuidado. Ela controla o som abrindo e fechando a boca.

Beijo inclinado - Quando um dos dois coloca a cabeça para trás e a outra pessoa, que a segura pelo queixo, beija-a. A doçura e o afeto são as emoções principais que são transmitidas com esse beijo.

Beijo oceânico - Comum em tribos da África e Oceania. Um cobre o nariz do outro com os lábios.

Selinho - Com a boca fechada, indica que a pessoa gosta mais de dar do que receber.Boca aberta: um beijo dado com a boca aberta revela que a pessoa tem personalidade forte, é ciumento e possessivo.


Beijo borboleta - Esse beijo é até divertido! O casal encosta os seus cílios e ficam piscando. Parecem borboletinhas apaixonadas.

Beijo esquimó - Esfrega a ponta do nariz no nariz do seu parceiro (a). Serve para demonstrar um carinho mútuo. Este beijo também pode ser dado entre amigos para demonstrar o afeto que existe entre eles.

Beijo italiano - Os lábios são colados nas bochechas e são feitos movimentos circulares com a língua.

Beijo reticências - Beijinhos rápidos e espalhados pelo rosto que acontecem após um longo beijo.

Beijo francês - É o beijo de língua tradicional. O beijo de língua estimula os lábios, a língua e a boca, que são áreas muito sensíveis ao tato e de maneira geral, as pessoas consideram algo muito prazeroso e altamente íntimo.

Beijo técnico - Beijo sem emoção. É aquele que todos os atores dão em novela!

Beijo titanic - É um beijo molhado de saliva. Também conhecido como "beijo babado".

Beijo japonês - O beijo dado pelo homem na nuca da mulher.

CURIOSIDADES


França - Beijo francês é aquele em que as línguas se entrelaçam. Também é conhecido como beijo de língua. A expressão foi criada por volta de 1920. Na França, o beijo francês é conhecido por beijo inglês.

Índia - A verdade é que não se sabe ao certo exatamente quando ou como ocorreu o primeiro beijo da história, mas as evidências mais antigas na literatura são atribuídas à textos indianos, que datam de 2500 antes de Cristo. As referências mais antigas de beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, também na Índia.

Bactérias - A cada beijo, são transmitidas em torno de 250 mil bactérias.

Romanos - Os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súditos podiam beijar apenas seus pés.

Persas - Entre os persas, na Antiguidade, os homens trocavam beijos na boca. Mas só valia para pessoas do mesmo nível. Se um dos homens fosse considerado hierarquicamente inferior, o beijo deveria ser dado no rosto. Na Grécia Antiga, só era permitidos beijos na boca entre pais e filhos, irmãos ou amigos muito próximos.

Propaganda polêmica - Em 2007, a propaganda de trinta segundos da linha de relógios Time da companhia italiana Dolce & Gabbana mostra dois rapazes se beijando e causa furor no mundo inteiro.

Estátua - Boatos no final do século XIX atribuíam à estátua do soldado italiano Guidarello Guidarelli, obra do século XVI assinada por Tullio Lombardo, o poder de arranjar casamentos fabulosos a todas as mulheres que a beijassem. Desde então, mais de 7 milhões de bocas já tocaram a escultura em Veneza.

Recorde de beijos - O americano Alfred A. E. Wol estabeleceu o recorde mundial de beijos. Ele beijou 8.001 pessoas em oito horas.
Esquimós - Na linguagem dos esquimós, a palavra que designa beijar é a mesma que serve para dizer cheirar. Por isso, no chamado "beijo de esquimó", eles esfregam os narizes. No Nordeste brasileiro, também se usa a palavra "cheiro" no lugar de "beijo". Em nenhuma língua celta existe a palavra "beijo".

Escócia - Antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa bênção. Depois, na festa, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens na boca, que em troca lhe davam algum dinheiro.

Beijo histórico - Em 1942, o filme Casablanca emocionou audiências do mundo inteiro com a cena do beijo de despedida que o personagem de Rick (Humphrey Bogart) dá em Ilsa (Ingrid Bergman).

Inglaterra - No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar na casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, sua mulher, todos os filhos e até mesmo o cachorro e o gato.

Brokeback Mountain - Em 2005, o filme Brokeback Mountain causa furor em praticamente todos os lugares do mundo em que foi lançado. A cena em que Ennis (Heath Ledger) reencontra Jack (Jake Gyllenhaal) pela primeira vez em anos, e se beijam logo imediatamente, é uma das mais lembradas. Acabou por levar um MTV Movie Award de melhor sequência de beijo.

Nobreza - No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.

Beijo proibido - No último episódio da telenovela brasileira América causou muito furor quando um prometido beijo homossexual masculino - que seria o primeiro em telenovela brasileira - dos personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) não ocorreu. A cena foi escrita pela autora e gravada, mas a Rede Globo optou por não exibi-la, frustrando os telespectadores.

Beijo polêmico - O filme Adivinhe Quem Vem Para Jantar causou furor por mostrar o relacionamento de um bem-sucedido médico afro-americano (Sidney Poitier) e uma garota branca da classe média alta (Katharine Houghton). Em uma das primeiras cenas do filme, os dois personagens beijam-se num táxi que pegam ao sairem do aeroporto.

O beijo no filme - O primeiro filme vencedor do Oscar de melhor filme, Wings (Asas), também foi o primeiro filme a mostrar dois homens beijando-se. Trata-se de um beijo na face, entre dois grandes amigos, os personagens Jack Powell e David Armstrong, no momento em que esse último estava à morte, ferido em batalha aérea. O beijo foi apresentado de forma fraternal, absolutamente não-sexual e não-erótica.


Calorias - No beijo são movimentados 29 músculos da face. Estima-se que em toda vida as pessoas dão cerca de 24 mil beijos. Um beijo de língua tem o poder de queimar até 12 calorias em 10 segundos.

Proibição de beijos - Em 1439, o rei Henrique VI proibiu os beijos na Inglaterra para evitar a proliferação de doenças. Oliver Cromwell, no século XVII, proibiu que fossem dados beijos aos domingos na Inglaterra. Os infratores eram condenados à prisão. Em 1909, um grupo de americanos que consideravam o contato dos lábios prejudicial à saúde criou a Liga Antibeijo.