segunda-feira, 9 de maio de 2016

Um Brinde a "MA"


08 de maio Dia das Mães

A palavra mãe, em todo o mundo, é baseada em "ma". Mãe é a mais antiga forma de raiz indo-europeia para a palavra mãe, Tendo como referência no latim, teremos mäter; no grego, métèr; e na pré-História Germânica, möthar. Estas por sua vez, tornou-se madre em espanhol e italiano, mère em francês, mãe em português; mite'ra em grego moderno; mutter em alemão moderno, moeder em holandês, moder em sueco, mör em dinamarquês, mor, em norueguês e other em inglês. Mã...e é mat' " em russo, matka em polaco e checo, majka em servo-Croata, mayka em búlgaro, anya em húngaro, ema em estónio, mâte em letão, nãna em albanês, ima em hebraico, Anne em turco, e omi em Árabe clássico.
Em muitas línguas da África subsariana, também, ma é prevalente: Mamá em ibo e hausa, mma em soto ao sul da África, mbuta no Congo, e inate em amárico etíope.
A semelhança está presente também na Ásia: Aama em nepalês, mae em tailandês, nanay em filipino, omoni em coreano, chomo em tibetano, moqing em mandarim e mamá em cantonês. No Telgu e tamil línguas da Índia, mãe é amma, e ela é a mata em hindi. Em Paquistanês, mãe é man, que significa " Lua " e " sabedoria."
Mmmm. Ma, ma, MA. Mãe! Mãe, como em " Maternal," Mãe, como em " Mamárias," Mãe, como em " mamífero." Mãe significa " Mãe tem peitos " em muitos lugares, e ma frequentemente refere-se a " Milk " bem como " Mãe."
É interessante notar que a nossa galáxia é chamada Via Láctea, significando o caminho do leite. Galáxia vem do grego, gala, " Leite de mãe," Referindo-se a gala-Chá, o leite, a deusa mãe galáctico na mitologia grega clássica.
Neste dia das mães, vamos brindar nossa mãe criadora universal e cósmica, nossa mãe terra, nossas mães biológicas, e a nossa mãe educadora que alimenta com o leite da bondade toda raça humana. Tim Tim!
 
Donna Hennes