quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Ritual de Yule - Solstício de Inverno


Hemisfério norte: 21 ou 22 de Dezembro - Hemisfério sul: 21 de Junho

Nesta tradição celebra-se o ritual (Sabá) de Yule para comemorar a entrada do inverno e marcar a noite mais longa do ano. Com Yule invocamos o poder da natureza para que traga de novo a Luz para iluminar a escuridão da Terra (inverno).

A escuridão é necessária para perceber a Luz e dar continuidade assim ao ciclo vida-morte-renascimento. É o caso das sementes que são semeadas para morrerem dentro da terra e renascerem na primavera para oferecer toda a sua força no verão.

Este é um dos Sabás mais antigos já que todas as culturas reconheciam a existência de um Deus do qual vem a Luz e que sempre foi chamado de Sol-Deus em torno do qual gira o ciclo da vida.

No hemisfério norte o inverno é representado pelo azevinho (planta tradicional no Natal) e no hemisfério sul usamos troncos e galhos secos e já caídos das árvores. Desta tradição deriva a árvore de Natal, pinheirinho, enfeitado com luzes que antigamente eram velas.

RITUAL DE YULE - Solstício de Inverno

Material

- uma toalha para o altar ou mesa nestas cores: dourado, vermelho, verde e branco (pode usar uma daquelas de Natal)
- A bebida deste ritual é o vinho, branco ou tinto; quente ou frio.
- uma taça
- incenso de alecrim ou cedro
- um tronco pequeno de árvore ou um galho grosso que possa simbolizar um pinheiro
- flores de sempre viva
- pedra de olho de gato ou granada (optativo)
- caldeirão (se não tiver compre um e deixe-o para seus feitiços. Pode ser uma panela nova)
- folhas de louro
- 1 bolo de frutas secas e pães variados
- frutas: maça, frutas secas, uva
- lápis e papel para escrever seus pedidos
- um sininho (se não tiver use uma pulseira com guizos para fazer barulho)
- velas: 1 vermelha, 1 preta, 1 branca
- várias velas vermelhas (dependendo do tamanho do local em que fará o ritual)

PROCEDIMENTO

Antes de começar tenha tudo a mão

Comece espalhando as velas vermelhas pelo local, primeiro uma em cada canto e depois distribua em forma circular. Acenda-as.

- Acenda três varetas de incenso.

- monte o pinheiro com o tronco o galho. (pode usar uma base, argila, use sua criatividade)

- Coloque no centro o caldeirão com as folhas de louro dentro dele e uma vela vermelha no centro. Forme um triângulo com as velas vermelha, preta e branca sendo que a vermelha deve ficar a sua direita, a preta à esquerda e a branca na ponta do triângulo (este deve ser o ponto mais afastado) e o caldeirão dentro dele.

- Arrume o bolo, as frutas, a pedra e as flores ao redor dele.

- Toque três vezes o sininho ( ou sacoda as pulseiras)  e chame pela Luz: "Que o som cósmico desperte as energias do Sol e da Luz. Que Eles voltem para iluminar e aquecer os homens. Que a Luz renasça!"  Repita 3 vezes e acenda as velas do triângulo.

- Segure em suas mãos os papéis com os pedidos e faça sete voltas (sentido horário) ao redor do caldeirão (não esqueça que deve estar dentro do circulo vermelho) repetindo sem parar: "O Amor renasce e a Luz ilumina"

Faça isto bem concentrada e serena. Ao terminar sopre três vezes sobre seus pedidos e repita três vezes: "Força dos elementos da natureza, Sol que brilha nas águas, aquece a terra e ilumina as noites. A Roda da Vida continua a girar e traz os meus pedidos realizados neste ano. Que eles se multipliquem como os frutos das árvores. Que assim seja! (3x) e Assim é!"

- Arrume os papéis na árvore.

- Pegue a taça com o vinho e saúde os Deuses e Deusas, seguidamente repita 3 vezes "Para Ti Deus Luz, Senhor do Renascer e da Aurora" tome três goles de vinho e derrame o restante na raiz da árvore.

- Saia do circulo mágico agradecendo por tudo ter transcorrido em paz. Deixe as velas queimarem até o fim e os papéis na árvore até o dia seguinte, depois recolha, queime e sopre as cinzas ao vento. (obs.: não tem problema se estiver chovendo ou nevando). Recolha a pedra e deixe-a todo o ano no altar; corte o bolo, convide com um pedacinho alguém que você ama e coma o restante. Recolha as folhas de louro, coloque-as num saquinho e deixe-as na porta de entrada da sua casa. Deixe as flores secas dentro do caldeirão podendo tirá-las toda vez que for usa-lo para outros encantamentos.

Fonte -  aWicca